Casas de repouso: entenda melhor sobre essas instituições

instituições

Envelhecer é natural e comum para todos os seres humanos, e lidar com as situações que vêm junto com esse processo pode ser bastante difícil, principalmente, se a família estiver longe ou não tem muito contato com os parentes.

O número de idosos vem crescendo, e esse aumento se dá devido ao aumento da qualidade de vida dessas pessoas que são ocasionadas pela tecnologia, acesso ao saneamento básico, maior nível de escolaridade e outros componentes.

Por conta disso, as instituições conhecidas como casa de repouso Zona Leste vem crescendo, principalmente, em famílias que estão distantes de seus parentes idosos, e de idosos que estão sozinhos.

Essas instituições são cheias de profissionais e atendem as demandas dessa população.

Alguns serviços dessas casas estão:

  • Criar um sentimento de sociabilidade;
  • Qualidade de vida;
  • Segurança;
  • Conforto.

Apesar de todos esses benefícios que pode trazer para o idoso, muitas pessoas ainda mantêm certos preconceitos com esse lugar e não entendem o que ocorrem nessas instituições.

Neste artigo falaremos sobre o que caracteriza uma casa de repouso, a preocupação com a alimentação e desenvolvimento de uma nutrição comportamental, atividades recreativas, e muito mais.

Uma casa de repouso significa cuidar de quem a gente ama

Um dos preconceitos com as casas de repousos e asilos é que alocar um parente idoso para lá significa abandono. Isso precisa ir por água abaixo.

Quando falamos de casa de repouso precisamos entender que nos referimos a idosos, dependentes ou independentes, que por algum motivo estão sozinhos e não conseguem desenvolver um nível de sociabilidade.

Essas casas de repouso trazem para esses idosos ociosos, atividades, conversa com os moradores e criação de novas amizades na terceira idade, além de doenças como diabetes, catarata senil nuclear serem acompanhados de perto, mantendo o idoso sempre bem cuidado.

A casa de repouso é uma alternativa para quem quer cuidar bem do seu parente idoso, afinal, por conta da sociedade ativa e produtiva, há muitas responsabilidades, o que dificulta a interação com esse parente, fazendo com que esse idoso se sinta sozinho, e tendo até riscos por conta das suas limitações.

No tópico abaixo falaremos sobre as atividades que são praticadas nesses espaços, e que envolvem uma série de profissionais, que vão desde o profissional de educação física, até um músico profissional.

Essas atividades são essenciais para uma melhor qualidade de vida.

As atividades em uma casa de repouso

As casas de repouso são instituições conhecidas também como ILPIS – Instituições de Longa Permanência, e visam dar assistência, moradia e cuidados especiais, para que todas as suas necessidades sejam atendidas, sejam médicas, psicológicas e sociais.

Nesse sentido, as casas de repouso costumam oferecer diversas oficinas para que essas pessoas se mantenham ativas durante o dia.

São várias as atividades, desde as atividades de coordenação motora para dar mais firmeza aos músculos, até atividades mais intelectuais como jogos de tabuleiro, caça-palavras e outros.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre algumas dessas atividades.

1. Musicoterapia

Essa oficina lida com a música como terapia, para que o idoso consiga expressar seus sentimentos, além de alguns casos ajudar no controle de dores, restaurar também o equilíbrio com a vida, em seus mais diversos setores, como o psicológico e espiritual.

São sessões em grupos que envolvem instrumentos, cantos e muito mais.

2. Artesanato

O artesanato é uma das atividades mais procuradas pelos idosos, principalmente, porque estimula a criatividade. São decorados objetos, feito acessórios, pinturas, esculturas e muito mais.

Essas atividades estimulam as habilidades motoras e de coordenação, além de fazer com que os idosos se expressem por meio da arte.

Deste modo, as atividades são fundamentais em uma casa de repouso.

A alimentação em uma casa de repouso

Por conta da idade, os idosos precisam cuidar da alimentação, neste sentido as casas de repouso constroem um cardápio cheio de opções e que atenda grande parte dos residentes.

São cardápios que levam em consideração a prevenção de doenças cardiovasculares, que estimulam o intestino e aumente a ingestão de vitaminas.

Uma vez ou outra há um idoso que precisa de um plano alimentar individualizado, feito pelo nutricionista e permite que determinados pontos sejam tratados de forma adequada e correta.

Portanto, entendemos que as casas de repouso são muito importantes para que os idosos tenham um espaço de cuidado, amor, carinho e tranquilidade.