Você já percebeu o quanto podemos não prestar atenção em certo lugares e momento que passamos? Quantas vezes entramos e saímos de hospitais e acabamos com a cabeça tão cheia e não reparamos os seus detalhes?
Mas assim como sua estrutura, também há uma enorme gama de materiais, produtos e máquinas que entram em ação sempre que necessitamos de ajuda e nunca nos deixam na mão.
Desde uma seringa até equipamentos gigantes e maquinários, como o de tomografia, todos os produtos hospitalares possuem suas funções, e quase todas insubstituíveis, pois costumam ser muito específicas.
E para que você saiba um pouco mais sobre todos esses tipos de materiais, para que servem e quais suas propriedades e quer tirar alguma dúvida e suprir sua curiosidade, hoje falaremos sobre alguns equipamentos necessários para a rotina hospitalar. Acompanhe o artigo e saiba mais.
Ultrassonografia – Mais conhecido como ultrassom, esse tipo de máquina é usado para um exame diagnóstico de algum órgão em específico por meio de imagens capturadas ao vivo e em tempo real.
Esse exame é composto por um tipo de computador com diversos aparelhos (chama-se transdutor) que funcionam com um sensor ao tocar a pele.
Há variados modelos, mas o mais comum é um em formato côncavo.
Utilizado muito para a tireoide, esse ultrassom ajuda a detectar de modo indolor e com ondas sonoras as imagens necessárias para entender a situação desta glândula no corpo do paciente.
Ele pode detectar alguns problemas como:
Cistos;
Aumento da glândula;
Nódulos tireoidianos;
Tumores;
Entre outras complicações.
Para que esse exame seja feito em alguém, o ultrassom da tireoide não necessita de nenhuma preparação, mas quando entra na sala, o paciente é deitado e endireitado com o pescoço estendido ao máximo que puder.
Após isso, um gel lubrificante é aplicado na região e a transdutor começará a deslizar no pescoço, emitindo ondas sonoras capazes de promover imagens em preto e branco no computador.
Após seu término, o médico responsável emitirá um laudo explicando sobre os resultados e outro profissional ajudará a entender qual a situação presente.
Exame de hiv preço acessível – Esse tipo de exame é feito por meio de uma coleta simples de sangue.
Ele costuma ser solicitado especificamente para a detecção laboratorial do “anti-HIV”, que exibe os anticorpos que são produzidos contra essa enfermidade.
Ou seja, quando esse tópico no resultado dos exames é positivo, outros tipos específicos de confirmações deverão ser feitos antes que realmente seja entendido como ativo no corpo do paciente.
E, quando é negativo, significa que o RNA do vírus não está presente no organismo e a pessoa está livre até aquele momento de algum risco.
Há também outra alternativa hoje em dia, que é o teste rápido, o qual uma pessoa a partir de somente uma gota de sangue retirada comumente de seu dedo, pode saber o resultado, assim também como o fluído oral, que é uma coleta de secreção de gengiva.
Os mais rápidos e básicos, duram em média de 5 a 30 minutos para ficarem prontos, diferentemente do primeiro e mais completo, que demora em média 24 horas para que o resultado esteja em mãos.
Todos podem ser feitos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o método a ser usado dependerá da prescrição de seu médico.
Locação de cama hospitalar – Assim como na construção civil, os hospitais usam muito o método de alugar equipamentos.
Então, a maioria desses locais que possuem centenas de camas, optam pela locação para facilitar reparos e manutenções.
Ou seja, ao invés do hospital ficar responsável por possíveis defeitos e panes desses maquinários, ele contrata uma empresa dona de todas essas camas que proporciona o número necessário de produtos e, quando requerido, os profissionais especializados arrumam seus defeitos e ajudam nos reparos.
Assim como em todos os lugares que possuem uma megaestrutura, os hospitais necessitam de diversos maquinários para se manterem ativos e com todos os tipos de ferramentas funcionando.
Imagine se faltar algo em um dia corrido de trabalho de médicos e enfermeiros? Pois é, seria um enorme atraso e também é possível que muitos pacientes poderiam se prejudicar, até de forma mais grave.
Então, essas são somente algumas peças essenciais que constroem grandes estruturas que são feitas para ajudar ao próximo.