Depois do seu aborto: uma resposta natural Lidando com a perda e o luto

aborto por citoteque

Enquanto muitas mulheres experimentam apenas alívio após um aborto, outras podem lamentar a perda da gravidez. Embora o processo de luto possa ser doloroso enquanto você está passando por isso, tenha certeza de que os sentimentos de luto, se permitidos, devem eventualmente diminuir. Este guia foi escrito na esperança de que a compreensão do processo de luto e o conhecimento de algumas “maneiras” para lidar com ele tornem a experiência mais administrável.

Há muitas razões para sentir tristeza e perda após um aborto. Embora muitas mulheres continuem a sentir que sua decisão foi correta ao Comprar Cytotec Online e fazer o aborto, elas cresceram se imaginando mães e se sentem tristes porque a gravidez ocorreu em um momento difícil de suas vidas. Como essas mulheres, você pode ter formado uma imagem de seu “filho de fantasia” e perder a gravidez pode parecer mais com a perda de uma pessoa real do que de um filho em potencial. Algumas mulheres sentem um forte senso de identificação ou vínculo com o filho em potencial, e fazer um aborto é como perder parte de si mesmas.

Outras sofrem não só pela gravidez, mas também pela perda de um relacionamento importante, ou mesmo pela perda do conceito de si mesmas como pessoas “perfeitas” que nunca erram.

Além disso, seu corpo passou por alguns dos processos físicos associados à gravidez. À medida que seu corpo retorna a um estado não grávido, as alterações hormonais podem fazer você se sentir triste. Lembretes físicos de que você não está mais grávida, como o retorno da menstruação, podem trazer sentimentos contraditórios de alívio e tristeza.

O processo de luto passa por fases previsíveis. No entanto, a dor é pessoal; todo mundo sofre de maneira diferente. Embora a ordem e a intensidade dos estágios possam não ser as mesmas para cada mulher, alguns dos estágios que você pode experimentar incluem choque e negação, raiva, tristeza e aceitação.

Choque e negação

Muitas vezes, a primeira reação a uma gravidez não planejada é: “Isso não pode estar acontecendo comigo!” Algumas mulheres se sentem entorpecidas ou um pouco “irreais” no dia do aborto. As mulheres costumam se surpreender ao se verem chorando mais tarde. Esses sentimentos de choque, negação ou tristeza retardada são uma maneira natural de se proteger de ser dominado por muitas emoções de uma só vez.

Raiva

É natural sentir raiva ou irritação. Algumas mulheres se veem atacando namorados ou familiares. Se pessoas importantes o desapontarem, você pode ficar com raiva ou ressentido. Algumas mulheres sentem raiva de si mesmas, ou de mulheres grávidas ou com filhos pequenos. As circunstâncias parecem tê-los enganado, e a raiva é uma resposta natural.

Se você está com raiva de alguém próximo a você, pode ser importante expressar essa raiva aberta e honestamente. Lembre-se de que um relacionamento não pode ser curado se a pessoa for desonesta em relação aos sentimentos. Muitas vezes as mulheres são ensinadas que o perdão significa ignorar o comportamento prejudicial. Reprimir sentimentos de raiva pode causar estresse. Se você tiver dificuldade em expressar sentimentos de raiva, um livro sobre assertividade terá muitas dicas boas para você.

Muitos livros de redução do estresse contêm seções úteis sobre como lidar com a raiva. Exercícios de relaxamento podem ajudar a reduzir o estresse que a raiva causa em seu corpo. Deitar-se em um local confortável e contrair e relaxar alternadamente os músculos pode ajudar. A respiração profunda e a meditação também são terapêuticas. Algumas mulheres ouvem fitas que as ajudam a se imaginar em um lugar relaxante.

Tristeza

A tristeza é a emoção que mais frequentemente associamos ao luto. Lembre-se que como o aborto pode representar uma perda real em sua vida, é natural chorar e se sentir triste.

Um dos erros mais comuns que as pessoas podem cometer é minimizar sua dor. Eles podem dizer para você “se animar” ou “ser forte”. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis ​​com expressões de pesar, e é por isso que tentam “consertar” seus sentimentos muito rapidamente ou encobrir o quanto você está sofrendo.

Tanto o auto-apoio quanto os amigos são úteis para lidar com o luto. Você pode não estar acostumado a ser seu melhor amigo. Você deve fazer uma lista de atividades que o ajudam a se sentir bem e se envolver em pelo menos uma dessas atividades todos os dias. Por estar sofrendo, você precisa cuidar especialmente bem de si mesmo.

