Cáries: conheça tratamentos e formas de prevenção

Segundo a Federação Mundial de Odontologia (FMO), a cárie crônica afeta entre 60 a 90% das crianças em todo o mundo. Em números aproximados, as cáries afetam cerca de 20 vezes mais que a diabete e cinco vezes mais que a asma. Se não tratada adequadamente pode causar dores e abscessos que requerem tratamento de raiz e até mesmo extração dos dentes.

As cáries dentárias costumam aparecer como consequência de uma higiene dental deficiente, mesmo que possa haver outros fatores, como o alto consumo de açúcar, consumo de tabaco ou até mesmo por questões genéticas.

Quando as cáries são descobertas, recomenda-se ao paciente que possa tratá-las o antes possível. Desta forma, pode se evitar que a infecção se estenda a peças adjacentes e os tecidos mais próximos, além de salvar o dente original.

Como forma de prevenção, recomenda-se realizar revisões a cada 6 meses em um consultório de odontologia, já que pode acontecer de o paciente estar desenvolvendo cáries, mas não notar, por não sentir dores, nenhuma mudança no que se refere à sensibilidade ou notar qualquer buraco nas peças dentárias afetadas. 

 

Permitir o avanço de uma doença, sem controle, nem solução, é um perigo para toda a saúde oral, já que pode provocar a perda dos dentes afetados.

A infecção por cáries pode destruir os tecidos que encontra, por outro lado, se detectada o quanto antes, pode solucionar o problema de forma mais fácil.

Além disso, vale lembrar também que repor um dente perdido ou extraído por conta de cáries, requer um gasto maior, além de ser pior para a saúde oral.

A razão desse custo maior deve-se ao tempo que transcorre sem implante, provocando a deterioração óssea, o deslocamento dentário e outras consequências negativas para o organismo. 

Tratamento

Dentro dos controles periódicos é possível identificar cáries e outras doenças dentárias antes de causar sintomas e problemas mais graves.

Então, quanto antes buscar a atenção médica, há mais probabilidades de poder reverter as primeiras etapas das cáries dentárias e evitar a sua evolução.

Assim é possível tratar as cáries antes de causar dor, assim evita um tratamento prolongado, pois o tratamento depende da gravidade da situação específica.

Opções de tratamentos

Tratamentos com flúor

Se as cáries estão começando a aparecer, o tratamento com flúor pode te ajudar a restaurar o esmalte dos dentes e, em algumas ocasiões, reverter as cáries em etapas iniciais.

Os tratamentos são realizados com flúor, água, pasta de dentes e enxágue bucal, porém, o flúor é predominante. Os tratamentos realizados com flúor podem ser líquidos, em gel, espuma ou verniz, que são usados para  escovar os dentes.

Obturações

Procedimento também chamado de restauração, é a opção principal de tratamento quando as cáries podem avançar, para além das fases iniciais.

As obturações são realizadas com diversos materiais. Dentre eles, resinas compostas com a mesma cor dos dentes, porcelana ou qualquer outra combinação de materiais realizados. 

Coroas

Se há cáries extremamente desenvolvidas ou dentes fragilizados, é possível que seja necessário uma coroa coberta, feita na medida que possa substituir a coroa natural completa do dente. O dentista passará ao redor da região onde se encontram as cáries e, em outras partes dos dentes, pode manter ajustes. 

As coroas podem ser de ouro, porcelana de alta resistência, resina, porcelana revestida de metal ou outros materiais.

Endodontia

Quando as cáries chegam na parte interna do dente, pode tornar necessário a endodontia, que é um tratamento para reparar e conservar um dente muito danificado ou infectado.

Ao invés de extraí-lo definitivamente, se extrai apenas a parte danificada do dente. Às vezes há necessidade de colocar medicamentos no canal radicular para limpar a infecção. Em seguida, essa polpa danificada é substituída por obturações.

Extração dos dentes

Há situações em que as cáries são tão severas que não podem ser restauradas e os dentes devem ser extraídos. A extração dos dentes podem deixar um buraco e os dentes vão se deslocar. Sendo assim, é possível realizar uma ponte ou aplicação de um implante dentário para substituir o dente ausente. 

Onde realizar tratamento de cáries

A Oral 360 é referência em reabilitação oral no Rio de Janeiro, sempre priorizando o atendimento humanizado, trabalhando de forma multidisciplinar, com técnicas, equipamentos e uma equipe capacitada, sempre pensando na qualidade, satisfação e bem estar dos pacientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *