Manter e recuperar clientes é uma das coisas mais difíceis do mundo dos negócios. Embora isso seja verdade para todos os setores e segmentos, reconquistar pacientes geralmente é ainda mais sensível.
Isso porque tais clientes não buscam nenhum produto ou serviço, mas sim um suporte que esteja diretamente relacionado à sua saúde, bem-estar e vida.
De uma perspectiva de negócios, uma clínica ou escritório deve primeiro entender que a retenção de clientes é a maneira mais sustentável de crescer.
Basta pensar como é difícil trazer interesse para sua empresa. Todos os custos de marketing e informação associados. E como é mais fácil fazê-lo sair satisfeito. E mais do que dispostos a voltar, dispostos a recomendar a empresa aos amigos.
Um conselho deste post é que mesmo atendendo a outras indústrias, nunca se deve esquecer que o paciente deve ser tratado como mais do que apenas um cliente pela importância do serviço que prestam.
Além disso, as dicas vão desde a parceria com um bom distribuidor de roçadeira para reduzir o custo de determinados procedimentos até reformas estruturais entre funcionários e gestores.
Confira 5 dicas para recuperar seus pacientes!
Uma das dicas mais práticas para um paciente que não retornou após a primeira experiência na clínica relevante é apelar para a seriedade do setor de saúde. .
Uma coisa é um cliente não retornar porque não ficou satisfeito com um produto, serviço que não atendeu às expectativas, consulta ou suporte técnico que não resolveu seu problema. Nesse caso, é possível que ele tenha trocado o escritório para outro, aproveitando a concorrência. Outra coisa é que o cliente não volta porque não está acostumado a cuidar/investir em sua saúde.
É mais fácil solicitar primeiro este cliente. Como dito acima, o aspecto comercial de obter parceiros e reduzir custos é um conselho valioso. Isso pode e deve ser feito levando em consideração desde as máquinas mais caras da clínica até acessórios como esterilizador para laboratório.
Abaixo estão várias dicas para entrar em contato com o cliente. Ou seja, como transmitir a ele a notícia de que os preços estão mais baratos e o serviço que ele procurava antes vale a pena procurar novamente.
O foco mais importante da comunicação aqui é: a importância de cuidar da sua saúde. É claro que a maioria das pessoas tem uma vida tão ocupada que não param para pensar em check-ups e exames regulares.
Claro que não adianta tentar convencer um jovem de que ele precisa dessa rotina a cada trimestre, porque isso não é verdade. No entanto, todos, independentemente da idade, se beneficiariam muito com uma consulta anual.
Além do grande potencial desses estudos para detectar problemas de saúde antes que eles se agravem ou se tornem irreversíveis, esse monitoramento ajuda a pessoa a ter uma vida mais saudável.
Os exames mais solicitados são:
Além da prevenção de doenças, os exames de rotina ajudam os pacientes a gerenciar melhor sua história hospitalar e fortalecem a importante relação médico-paciente.
Toda empresa ou fornecedora de equipamentos hospitalares investe em marketing e publicidade.
Assim, assim como os fabricantes e fornecedores regionais que vendem de tudo, de suprimentos a equipamentos de ressonância magnética e raios-X, têm seus próprios catálogos e estratégias de vendas, a clínica também deve.
Uma forma simples e eficaz de divulgar a sua marca e trazer de volta pacientes nesta área é através do marketing de conteúdo e newsletters.
Embora muitos pacientes relutem em fazer check-ups, a procura de aconselhamento e cuidados médicos geralmente é maior do que imaginamos.
Hoje, apenas um site institucional não é suficiente. A Internet está repleta de blogs, fóruns e portais que oferecem todo tipo de dicas de saúde, sendo as mais importantes:
Portanto, toda clínica que deseja atrair seus pacientes deve criar um blog e começar a produzir conteúdo de qualidade. Especialmente o tipo mencionado acima, que é muito popular entre pessoas de todas as idades e classes sociais.
A primeira forma de reconquistar os pacientes seria aconselhar sobre a importância do descanso e do lazer.
Outro ponto legal seria focar na importância de não se automedicar. Em outras palavras, visite um consultório ou clínica profissional apenas com pessoal qualificado para desempenhar suas funções.
Caso tenha sido criada uma sessão de blog no site da instituição, é necessário saber como distribuir este material gratuitamente. Em outras palavras, alcançar as pessoas certas.
Se você quer ter pacientes de volta, pode usar boletins no sentido mais antigo da palavra: imprimir material e enviar pelo correio. O leitor definitivamente se sentirá especial ao receber o pacote.
Com o tempo, torna-se necessário criar um banco de dados de e-mail/lead e integrá-lo a um programa de automação. CRM (Customer Relationship Management) ajuda no gerenciamento de relacionamentos com clientes.
Na verdade, você não pode falar sobre retenção/retorno de clientes sem falar sobre automação.
Em uma palavra, é preciso saber em que estágio de interesse o cliente/gestor se encontra, se ele já sabe que precisa de determinada solução ou se ainda precisa ser “educado” nesse sentido.
O cliente que procura um aluguel de cadeira balancim certamente já conhece as suas necessidades e, no seu caso, a newsletter não deve centrar-se na formação. Mas você pode focar nos benefícios e inovações da região.
Quando se trata de verificações e exames de rotina, como mencionado acima, é possível criar conteúdos que abram os olhos do cliente e criem consciência. Nesse caso, você educa seu cliente e o faz procurar uma solução que ele nem sabia que precisava. O software de automação CRM ajuda a gerenciar esses recursos.
Outro conceito muito importante nesse setor é o remarketing.
Ao investir nesse tipo de publicidade, sua publicidade ocorrerá em um nicho de mercado específico. Se a plataforma detectar a interação de um visitante, ela será sinalizada.
Depois disso, entra em ação o remarketing: o visitante passa a receber anúncios e ofertas relacionadas aos seus interesses já identificados.
Isso é mais comum entre os vendedores da região. Por exemplo, se a plataforma detectou que uma clínica está procurando atestados, ela pode exibir atestado médico ocupacional no banner de qualquer site no dia seguinte.
Se o anúncio oferece como brinde, por exemplo, um colchão e entrega grátis, o escritório que já pesquisou o produto provavelmente escolheu esta oferta. O mesmo deve acontecer com os pacientes, pois a partir do momento do bom atendimento, eles se sentem à vontade no ambiente clínico.
Um dos aspectos mais importantes da retenção de clientes é a infraestrutura e o moral dos funcionários. Como eu disse no início, não adianta um cliente vir até você se sair insatisfeito.
Um simples meio de incrementar sua clínica com letreiros, informações e impressão em chapa de acrílico pode fazer toda a diferença. Quando o paciente sente que está sendo ajudado, sua segurança aumenta. E a sensação de segurança que ele sente no ambiente em que passa no exame de saúde, adquire justamente a marca ou a empresa como tal.
A identidade visual de uma marca de saúde também pode ser mais descontraída, lúdica e, assim, fazer com que clientes de todas as idades se sintam em casa.
Um quarto infantil com brinquedos, tabuleiro e jogo de estrelas de acrílico pode tornar a experiência dos responsáveis ali muito mais positiva. Mas não basta interagir com o cliente ou com a infraestrutura. A comunicação interna da empresa deve ser de alta qualidade.
Os colaboradores devem estar satisfeitos com as suas funções e gestão, o que se aplica à limpeza e recepção, bem como aos enfermeiros e médicos, por isso sempre é bom buscar até mesmo por um serviço de limpeza caixa d água condomínio.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog do Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos em diversos segmentos.