Como devo anunciar no Google Ads?

Como devo anunciar no Google Ads?

Anunciar no Google Ads pode ser uma ótima estratégia para atrair clientes, aumentar as vendas ou fortalecer a presença da sua marca online. Mas, para ter bons resultados, é essencial seguir alguns passos com atenção e estratégia. Aqui vai um guia prático, que o pessoal da WDM, agência de Google Ads em São Paulo produziu e nos enviou. Ele é direto para você começar:

1. Crie uma conta no Google Ads

Acesse ads.google.com e crie sua conta. Use um e-mail Google e preencha as informações básicas da sua empresa, como site, localização e objetivo da campanha (vendas, leads, tráfego, etc.).

2. Defina seu objetivo de campanha

O Google Ads oferece várias opções de campanhas, como:

  • Rede de Pesquisa: anúncios que aparecem quando alguém busca por palavras-chave no Google;
  • Rede de Display: banners em sites parceiros do Google;
  • YouTube (vídeo): anúncios em vídeos da plataforma;
  • Shopping: ideal para quem tem e-commerce;
  • Performance Max: campanhas automáticas em todas as redes.

Escolha com base no seu objetivo e onde seu público está.

3. Escolha as palavras-chave certas

Se você for anunciar na Rede de Pesquisa, esse passo é crucial. Pense como seu cliente buscaria seu produto ou serviço no Google. Use o Planejador de Palavras-Chave (ferramenta dentro do Google Ads) para ver sugestões e volume de buscas.

4. Crie um anúncio atrativo

Seu anúncio precisa ser claro, direto e com um chamado para ação (CTA). Algo como “Compre Agora”, “Agende sua Consulta”, “Frete Grátis”, etc.

5. Defina seu público e localização

Você pode segmentar seus anúncios por localização geográfica (cidade, bairro, estado), idioma, dispositivo (celular, computador), horário e dia da semana. Isso evita gastar com quem não está interessado no seu produto.

6. Estabeleça um orçamento diário

Você pode começar com valores acessíveis e aumentar conforme os resultados aparecerem. O Google permite controle total dos gastos e nunca ultrapassa seu orçamento diário.

7. Monitore e otimize seus anúncios

Acompanhe as métricas: cliques, impressões, taxa de conversão, custo por clique (CPC). Ajuste palavras-chave, texto do anúncio ou o público-alvo para melhorar a performance com o tempo.