É muito comum ver mamães que sonharam tanto com a amamentação quanto com o enxoval do bebê, os sapatinhos e até a roupa de batizado.
Amamentar seu bebê recém-nascido nem sempre é natural ou fácil, especialmente no início, e a amamentação pode ter sua cota de altos e baixos. Pode ser uma experiência intensamente amorosa e de vínculo, ou pode ser cheia de lágrimas quando as coisas não saem exatamente como planejado.
Felizmente, estar preparada para o que esperar é metade da batalha. Aqui está o que você precisa saber sobre a amamentação:
O leite materno vem em três fases
Pode surpreendê-la saber que, no início, seu leite materno muda a cada semana e cada formulação é projetada para atender às necessidades específicas de seu bebê:
- Colostro – No início, você está produzindo uma substância amarelada chamada colostro. O colostro ajuda a fornecer ao seu filho os nutrientes e anticorpos de que ele precisa para combater infecções nos primeiros dias. Um pouco é o suficiente, então o bebê só precisa de algumas colheres de chá por vez, que pode ser tudo o que você está produzindo.
- Leite de transição – Três a cinco dias após o nascimento, o colostro é substituído pelo leite de transição. Assim como o nome sugere, o leite de transição – que parece uma mistura de suco de laranja e leite – é o estágio entre o colostro e o leite materno maduro.
- Leite maduro – Normalmente, entre o décimo dia e a segunda semana, o leite maduro finalmente chega. É branco e ligeiramente mais ralo do que o leite transicional, lembrando leite desnatado aguado e pode parecer azulado no início.
Obter “a pega” requer prática
Para algumas mães, o bebê é magneticamente ligado à mama desde o nascimento. Mas, para a maioria, é necessário um pouco mais de prática para dominar a pega correta . Depois que você e o bebê pegarem o jeito, a pega vem naturalmente. Essas dicas podem ajudar:
- Fique confortável – Escolha uma cadeira ou uma poltrona com apoio para as costas, pescoço e ombros.
- Alinhe o bebê – Seu bebê deve estar sempre de bruços com você. Você pode precisar de travesseiros para elevar o bebê à altura do mamilo.
- Guie o bebê até a mama – Coloque seu mamilo ao redor dos lábios do bebê, movendo-o para frente e para trás e esperando por um grande bocejo. Leve o bebê em direção ao peito em vez de inclinar-se na direção do bebê, o que pode causar dores nas costas e pescoço. O queixo do bebê e a ponta do nariz devem ficar no peito.
- Obter ajuda – Se você está tendo problemas para fazer o bebê pegar o peito, um protetor de mamilo pode ser uma ferramenta eficaz para dar a ele algo maior para mirar no início.
- Não desista – Se você não conseguir uma boa pega, tente novamente. Coloque o dedo no canto da boca do bebê e puxe o seio para fora. Comece o ciclo até obter uma vedação com o mamilo e a aréola cobertos.
Amamentar um recém-nascido pode ser um trabalho de tempo integral
Os recém-nascidos precisam ser amamentados a cada duas ou três horas no início, e cada sessão pode demorar um pouco. Você saberá que a alimentação é suficiente quando o bebê drena completamente pelo menos uma das mamas. Para recém-nascidos, isso pode levar entre 20 e 45 minutos a cada mamada.
Deixe seu bebê ditar o ritmo
Durante as primeiras semanas, a maioria dos recém-nascidos mama a cada duas ou três horas 24 horas por dia. Fique atento aos primeiros sinais de fome, como agitação, inquietação, movimentos de sucção e de lábios.
Deixe seu bebê mamar o primeiro seio completamente, até que ele fique macio – normalmente cerca de 15 a 20 minutos. Lembre-se, entretanto, de que não há hora definida.
Em seguida, tente arrotar o bebê. Depois disso, ofereça o segundo seio. Se seu bebê ainda estiver com fome, ele pegará. Se não, simplesmente comece a próxima sessão de amamentação com a segunda mama. Se o seu bebê mamar de forma consistente em apenas uma mama durante a mamada durante as primeiras semanas, bombeie a outra mama para aliviar a pressão e proteger o suprimento de leite.
Faça escolhas de estilo de vida saudáveis
Suas escolhas de estilo de vida são tão importantes quando você está amamentando quanto eram quando você estava grávida. Por exemplo:
- Dieta saudável – Para manter sua energia, siga os princípios básicos de uma alimentação saudável, como escolher muitas frutas, vegetais e grãos inteiros. Seu médico pode recomendar também um multivitamínico diário.
- Beber grande quantidade de líquidos – Água, suco e leite podem ajudá-la a se manter hidratada.
- Descanse tanto quanto possível – Se puder, durma enquanto o bebê dormir.
- Não fume – Fumar durante a amamentação expõe o bebê à nicotina, que pode interferir no sono. Seu bebê também pode sofrer queimaduras de cigarro se você fumar perto dele. Além disso, o fumo passivo aumenta o risco de síndrome da morte súbita em bebês, bem como de doenças respiratórias.
- Seja cautelosa com a medicação – Muitos medicamentos podem ser tomados com segurança durante a amamentação. Ainda assim, é melhor obter primeiro o OK do seu médico. Se você tem uma condição crônica de saúde, pergunte ao seu médico se não há problema em amamentar seu bebê.
Dicas finais
- Pergunte também ao médico do seu bebê se ele precisa de suplementos de vitamina D, especialmente se você estiver amamentando exclusivamente. O leite materno pode não fornecer vitamina D suficiente, o que ajuda seu bebê a absorver cálcio e fósforo – nutrientes necessários para ossos fortes.
- Se a amamentação for mais difícil do que você esperava, tente não desanimar. Alimentar um recém-nascido a cada poucas horas pode ser cansativo. Lembre-se de que quanto mais você amamentar seu bebê, mais leite seus seios produzirão – e mais natural será a sensação de amamentação.
- Peça ajuda a um especialista em lactação ou ao médico do seu bebê, se necessário – especialmente se todas as mamadas forem dolorosas ou se o bebê não estiver ganhando peso. Embora seus mamilos possam estar sensíveis nas primeiras semanas, a amamentação não deve doer.
A beleza da amamentação é que depois que você e o bebê descobrirem o jeitinho certo, um dia você perceberá que está fazendo algo incrível, e que tudo valeu a pena.
Post Views: 232