O crescimento populacional de idosos está diretamente ligado à busca por qualidade de vida que vem crescendo cada dia mais. Segundo estatísticas do IBGE, desde 1940 a estimativa de vida do Brasileiro aumentou em 31 anos. No ano de 2017 o país ultrapassou a marca de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos.
Há muito tempo a longa estimativa e qualidade de vida era algo bem restrito. Isso porque, o acesso a atendimentos médicos, saneamento básico e boa nutrição era algo quase que privilégio.
Porém, com o passar do tempo e a evolução do ser humano e suas invenções, a população passou a viver mais. Claro que tal fato está diretamente ligado também à descoberta da vacina e erradicação de doenças, que na época, matavam milhares de pessoas antes mesmo dos 60 anos.
Além dos fatos históricos, não podemos deixar de falar de bons hábitos, que quando presentes na vida do ser humano é capaz de oferecer longevidade e qualidade nos anos vividos.
Praticar atividades físicas é um ótimo hábito em qualquer fase da vida. A caminhada, por exemplo, pode ser uma ótima opção na terceira idade, já que faz bem para a saúde do coração, fortalecimento dos músculos e, também, combate à depressão e outras doenças mentais.
Andar de 30 min a 1 hora por dia já é o suficiente para adquirir inúmeros benefícios e aumentar a estimativa de vida.
Manter uma alimentação balanceada é o mais importante quando falamos de envelhecimento e qualidade de vida. Principalmente na terceira idade, aumentar o consumo de peixes e frutos do mar é fundamental, já que alimentos ricos em ômega 3 reduz o risco de doenças cardíacas, como hipertensão.
Além disso, abusar na diversidade de legumes, folhas e frutas ajuda na ingestão de vitaminas e nutrientes necessários durante essa fase da vida
Não é segredo para ninguém que a água é o elemento mais importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Sucos naturais também são uma ótima opção, já que com ele é possível aproveitar os benefícios da água e nutrientes da fruta ao mesmo tempo.
Quem não ama tomar um solzinho? Sabia que além de prazeroso, este momento pode agregar muito a nossa saúde? Tomar sol de 15 a 45 min por dia aumenta nossa taxa de vitamina D, responsável pelo fortalecimento dos nossos ossos e dentes, ou seja, previne o idoso da osteoporose e outros problemas.
Mas cuidado, os banhos de sol devem ser realizados antes das 10h da manhã, ou então após as 16h da tarde, ou então podem causar graves danos à saúde da nossa pele.
Todos os pacientes de casa de repouso recebem esses cuidados diariamente, garantindo uma perspectiva de vida maior e envelhecimento saudável.