Cuide da pele facial e prolongue a beleza e saúde desse órgão

pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, permitindo que uma pessoa se relacione com o meio ambiente e servindo como uma barreira protetora, impedindo que infecções e demais agentes externos infiltrem no corpo com mais facilidade.

Além disso, a pele permite que as pessoas tenham diferentes sensações, como o frio, calor, diferentes texturas, sentir dores e manifestar carinho.

Essencial, a pele humana é composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A epiderme é a parte mais exposta do órgão formada por camadas de células que se renovam constantemente. Além disso, há a pigmentação natural que dá cor á pele, também chamado de melanina.

A derme é composta pelos vasos sanguíneos (responsáveis por nutrir a pele), as fibras de colágeno e elastina, o folículo piloso (lugar de nascimento dos pelos), os nervos sensitivos e as glândulas sebáceas e sudoríparas.

Já a hipoderme é a camada mais profunda da pele, composta por células gordurosas que mantém a temperatura do corpo, fornecendo energia e contribuindo com a modelagem de cada pessoa.

Cuidar da pele é essencial, principalmente da facial, que é a que fica mais exposta a fatores externos e contribui para um aspecto belo e saudável das pessoas.

Com isso, os centros estéticos oferecem às mulheres algumas opções de tratamento e autocuidado, para aprimorar a beleza física facial, promovendo mais confiança, autoestima e saúde.

Limpeza de pele

Além dos tratamentos e cuidados diários com a pele, a limpeza de pele profunda serve para uma higienização e remoção mais profunda de impurezas como células mortas, cravos e espinhas.

Para que os efeitos sejam atingidos, é preciso realizar corretamente os seis passos da limpeza profunda facial:

  • Limpeza;
  • Abertura dos poros;
  • Esfoliação;
  • Remoção de cravos e espinhas;
  • Hidratação;
  • Proteção.

A primeira etapa deve ser feita com um adstringente que não possua álcool em sua composição para evitar irritações a pele. Esse produto serve para remover impurezas superficiais como a maquiagem e oleosidade do rosto.

A segunda etapa consiste na aplicação de vapor para amolecer a pele e abrir os poros, contribuindo para a próxima etapa.

A esfoliação serve para remover superficialmente cravos, espinhas e células mortas. A extração de cravos e espinhas mais profundas é realizada manualmente por um profissional, ou ainda por meio da máquina ultrassônica, que atinge as camadas mais profundas, tendo um efeito melhor nesse estágio da limpeza.

Após esse procedimento, é necessário acalmar e hidratar a pele para que os efeitos da limpeza sejam conservados por mais tempo. Nessa fase, há a aplicação de uma máscara calmante, sendo necessária a escolha do melhor hidratante para o rosto, de acordo com cada tipo de pele – seca, oleosa, mista ou normal.

Para finalizar e deixar ela jovem e rejuvenescida por mais tempo, use um protetor solar facial, que serve para proteger contra os raios UV e lâmpadas, que são luzes artificiais.

Depilação a laser

O pelo é uma proteção natural presente em toda a pele humana. Entretanto, devido a problemas hormonais ou pré-disposição, algumas mulheres possuem muito pelo na região do rosto, causando desconforto, baixa autoestima e insegurança.

Com o passar dos anos, a industria de saúde e beleza desenvolveu a depilação a laser no rosto, que remove definitivamente e sem dor todos os pelos que nascem na região do buço ou faces laterais, promovendo mais saúde, confiança e autoestima às mulheres.

Tratamentos para rejuvenescimento da pele

Além da limpeza que contribui para uma pele facial mais jovem, os centros e clinicas estéticas oferecem alguns tratamentos pouco invasivos que trazem novamente o aspecto de jovialidade e saúde ao rosto. Dentre eles, existe o preenchimento facial com gordura, conhecido também como lipoenxertia facial.

Realizado com a gordura do próprio corpo, o tratamento devolve o volume às regiões atrofiadas e rejuvenesce a pele, pois no enxerto há células tronco que estimulam a produção de novas células na região do rosto.

Sendo um procedimento simples e de rápida recuperação, ele vem sendo realizado com mais frequência devido a sua facilidade de realização e rápidos resultados.

Por fim, há o microagulhamento no rosto um tratamento estético que serve para remover cicatrizes de acne, manchas, rugas e linhas de expressão, por meio de estímulo natural com as agulhas que penetram a derme e favorecem a produção de novas fibras de colágeno, deixando o rosto feminino mais leve, limpo, jovem e bonito.