O apoio do meio ambiente ajuda muitos de nós a lidar com o processo de luto. Derramar lágrimas e conversar sobre sentimentos tristes com outras pessoas são atividades terapêuticas. Amigos, cônjuges, orações, grupos de autoajuda e terapeutas são fontes potenciais de apoio ambiental. Se você não tiver ninguém com quem conversar, ligue para a clínica.

Algumas mulheres se beneficiam com um “serviço memorial” para a gravidez. Outras criam um “memorial” fazendo algo importante ou especial para si ou para os outros, algo que não teriam feito se a gravidez tivesse continuado. Isso pode ajudar a dar significado à experiência do aborto.

Se você está pensando sobre o aborto mais do que gostaria, pode tentar uma técnica chamada “parada de pensamento”. Você pode dizer ou gritar “pare” sempre que tiver pensamentos perturbadores e imediatamente fazer algo diferente. Se você se vê fantasiando com muita frequência sobre como a criança poderia ter sido, deve substituí-la por outra fantasia: um bebê chorando porque você não teve tempo de dá-lo, ou muito pouco dinheiro para comida e roupas; uma imagem sua sentindo raiva, ressentimento ou estressado por filhos que você não estava pronto para ter.

É natural, sempre que você fizer uma escolha difícil, se perguntar como seria se tivesse seguido outro caminho. Fazer uma escolha significa perder algumas possibilidades para dar vida a outras. Você precisa se lembrar de todas as boas realidades que criou ao fazer sua escolha. Algumas mulheres dizem que as famílias saudáveis ​​e felizes que elas têm agora nunca teriam existido se elas não tivessem escolhido o aborto anos antes. Outros valorizam a educação, a independência ou a auto-estima que conseguiram desenvolver.

Aceitação/Acabamento

Finalmente, você pode se pegar pensando no aborto cada vez menos. Quando você pensa sobre isso, os sentimentos são menos dolorosos. Você não se esqueceu do aborto, mas está pronta para seguir em frente.

Algumas mulheres podem se apegar à sua dor. Eles podem sentir que deixar de lado a dor significa que estão sendo desleais a um relacionamento antigo ou à gravidez. Se você se sentir assim, a orientação de um profissional compreensivo pode ser útil.

À medida que você superou sua dor, você também cresceu. Você pode ter aprendido importantes habilidades de enfrentamento. Você pode ter uma noção melhor de seus valores. E você pode ter um conceito aprimorado de si mesmo como uma pessoa que aprendeu a lidar com uma crise de vida com coragem e dignidade.

Algumas Considerações Finais

Em alguns dias, você sentirá sua perda muito intensamente. Você pode tentar uma das sugestões a seguir nos dias em que estiver se sentindo especialmente triste.

1. Meditação
Encontre um local confortável e deixe-se ficar o mais relaxado possível. Faça respirações lentas e profundas e deixe seu corpo ficar solto e flácido. Com os olhos fechados e o corpo relaxado, imagine um “guia especial” sábio e compassivo. Abra seu coração para essa pessoa. Ouça as palavras de sabedoria e força que seu guia pode falar com você.

2. Leia e pense
Algumas mulheres se beneficiam ao pesquisar as experiências de luto de outras pessoas. Verifique sua biblioteca local para livros sobre luto.

Algumas recomendações:

  • Letting Go , Dr. Zev Wanderer e Tracy Cabot. Warner Books, 1978.
  • Como sobreviver à perda de um amor , Colgrove, Bloomfield e Mcwilliam. Bantam, 1976.
  • Quando Coisas Ruins Acontecem a Pessoas Boas , Harold Kushner. Schoken Books, 1980.
  • As mulheres para quem a religião é importante muitas vezes se beneficiam da leitura da Bíblia.

3. Um dia reservado para luto
Escolha um dia que possa ser gasto em luto. Você deve planejar uma atividade agradável à noite, como jantar ou assistir a um filme com um amigo que o apoie. Até esse momento, dê a si mesmo permissão para sofrer. Ouça músicas tristes e pense na gravidez, no relacionamento ou em qualquer outra coisa pela qual esteja de luto. Derramar o máximo de lágrimas possível. Este é um dia para saciar os sentimentos de luto. À noite, você pode estar cansado e entediado com todo esse luto. Agora é um bom momento para curtir aquela atividade especial com um amigo.