Como funciona a progesterona?

área da saúde

Com certeza você já ouviu falar sobre a progesterona, mas também sabemos que você provavelmente só conhece a sua interferência dos hormônios sexuais, e não necessariamente com os outros aspectos da saúde. 

A progesterona em si é um hormônio sexual, semelhante ao estrogênio ou até mesmo ao androgênio. Possuem um papel fundamental no que se refere ao desenvolvimento sexual. 

Geralmente, esses hormônios estão em alta no período da puberdade, sendo de extrema importância no processo reprodutivo do ser humano. 

Algumas pessoas não compreendem como esse hormônio sexual possui uma influência tamanha inclusive no ciclo menstrual. 

É interessante que você entenda a importância de sempre se consultar com o médico ou profissional da área de saúde, afinal ele vai te instruir de maneira correta sobre qual seu posicionamento em determinados assuntos. 

Ele também pode te auxiliar nas respostas de algumas de suas dúvidas. Dito isso, vamos conversar um pouco mais sobre a progesterona e como ocorre o seu funcionamento no organismo do ser humano.

O que é a progesterona? 

Você já sabe que a progesterona é um hormônio sexual, porém a definição deste hormônio não se limita a essa área. 

Os hormônios podem ser entendidos como moléculas minúsculas que conseguem percorrer toda a nossa corrente sanguínea até chegar ao órgão específico que recebe esse hormônio. 

No caso da progesterona, ela tem uma relação direta com o útero, o canal vaginal, a região das mãos, os testículos, bem como o colo do útero. 

Além dos órgãos citados, podemos dizer também que a progesterona consegue atingir o cérebro, os ossos e os vasos sanguíneos. 

O seu corpo precisa do colesterol para que ocorra a fabricação do hormônio progesterona, sendo que a sua produção ocorre nos ovários. 

Por exemplo, durante o seu período de gravidez a placenta presente no seu corpo é a responsável pela produção de progesterona.

Quais os impactos da progesterona no nosso corpo? 

Assim como todo e qualquer hormônio, a progesterona consegue interferir em áreas pontuais do seu corpo, então, separamos alguns exemplos de como essa influência ocorre na prática. 

O primeiro exemplo que podemos citar é o fato de a produção do muco cervical do seu corpo ser reduzida drasticamente, e isso é muito positivo para o seu corpo. 

Da mesma forma, a ovulação é inibida quando é encontrada em altos níveis. Nesse mesmo sentido, a gravidez no estágio inicial é sustentada por esse hormônio, assim como a manutenção de maneira contínua.

Esse hormônio consegue diminuir a atividade que o seu intestino realiza, o que pode ocasionar em uma possível constipação.

Ainda no que se refere a gravidez, podemos dizer que em níveis normais de seu corpo consegue diminuir as contrações uterinas, evitando as contrações na gravidez. 

As glândulas mamárias são desenvolvidas com o objetivo de preparar essa região para o período de lactação, nos casos de gravidez.

É importante que você tenha conhecimento sobre essas questões, afinal isso faz parte do funcionamento de seu corpo. Portanto, crie o interesse por entender o que ocorre com o seu organismo, bem como a influência dos hormônios no geral.