Como ter uma alimentação saudável no dia a dia corrido?

Como ter uma alimentação saudável no dia a dia corrido

Organização e equilíbrio são alguns dos principais pontos para cumprir essa missão (quase) impossível. Acompanhe as dicas!

Ter uma alimentação saudável em meio a rotina corrida pode parecer uma missão impossível para muitas pessoas. Realmente é difícil, mas com alguma organização,  é possível manter uma alimentação saudável e equilibrada na rotina. 

A ideia é tornar as escolhas mais conscientes: por que tomar este refrigerante se trouxe um suco natural pronto? Por que comer um snack que logo me deixará com fome novamente, se já trouxe todas minhas frutas picadas para comer?

Esses são alguns exemplos. Acompanhe 5 dicas para inserir o cuidado com a alimentação saudável na sua rotina de maneira leve e intencional. 

 

5 passos para ter uma alimentação saudável na correria da rotina

A correria do dia a dia com certeza é um dos obstáculos para quem deseja comer de maneira saudável. Afinal, produtos industrializados são famosos por sua praticidade. 

No entanto, com pequenas mudanças, é possível trazer mais saúde para seus dias. Acompanhe algumas dicas. 

 

  • Prepare tudo com antecedência

Esta com certeza é a principal dica para quem não tem tempo de pensar sobre alimentação saudável no dia a dia: reflita sobre isso apenas uma vez e prepare tudo para os próximos dias. 

Marmitas saudáveis prontas para comer, lanchinhos preparados, frutas cortadas e vegetais já higienizados. Com tudo pronto para comer, fica muito mais fácil se alimentar de maneira saudável. 

A dica é tirar um dia para fazer isso (como o fim de semana), quando você irá limpar, cortar e preparar tudo o que precisa para os próximos dias. Também é possível fazer isso a cada 3 dias, por exemplo. 

Então, defina o cardápio da semana, compre os ingredientes necessários e coloque a mão na massa para preparar tudo. Encare o momento como um autocuidado, que irá refletir em sua saúde. 

 

  • Prefira alimentos in natura

Deixe produtos in natura prontos para comer a qualquer momento do dia. Isso faz com que você não caia na tentação de optar pelos industrializados, já que sua opção natural e saudável também é “fácil” de comer. 

Os produtos processados e industrializados oferecem praticidade e muito sabor, mas, por trás, escondem inúmeros aditivos, açúcares e sódio, nada benéficos para quem busca uma alimentação mais saudável. Por isso, o melhor é evitá-los ao máximo. 

Corte frutas, pique vegetais, prepare um molho saboroso, leve um suco natural… O sabor será igual ou até melhor que um produto industrializado.  

 

  • Compre produtos práticos, mas saudáveis

Evitar os produtos industrializados não quer dizer que você nunca mais irá consumi-los. Isso é algo bastante difícil de fazer e exige um esforço ainda maior para uma alimentação saudável o que nem sempre uma rotina corrida permite. 

A ideia aqui é comprar opções mais saudáveis de produtos industrializados, considerando ingredientes e aditivos. 

Barras de cereal naturais, por exemplo, podem ajudar na ingestão de fibras. As de proteína, colaboram com o consumo deste macronutriente. Biscoitos mais naturais, como de polvilho azedo também ajudam a matar a fome no meio do dia, sem precisar correr atrás de opções com muitos aditivos. 

 

  • Carregue suas opções saudáveis com você

De nada adianta preparar tudo com antecedência, deixar tudo pronto para ser consumido e comprar os melhores produtos se você não tiver acesso fácil a eles quando bater a fome.

 Esse é um erro clássico de quem está começando a ter uma alimentação saudável. 

Para manter uma consistência, é preciso que as opções saudáveis estejam preparadas sempre quando você sair de casa. Isso quer dizer levar uma “lancheira” para onde você for. Quando bater a fome, é só pegar o alimento que você fez em vez de comer qualquer besteira na rua por falta de opção. 

Mesmo em casa, é importante manter as opções saudáveis num acesso mais fácil que outros produtos, a fim de ajudar na mudança de hábitos. Sempre as coloque à primeira vista na geladeira ou despensa. 

 

  • Tenha equilíbrio na alimentação

A longo prazo, com a dificuldade da mudança de alimentação e a rotina corrida, regras muito rígidas podem fazer com que você desista do seu objetivo. Por isso, o indicado é encarar isso com mais naturalidade e não se culpar caso não consiga cumprir 100% do esperado. 

Lembre-se que uma refeição fora do cardápio não é o suficiente para alterar todo o esforço da alimentação saudável.

O importante é encontrar um equilíbrio que permita que você siga, na maior parte do tempo, escolhas mais saudáveis. Assim, as chances de conseguir manter esse novo hábito aumentam e as frustrações diminuem.