A história da maquiagem não é recente. Desde os tempos mais antigos, esse artefato é utilizado por homens e mulheres. De acordo com pesquisadores, por volta de 3000 a.C., povos do Egito Antigo enxergavam a maquiagem como forma de arte. Eles utilizavam um pigmento preto chamado kohl, usado até hoje.
Desde seu surgimento e popularização, a maquiagem foi se reinventando e, atualmente, contamos também com a maquiagem corporal, além da tão conhecida maquiagem facial.
Além de embelezar, a maquiagem também tem o objetivo de disfarçar e consertar pequenos detalhes. No caso da maquiagem corporal, esse é o maior objetivo. Pernas, braços, colo e até mesmo costas são partes do corpo que recebem a maquiagem corporal.
Embora tenha se popularizado mais recentemente entre as pessoas de forma geral, maquiadores vêm usando este truque há muito mais tempo. A maquiagem corporal realça a pele, deixando-a mais uniforme e brilhante, algo que pode fazer toda a diferença em um desfile de moda ou em uma sessão fotográfica.
Mas não é só nesses contextos de produção que a maquiagem corporal ganha destaque. Ela também transforma a pele para eventos cotidianos. Dependendo do produto usado, a maquiagem pode trazer um brilho de bronzeamento incrível, bastante semelhante ao do bronzeamento natural.
Basicamente, a maquiagem corporal ajuda a iluminar o corpo, trazer uma cor a mais, disfarçar manchinhas, rugas e pintas e, ainda, mantém a pele hidratada. Outro efeito da maquiagem para o corpo é o chamado efeito blur, que causa uma sensação de “borrado”, disfarçando muito bem as imperfeições e agindo de forma semelhante a um primer.
Diferentemente do rosto, que tem as áreas específicas de iluminação e contorno, a pele do corpo inteiro pode receber a maquiagem. Dessa forma, não tem muito segredo: basta espalhar a maquiagem pelo corpo.
Um dos grandes motivos de popularização da maquiagem corporal foi o uso do Instagram. Com milhares de contas dedicadas à beleza e à maquiagem, o uso da make corporal pelas influenciadoras mostrou às mulheres que essa não só era uma possibilidade, mas também um grande trunfo.
Além disso, outro impulsionador da make corporal ocorreu em 2019, com o lançamento do produto pelas irmãs Kardashian-Jenner na marca KKW Beauty.
Kim Kardashian, desde muito tempo, luta com a psoríase, uma doença inflamatória que ataca as células dermatológicas, causando ressecamento, feridas e inchaço. Por causa disso, ela já utilizava a maquiagem corporal para disfarçar marcas da doença. Contudo, Kim percebeu que havia poucas opções de produtos no mercado, assim como as cores eram muito limitadas.
Impulsionada por essas questões, ela resolveu lançar sua própria coleção de maquiagem corporal, contando com base para o corpo e com iluminador corporal líquido e em pó. Dessa maneira, a maquiagem corporal surge não somente como uma forma de embelezamento, mas também ajudando a devolver a autoestima de muitas pessoas que sofrem com doenças dermatológicas.
Desde 2019, especialmente com o boom do Instagram, a maquiagem corporal vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço, tanto no mundo da moda, entre fotógrafos e modelos, como no dia a dia da população de forma geral.
Quando for utilizar a sua maquiagem corporal, cuidado para ela não escorrer ou manchar a sua roupa. Por esses produtos serem desenvolvidos com boa fixação e durabilidade, é sempre prudente fazer aplicações em menor quantidade. Além disso, quando aplicar o produto, espere secar bem antes de colocar a roupa. Isso vai garantir um resultado incrível sem que você precise se preocupar!