Como cuidar da saúde mental com essas dicas

saúde

Cuidar da saúde mental é extremamente importante por diversos motivos. A saúde mental envolve o equilíbrio emocional, psicológico e social, e sua ausência pode gerar diversos problemas que vão afetar de maneira negativa a vida de todas as pessoas. Algumas das vantagens de ter uma saúde mental nos conformes inclui a promoção do bem-estar emocional, a prevenção de doenças mentais, a melhora da qualidade de vida, a promoção de relacionamentos saudáveis e um melhor desempenho profissional. 

Para cuidar da saúde mental, estar atento às próprias emoções e sentimentos, desenvolver habilidades de resiliência emocional, praticar atividades no cotidiano que vão promover satisfação e prazer, além dos hábitos saudáveis de estilo de vida, como prática regular de exercícios físicos, sono adequado e alimentação equilibrada. Além disso, buscar ajuda profissional quando necessário pode ser fundamental no cuidado com a saúde mental.

Abaixo citaremos algumas dicas de como manter uma boa saúde mental

Existem diversas dicas que podem ajudar a cuidar da saúde mental. Algumas delas incluem:

Praticar exercícios físicos regularmente

exercícios físicos ajudam na saúde mental e isso se dá por diversos motivos. Um dos primeiros passos é manter uma prática de exercícios na rotina, melhorando o humor e elevando a endorfina, um neuroquímico relacionado ao bem-estar e sensação de prazer. Ainda mais, os exercícios vão diminuir drasticamente os sintomas decorrentes da depressão e ansiedade, bem como aumentar a sua confiança e autoestima. Outros fatores que contribuem para os benefícios dos exercícios físicos na saúde mental incluem o aumento da capacidade de concentração, a melhora do seu sono e ameniza o estresse. 

Dormir bem e estabelecer uma rotina de sono adequada

O horário ideal de sono vai variar de acordo com a rotina e vida de cada um, mas recomenda-se dormir pelo menos 7 horas a todos os adultos. Respeitar o ritmo circadiano do corpo, que é regulado através da mudança de luz natural, e tentar manter uma rotina de sono padrão todos os dias da semana.

Para uma boa saúde mental, é essencial ter um sono de qualidade e suficiente, pois a falta de sono ou a privação crônica de sono pode afetar negativamente o humor, a concentração, a memória e a capacidade de lidar com o estresse. Além disso, tentar relaxar e desconectar antes de dormir, evitando o uso de dispositivos eletrônicos, e criar um ambiente adequado, com temperatura e iluminação confortáveis e uma cama com travesseiros que sejam adequados para promover a qualidade do sono.

Fazer atividades que promovam a satisfação

Existem diversas atividades que podem ajudar a trazer prazer e satisfação pessoal, e consequentemente, contribuir para melhorar a saúde mental. Alguns exemplos incluem:

  • Hobbies, como pintura, desenho, costura, marcenaria, jardinagem, entre outros.
  • Prática de esportes, como a corrida, basquete, basquete, corrida, yoga, entre outros.
  • Leitura de livros e revistas, além de assistir a filmes e séries de TV.
  • Praticar a gratidão por meio de Versículos de gratidão;
  • Realização de viagens e passeios, tanto para conhecer lugares novos quanto para se desconectar do ambiente cotidiano.
  • Participação em grupos e comunidades, como clubes de leitura, grupos de voluntariado, entre outros.

Equilibrar a alimentação

Promover o consumo de alimentos saudáveis e equilibrados é indispensável para a saúde mental. Estudos mostram que a dieta pode exercer um papel fundamental na regulação do humor, da ansiedade e do estresse. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, vai te deixar com o humor dos sonhos, além de contribuir para a prevenção de doenças crônicas, que também vão piorar a saúde mental. Já o alto consumo de alimentos processados como o caso do açúcar e gorduras saturadas não é bom para a mente e corpo. Portanto, uma alimentação saudável e equilibrada faz parte de uma vida saudável e deve ser considerada uma estratégia importante.

Ter um tempo para relaxamento e meditação

Meditar é muito conhecido como uma prática que beneficia a mente. Pesquisas ao redor do mundo mostram como meditar pode amenizar o estresse, depressão e ansiedade, além de melhorar bastante a qualidade do sono e a atenção. Ela pode ainda contribuir para o desenvolvimento da resiliência emocional e da autoconsciência, ajudando a pessoa a lidar melhor com as diversas situações da vida.

A meditação pode ser praticada de diversos modos, como a meditação da atenção plena (mindfulness), meditações guiadas, meditação transcendental, entre outras. Encontrando assim um método que seja adequado para cada pessoa e que possa ser integrado à rotina de forma prática e regular.

Use a sua rede de apoio através de amigos e familiares

Ter pessoas que te apoiem em todos os momentos da vida é essencial para a saúde mental de um indivíduo. Pesquisas mostram que a presença de pessoas confiáveis e que oferecem suporte emocional pode contribuir para a reduzir os sintomas de distúrbios psicológicos, além de provocar bem-estar e sensação de segurança emocional. Além disso, a presença de uma rede de apoio pode ajudar na resiliência emocional. 

Procurar ajuda profissional quando necessário

Procurar ajuda profissional quando necessário é muito importante. Quando uma pessoa enfrenta problemas emocionais ou mentais que afetam a sua rotina como um todo, é essencial buscar ajuda de um especialista na área, como é o caso dos psiquiatras e psicólogos. Esses profissionais vão saber te ajudar, com o uso das ferramentas corretas, a como entender seus sentimentos, a lidar com suas emoções e a encontrar soluções para seus problemas. Além disso, lembrar que considerar estes profissionais não deve ser levado como fraqueza ou provocar vergonha. Pelo contrário, é um passo a mais na direção de uma vida saudável, equilibrada e feliz.