Cuidados com a saúde: confira nossas dicas

Cuidados

Os cuidados com a saúde são fundamentais para quem deseja ter saúde e qualidade de vida. Para isso, é importante ter algumas atitudes que variam desde a ida ao médico para a prevenção de doenças, uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas de procedimentos médicos e ações que podem ser feitas e que muitas vezes são negligenciadas.

Cuidados com a saúde dos olhos

Ao longo da vida, muitas pessoas procuram vários tipos de médicos e especialistas e muitas vezes acabam se esquecendo de um que é fundamental: o oftalmologista.

Esse médico é responsável pelos cuidados com a saúde da visão, que devem iniciar cedo. Várias doenças podem atingir a visão e uma delas é a catarata.

Essa doença consiste em uma perda de transparência da lente do olho (que é conhecida como cristalino). Essa perda é progressiva e traz alguns sintomas como:

  • Visão turva;
  • Redução da visão no período noturno;
  • Redução de sensibilidade ao contraste;
  • Sensibilidade à luz;
  • A pessoa pode ter uma visão dupla.

A doença faz com que o cristalino fique mais opaco ou turvo e o envelhecimento é uma das causas mais comuns para o surgimento dessa doença.

O cristalino funciona como uma lente porque ajuda a formação da imagem, ou seja, se ela estiver transparente, é possível focar nos objetos e visualizar as coisas de forma fácil.

É importante também não confundir a catarata com outras doenças, como miopia ou astigmatismo, que também causam a visão turva.

Ainda sobre o sintoma, é importante ressaltar que em muitos casos, a catarata começa sem sintomas. Por isso, a ida ao médico pode ser fundamental para detectar a doença logo no início.

Além do processo do envelhecimento, outras causas podem ser algumas cirurgias no olho, doenças como diabetes, inflamações na visão e até mesmo o uso de alguns medicamentos. Existem também os tipos de catarata e nesse artigo falaremos sobre catarata senil incipiente.

No caso da catarata incipiente, esse é um termo que relaciona-se com a evolução da doença, ou seja, quando existe um turvo na visão, mas, aparentemente, o restante está bem.

No caso da senil, ou até mesmo conhecida como da idade, pode surgir após os 65 anos e essa evolução é considerada lenta.

Quando mais cedo a doença for descoberta maiores as chances do tratamento para catarata fazer efeito, sem afetar a visão.

A maioria dos tratamentos são cirúrgicos, com inserção de uma lente, geralmente, essas cirurgias podem ser realizadas em diversas idades, mas é importante que existe avaliação médica.

A utilização medicinal do carvão ativado

Para quem precisou passar por procedimentos como cirurgias e está com feridas ou dores e até mesmo, com um odor no local dessa ferida, é fundamental adotar alguns cuidados para evitar o surgimento de bactérias.

Nesse caso, o uso do carvão ativado curativo é indicado, pois é um elemento que evita o mau odor e além disso, traz outros benefícios.

Seu uso, portanto, é recomendado para pessoas que estão com:

  • Feridas;
  • Úlceras;
  • Odores nas feridas;
  • Presença de fungos.

Ainda, no caso do curativo de carvão ativado com prata 10×10, seu uso é ainda mais eficiente, pois evita que as bactérias se espalhem.

Sendo assim, esse elemento natural consegue limpar as feridas, sem apresentar efeitos colaterais, auxiliando também na redução da dor e do incômodo.

Como esse elemento é um curativo e é indicado também para cicatrizar, é importante que seu uso seja recomendado, no caso de pessoas que estão em uma situação de pós-operatório e precisam cicatrizar úlceras e feridas.

Pessoas diabéticas podem usufruir de várias vantagens com o uso desse carvão, já que a diabetes provoca várias feridas corporais e cicatrizá-las é um grande desafio.

Emagrecimento

Por fim, para quem deseja estar em dia com sua saúde, precisamos falar sobre a ida às clínicas de emagrecimento.

Emagrecer também representa um ato de cuidado com a saúde, já que o acesso de peso pode ser prejudicial e um fator para o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.

Tudo inicia com a ida ao médico para realização de exames, assim como mudanças de atitudes que envolvem atividades físicas e boa alimentação.

A partir daí, ir em uma clínica de emagrecimento pode ajudar a partir do momento que nesse local vários procedimentos são realizados.

Dentre eles, massagens para facilitar a circulação do sangue e contribuir para o deslocamento de líquidos, procedimentos que reduz estrias e celulites, procedimentos que facilitem a queima ou o resfriamento da gordura, dentre outros.