Cirurgia de varizes a laser: entenda como funciona

O tratamento das varizes tem evoluído muito nos últimos anos. O laser é uma tecnologia que agrega valor e é uma ótima opção para o tratamento das varizes.

Ele pode atuar no tratamento clínico das varizes mais superficiais ou como método cirúrgico nas veias mais internas, principalmente as safenas.

Sua forma de atuação é promovendo uma reação física, térmica, que aquece as varizes causando uma reação inflamatória, e consequentemente, o vaso doente é eliminado.

Quando utilizado nas varizes superficiais, sua ação ocorre de fora para dentro, pois ele atravessa a pele e vai agir diretamente na parede do vaso.

O que são varizes?

As varizes são uma condição bastante comum em todo o mundo, e pode atingir igualmente homens e mulheres de todas as idades.

A pessoa costuma apresentar inchaço e dores nas pernas que pioram ao longo do dia.

São veias que passam a se dilatar quando estão ineficientes, ou seja, não conseguem mais levar o sangue das pernas para a parte superior do corpo, gerando um acúmulo de sangue nas pernas.

Por que surgem?

O motivo de as veias perderem sua capacidade de funcionamento não é totalmente conhecida, sabemos que fatores genéticos e hábitos como ficar muito tempo de pé contribuem.

Nem sempre os vasos dilatados são visíveis, por conta disso, o cirurgião vascular pode precisar realizar exames no paciente para confirmar a doença das veias e avaliar a profundidade dos vasos que não estão funcionando de maneira adequada.

Tratamento das varizes em membros inferiores

As varizes superficiais podem ser tratadas com uma técnica chamada escleroterapia, que elimina as varizes.

Esse tratamento pode ser feito com a administração de medicamentos dentro do vaso doente. Isso cria uma reação química, que vai fazer o vaso se inflamar e ser eliminado.

Esses medicamentos podem ser administrados em forma líquida ou espuma densa.

Essas variações têm a mesma finalidade: colocar o medicamento adequado no local certo e ter a ação esperada, que é provocar uma reação química com consequente eliminação do vaso doente.

Porém as pessoas são diferentes e têm respostas diferentes ao mesmo estímulo, razão pela qual às vezes no mesmo paciente a forma de tratamento pode se alterar de acordo com a resposta obtida.

Em alguns pacientes já pode ser iniciado a cirurgia de varizes a laser.

O laser produz uma reação física, por meio de calor (térmica), conseguindo provocar uma reação na parede do vaso com a mesma finalidade, eliminar a varizes.

É um tratamento que exige resfriamento no local da aplicação, é praticamente indolor nos pequenos vasos e tem a vantagem de não provocar sangramento e nem causar equimoses (roxos) no local tratado.

Podemos usar a associação de técnicas sempre visando o melhor resultado para cada paciente.

A combinação de técnicas é uma forma de agregar valor ao tratamento e melhorar o resultado nos casos em que a resposta ao tratamento instituído não seja satisfatória.

Como funciona o tratamento a laser?

O laser, assim como o tratamento de escleroterapia, é muito bem tolerado e conhecido dos angiologistas e cirurgiões vasculares.

No entanto, as indicações variam muito. Em pessoas de pele mais claras e vasos bem finos, o tratamento com laser costuma ter uma resposta muito boa, superior ao convencional.

Já em pessoas de pele escura ou bronzeadas as chances de manchar são maiores.

As sessões são realizadas normalmente de mês a mês e o número depende muito da quantidade a ser tratada e da resposta de cada um.

Antes do tratamento de escleroterapia convencional não há grandes cuidados a serem tomados, no entanto, se a proposta for iniciar com laser, deve-se evitar bronzeamento da pele.

Para varizes um pouco maiores pode ser usado o laser associado com a espuma densa, que com menos medicamento consegue produzir excelentes resultados em veias maiores.

É muito utilizado em varizes recidivadas em quem já operou e em pessoas que por alguma razão não podem ou não querem operar.

Também pode ser usado o laser como coadjuvante no tratamento com escleroterapia convencional.

Colocando em prática

Neste conteúdo você conferiu o que são varizes, como eles surgem e como a cirurgia a laser pode solucionar esse problema.

Então, caso você se encaixe no quadro de pessoas que precisam deste tratamento, procure um profissional de sua confiança para tirar suas dúvidas e realizar o procedimento da melhor forma possível.