Você sonha em trabalhar em casa? Neste artigo vamos falar mais sobre como funciona o home office, iremos apontar as vantagens de trabalhar nesse ramo.
Com a pandemia do coronavírus, o mercado brasileiro experimentou esse novo modelo de trabalhar, e parece ser um sucesso. Segundo levantamento de sites de pesquisas, 42% dos que começaram a trabalhar em casa devido à quarentena pretendem dar continuidade ao sistema.
Apenas 10% querem voltar ao velho hábito de trabalhar em um escritório todos os dias. Flexibilidade e um equilíbrio maior entre vida profissional e pessoal vem sendo um dos principais causas para quem procura um home office.
Mas essa abordagem também tem suas desvantagens, como desatenção e dificuldade em estabelecer uma rotina produtiva. Então, se você está pensando em trabalhar dentro de casa, continue neste artigo.
Vamos lá?
Home office vem de um termo emprestado do inglês com o objetivo de descrever o trabalho que é realizado em casa.
Dependendo do contexto, um “home office” pode se referir não apenas a uma residência, mas também a um trabalho realizado em qualquer local que não seja uma empresa.
Dito isto, um escritório em casa pode significar trabalho remoto em um sentido mais amplo. Como mencionado acima, esse modelo tem conquistado cada vez mais adeptos entre empresas e profissionais de diversos setores nos últimos anos.
Podemos destacar que não é à toa que isso acontece. Trabalhar em casa vem sendo uma opção que reúne inúmeras vantagens, principalmente para quem mora em uma metrópole brasileira e assim pode ficar longe da empresa.
Continue trabalhando em casa, e essas pessoas não precisarão gastar horas no transporte público ou ficar presas em grandes congestionamentos rodoviários, entre outros benefícios.
Porém, com o objetivo de melhorar a qualidade de serviços, diversas empresas estão disponibilizando aos seus funcionários um Curso de Excel Avançado, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado.
Trabalhar em casa significa fazer algumas ou todas as suas atividades fora da empresa. No modelo parcial, funcionários, empreendedores ou freelancers realizam algumas tarefas dentro da organização e outras remotamente.
De um modo geral, existem três formas de trabalho remoto:
Trabalho remoto: realizado pelos funcionários que são contratados
Empresário home based: Pessoas que iniciam um negócio em sua própria casa
Freelancer ou Autônomo: Liderado por autônomos que realizam tarefas em casa.
A partir das décadas de 80 e 90, quando a internet e os computadores pessoais se tornaram populares, diversos trabalhadores começaram a experimentar o modelo de trabalhar dentro de casa.
Mais tarde, a invenção do laptop, aliada a mais redes Wi-Fi em locais públicos como cafeterias, favoreceu seu crescimento em todo o mundo.
Atualmente, profissionais de grandes e médias cidades e até de pequenas cidades estão vivenciando a implantação de espaços de coworking.
Em alguns casos, há uma taxa diária para uso de mesas, telefones, internet, banheiros e bebedouros.
No entanto, já existem opções gratuitas que podem reduzir bastante o custo dos trabalhadores remotos.
Apesar de estar na moda, esse modelo não é novidade dentro do Brasil. O home office está desde a criação da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (SOBRATT).
Ainda assim, a regulamentação do esporte levará algum tempo para entrar. Somente em 2017 foi publicada a Lei 13.467, que alterou a CLT e incluiu assim o trabalho remoto. Atualmente, existem cerca de 7 milhões de pessoas dentro do Brasil que estão trabalhando remotamente, segundo o IPEA.
Além disso, espera-se que o número de trabalhadores trabalhando em casa aumente mesmo após o término da pandemia.
Um estudo do Certificado Cursos Online, plataforma de Cursos Online, afirma que, quando o Covid-19 estiver sob controle, o número de trabalhadores remotos deverá aumentar em 30%.
O funcionamento deste modo depende do formato selecionado.O home office pode durar horas, dias ou tempo integral.
Embora ele seja feito remotamente, geralmente é monitorado e medido de alguma forma, afinal, os trabalhadores são funcionários da organização.
Portanto, ele tem o dever de cumprir e obedecer a certos líderes. A jornada de trabalho pode ser totalmente flexível, parcialmente ou ter um horário rígido.
Por exemplo, a flexibilidade é comum no trabalho diário dos funcionários em tecnologia da informação, recursos humanos e marketing.
Muitos podem ser avaliados em termos de entrega e produtividade, eliminando a necessidade de manter rotinas sobre horas de trabalho.
Existem outros formatos de home office – empreendedores domésticos e freelancers – têm muita flexibilidade, pois normalmente trabalham em projetos e necessidades por um dia, semana ou mês.
Discutiremos as vantagens do home office a seguir, mas já podemos avançar com uma vantagem que o torna ainda mais atraente: a versatilidade. Isso é por causa da variedade de atividades que você pode fazer em casa.
Em outras palavras, não são apenas empreendedores ou freelancers que fazem esse negócio ou trabalham para sua empresa no conforto de sua casa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.