Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam que o Brasil é, atualmente, o terceiro maior mercado de estética do mundo.
Na prática, isso significa que os brasileiros – tanto homens quanto mulheres – não medem esforços para se sentir melhor com a sua aparência, e que investem muito tempo e dinheiro nisso.
Uma das principais consequências da alta procura por esses serviços é o fato de que profissionais das mais diversas áreas têm optado por se especializar no campo de estética. É o caso, por exemplo, de quem atua nas seguintes áreas:
Medicina;
Biomedicina;
Nutrição.
Quer aprender mais a respeito desse mercado e de seu potencial? Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito de tratamentos muito buscados pelos brasileiros:
Algumas pessoas têm dentes naturalmente mais amarelos. Outras, ainda, acabam com essa característica devido ao seu estilo de vida, que, muitas vezes, inclui hábitos como o tabagismo, o consumo excessivo de café e alimentos com determinados pigmentos, como o roxo.
A boa notícia é que existe um procedimento estético que pode ser usado para eliminar esse traço, tido como indesejável por boa parte das pessoas: o clareamento dental interno.
Indicado para quem sofre do amarelamento por conta de algum trauma na dentição, como um tratamento de canal, ele consiste em aplicar a substância usada no clareamento (o peróxido de hidrogênio) em uma abertura feita pela parte interna do dente.
Também é possível usar uma luz de LED para maximizar os efeitos do tratamento.
Há alguns anos, entendia-se que a única maneira de lidar com problemas no posicionamento dos dentes era por meio do aparelho ortodôntico.
Acontece que, por mais que essa técnica tenha evoluído consideravelmente nos últimos anos, ela ainda é incômoda, causando dores e, em muitos casos, prejudicando a estética do sorriso até a sua conclusão.
A boa notícia é que, no caso de pequenas correções, essa não é mais a única opção: também pode-se investir na faceta dental.
Trata-se de uma faceta (ou seja, uma pequena placa) de porcelana que é posicionada sobre o dente, de modo a ocultar problemas como diastemas, dentes tortos e até mesmo coloração amarelada.
Além disso, há um tratamento semelhante, mas que se diferencia por exigir um menor desgaste da superfície dos dentes: as lentes de contato dentais.
Como elas têm uma espessura menor, são quase transparentes, o que impede que seja usadas para ocultar o amarelamento.
Em compensação, essa técnica é muito útil para corrigir erros no tamanho dos dentes, deixando o sorriso mais harmônico.
Seja devido a traumas ou doenças, como a periodontite, muitas pessoas acabam perdendo um ou mais dentes ao longo da vida.
Além de prejudicar o sorriso, isso faz com que a saúde bucal se prejudique, já que a gengiva fica exposta e, consequentemente, mais vulnerável a lesões.
Mais uma vez, a odontologia estética traz uma solução a quem enfrenta esse problema: a protese dentaria. Nessa técnica, é realizada uma cirurgia no local onde houve a perda, de modo a posicionar um suporte que permita colocar uma prótese, ou seja, um dente falso, esse feito de resina ou de porcelana.
Após o período de cicatrização, que leva alguns meses, o dentista posiciona o dente novo, restaurando a harmonia do sorriso do paciente e a saúde bucal.
O corpo humano passa por uma série de alterações à medida que envelhece. Boa parte delas afeta muito a autoestima, como a flacidez da pele, a piora na visão e os problemas de postura, que levam os idosos a ficarem naturalmente mais curvados.
No caso dos homens, um dos problemas que mais os afetam é a calvície, ou seja, a perda de cabelo.
A boa notícia é que existe uma maneira de contornar esse problema, que tende a se intensificar com a idade: a protese capilar.
Trata-se de uma técnica na qual um cirurgião plástico implanta cabelos artificiais na cabeça do paciente, por meio de uma cola especial.
Por conta disso, quem passa pela prótese pode ter mais liberdade, como praticar esportes, sem maiores problemas.
Vale ressaltar que, por mais que a esse seja um tratamento que pode ser feito por ambos os gêneros, a prótese capilar para homens é muito mais comum, justamente por esse ser um mal que afeta mais a eles.