Camas e colchões mais adequados para hospitais

As camas hospitalares são elementos fundamentais em todo e qualquer estabelecimento do tipo.

Como boa parte dos pacientes precisa repousar, ou têm a mobilidade comprometida devido à doença e/ou ao tratamento, estes objetos são importantíssimos para uma recuperação plena.

Acontece que elas não são todas iguais. Pode haver variáveis quanto às camas e aos colchões e aos acessórios usados em ambas, obtendo diferentes vantagens. Confira alguns deles a seguir:

Qual a importância dos colchões hospitalares?

colchão hospitalar é mais importante do que muitas pessoas pensam. Como boa parte dos pacientes internados passam uma parcela considerável do dia acamados, este objeto é fundamental para assegurar que eles se mantenham confortáveis e seguros.

Isto, por sua vez, é algo fundamental sempre, seja para curar doenças ou para administrar os sintomas de um mal crônico e/ou terminal.

Quais são os tipos de colchão hospitalar?

A compra e o aluguel de cama hospitalar são, sem dúvida, essenciais em qualquer estabelecimento de saúde. Como seu próprio nome diz, esta mobília é dotada de uma série de funcionalidades, todas fundamentais para o ambiente do hospital.

Normalmente, o modelo mais usado é o elétrico, que permite ao paciente ajustar sua própria posição sem a ajuda de um profissional.

Já no caso de pessoas que sofreram queimaduras, a indicação é que elas fiquem em modelo de baixa perda de ar, que tem um sistema de sopro para o interior do colchão. Deste modo, ele se mantém sempre seco, evitando infecções.

Mas, além disso, é fundamental contar com um colchão apropriado. Confira alguns modelos a seguir:

Colchão pneumático

As lesões por pressão (escaras) são uma das principais preocupações relacionadas a pacientes acamados. Elas surgem pelo excesso de pressão que um osso exerce sobre a pele, causando feridas.

Em caso de agravantes, como umidades e presença de bactérias, elas podem se infeccionar, agravando o quadro.

Por conta disso, existem modelos de colchões projetados especificamente para reduzir este risco. Um deles é o pneumático: ele contém uma espécie de gomos unidos em sua superfície, de modo a aliviar a pressão dos ossos sobre a pele.

Além disso, eles são feitos de vinil, o que significa que não se umidificam, logo, reduz-se o risco de infecção. Normalmente, eles são infláveis.

Vale ressaltar que, por mais que este item ajude, é preciso tomar outros cuidados. Por exemplo: o protetor de colchão deve ser trocado periodicamente, de modo a remover a umidade e as células mortas que nele se acumulam.

Além disso, o paciente deve ser trocado de posição a cada duas horas, de modo a aliviar a pressão e distribuí-la sobre todas as partes do corpo. Por fim, deve-se usar loções e cremes disponíveis no mercado, elaborados especificamente para a prevenção de escaras.

Colchão casca de ovo

Este tipo de colchão é outra maneira de assegurar o conforto e a saúde do paciente, evitando o aparecimento de escaras.

Ao contrário do pneumático, que se enquadra como colchão hospitalar impermeável, este item normalmente é feito de espumas macias. Outro diferencial é o formato: seu modelo lembra as embalagens nas quais ovos são vendidos no mercado, daí que ele seja conhecido por esse nome.

Do mesmo modo, ele é muito mais fino que o modelo pneumático, o que inviabiliza seu uso isolado: ele tem que ser posicionado sobre outro colchão. Assim também, ele deve estar sempre coberto, e ter o lençol trocado periodicamente para evitar infecções.

Quais são os cuidados necessários?

Em todos os aspectos, o ambiente hospitalar exige uma série de cuidados. Há vários problemas que devem ser evitados, tais como contaminações e infecções – que podem ser mais fatais que o mal que levou o paciente a buscar o estabelecimento.

Para evitar a contaminação dos colchões, é fundamental utilizar elementos de proteção, como a capa para colchão solteiro com ziper. Trata-se de um revestimento extra, além da roupa de cama regular, que protege o colchão. Assim, reduz-se drasticamente o risco de contaminação.

Do mesmo modo, em alguns casos, é fundamental usar colchões impermeáveis além dos de espuma. Como eles normalmente são feitos em materiais plásticos, os fluidos corporais não podem penetrar em seu interior.

Assim como, a higiene é muito mais simples e fácil. Ambos os elementos são poderosos preventivos contra infecções e contaminações.