Conheça o futuro das tendências de consumo alimentar

Conheça o futuro das tendências de consumo alimentar

Com a transformação no comportamento de consumo alimentar dentro do ramo alimentício, as indústrias, distribuidoras de alimentos, supermercados e restaurantes estão incorporando novas formas de atender as demandas dos seus clientes.

Os diferentes setores de mercado devem estar sempre atentos aos movimentos dos seus consumidores, especialmente quando esse comportamento sofre mudanças. 

Alimentação saudável

Essa é uma preocupação que está presente nos hábitos de consumo de diferentes gerações e que ganhou mais força nos últimos anos. 

A alimentação está associada a uma vida com mais saúde e bem-estar e o avanço da ciência e dos estudos que relacionam bons hábitos alimentares com longevidade e bem-estar tem favorecido a mudança de comportamento com relação àquilo que se escolhe para nutrir o organismo.

Os alimentos são responsáveis pela melhora na imunidade, a redução da perda de colágeno e a manutenção dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo de uma maneira geral. 

Cada vez mais os consumidores priorizam alimentos orgânicos e naturais, reduzindo consideravelmente o consumo dos ultraprocessados. 

E quando o consumo dos alimentos industrializados é necessário, nota-se uma preocupação maior em analisar a composição, com uma atenção especial à lista de ingredientes. 

Os alimentos com excesso de corantes, conservantes e outros ingredientes químicos que causam prejuízos para a saúde têm sido cada vez menos escolhidos pelos consumidores.   

Sustentabilidade

A sustentabilidade é outro ponto de atenção quando se fala em tendências de consumo, não só no ramo alimentício, mas em diversos outros segmentos do mercado. 

No entanto, vale lembrar que o custo da sustentabilidade pode ser um fator restritivo para grande parte dos consumidores, ou seja, nem todas as pessoas aceitam pagar mais por um produto só porque ele é sustentável.

Neste sentido, é importante que as empresas façam uma análise particular do seu nicho de mercado e conheçam melhor os seus consumidores, avaliando, de forma estratégica, como esse tema deve ser levado como estratégia de venda. 

Além disso, cumpre destacar que a preocupação com o meio ambiente, independentemente da divulgação que será feita para os consumidores, deve ser um aspecto considerado dentro do planejamento e gestão de qualquer negócio. 

Alimentos planted-based

Outra tendência para ficar de olho é o crescente interesse dos consumidores pelos alimentos planted-based, ou seja, a base de plantas. 

Está errado quem pensa que apenas os consumidores veganos e vegetarianos fazem uso desse tipo de produto, cada vez mais consumidores com outros perfis têm valorizado produtos com essas características. 

Quando o tema é sustentabilidade, inclusive, estes tipos de alimentos são vistos como alternativas que causam menor impacto ao meio ambiente dentro do seu processo produtivo. 

Alergias e intolerâncias alimentares

Com a evolução da ciência e um entendimento cada vez mais claro a respeito das intolerâncias e alergias alimentares, tem se tornado comum observar diagnósticos nutricionais e médicos que restringem o consumo de determinados alimentos. 

A indústria, os bares e restaurantes devem estar atentos a esse movimento, já que tem aumentado o número de consumidores com restrições e é necessário oferecer produtos que atendam a esses públicos.

Um exemplo conhecido é a intolerância à lactose, que criou uma tendência ao desenvolvimento de produtos com enzima lactase em sua formulação, atendendo as necessidades de quem não pode consumir lácteos em sua forma convencional. 

Quem trabalha com alimentação precisa acompanhar as demandas de consumo do seu público, avaliando necessidades e oferecendo as soluções necessárias para atender as expectativas e particularidades desses consumidores. 

Com inteligência de mercado e boas práticas, é possível garantir total adequação ao mercado, promovendo a saúde do negócio e contribuindo para a sua competitividade frente à concorrência.