Doenças respiratórias no inverno: Aprenda como se proteger!

O inverno está chegando e com ele as doenças respiratórias, mas se tivermos alguns cuidados, teremos saúde e essas doenças se manterão afastadas!

Que o inverno favorece o surgimento de doenças respiratórias nós já sabemos, porém essas doenças não são causadas pela friagem e sim por vírus, mas não se engane pensando que sua mãe estava errada quando dizia para você se agasalhar se fosse sair de casa, apesar do frio não ser o causador das muitas doenças respiratórias, ele facilita o contágio.

E isso acontece basicamente por dois motivos: quando ficamos expostos a uma temperatura muito mais baixa do que a temperatura corporal e o corpo tem um choque térmico e quando a temperatura cai e resseca as mucosas do aparelho respiratório.

Quando entramos em contato com uma temperatura muito baixa o corpo pode sofrer um choque térmico e isso faz com que o organismo gaste mais energia para se aquecer e esse trabalho extra pode causar uma queda brusca na imunidade o que nos deixa vulneráveis a pegar uma gripe ou um resfriado, por exemplo.

Já quando a temperatura cai, o ar tende a ficar muito mais seco e isso faz com que as mucosas do aparelho respiratório fiquem ressecadas e sem a secreção com os anticorpos que defendem o organismo contra os vírus, assim nosso organismo também fica vulnerável e exposto às doenças respiratórias.

Maneiras naturais para afastar doenças respiratórias no inverno!

Já deu para notar que o principal motivo de ficarmos doentes no inverno não é o frio e sim a imunidade baixa, por isso precisamos cuidar para que nossa imunidade permaneça alta para que assim, nos mantenhamos longe dessas doenças, confira agora alguns cuidados que você pode ter desde agora para ficar mais saudável no inverno!

Mantenha seu corpo hidratado!

Apesar de ser muito comum sentir menos sede no inverno, o consumo de água no clima mais frio é vital para manter a imunidade em dia, além de nos manter hidratados a água é responsável por transportar diversas substâncias benéficas ao organismo para dentro das células e ainda elimina as substâncias prejudiciais para fora do corpo. 

Sucos e chás são alternativas complementares para garantir a hidratação, beber chá de hortelã e suco de laranja vão ajudar a garantir a proteção, mas lembre-se que o consumo de água não deve ser substituído por chá e muito menos por suco!

Cuide para não ficar estressado!

O estresse é outro responsável pela queda da imunidade e isso acontece por conta do cortisol e da adrenalina, quando ficamos muito estressados a liberação desses hormônios no organismo aumentam e desequilibram o sistema imune, portanto se você não deseja ficar doente no inverno, procure meios para fugir do estresse diário!

Fortaleça a imunidade desde já!

Assim como devemos evitar situações que baixam a imunidade precisamos desde já cuidar para que ela fique ainda mais forte e para isso, além de investir em uma alimentação diversificada, saudável, nutritiva e de verdade, precisamos consumir alimentos que ajudam a elevar a imunidade, por isso na hora de preparar a lista de compras da semana inclua alimentos ricos em vitamina C!

Top 3 alimentos que fortalecem a imunidade e nos protegem contra doenças respiratórias.

1 – Inhame para fortalecer a imunidade

O inhame é um tubérculo rico em fibras, com ação anti-inflamatória que possui um alto teor de vitaminas do complexo B e vitamina C, o que ajuda muito quando o assunto é fortalecer a imunidade.

Suco de inhame para fortalecer a imunidade

Ingredientes:

  • ½ inhame médio 
  • 1 limão pequeno
  • 500 ml de água

Preparo:

Descasque o inhame corte-o em cubos e reserve, em seguida descasque o limão e corte-o em quatro partes, (retire a parte branca do meio para que o suco não fique amargando) depois é só bater tudo no liquidificador, coar, adoçar como desejar e beber.

Para potencializar a ação desse suco você pode adicionar mel, gengibre, um pouco de açafrão, substituir a água por água de coco e o limão por laranja!

2 – Açafrão para fortalecer a imunidade

O açafrão possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, antiinflamatórias e é rico em vitamina C que ajuda a fortalecer a imunidade, você pode adicionar a especiaria a suas refeições e garantir uma dose a mais de proteção contra as doenças respiratórias.

Xarope caseiro de açafrão, mel e alho para fortalecer a imunidade

Ingredientes:

  • 1 cabeça de alho pequena
  • 200 ml de mel
  • 2 colheres de sopa de açafrão

Preparo:

Descasque, esmague e coloque os dentes de alho em uma vasilha com tampa, cubra o alho com o açafrão e com o mel, tampe a vasilha e deixe descansar por pelo menos 8 horas na geladeira, beba uma colher de sopa desse xarope diluído em um pouco de água morna todas as manhãs.

Agrião para fortalecer a imunidade

O agrião é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo e assim como várias outras hortaliças verde escuras seu consumo também ajuda a fortalecer a imunidade. 

Salada de agrião para fortalecer a imunidade

Ingredientes:

  • Meio maço de agrião
  • Meio maço de alface
  • Pimenta Biquinho em conserva ( a gosto)
  • Suco de ½ Limão
  • Sal (a gosto)

Preparo:

Higienize as folhas, corte como preferir acrescente a pimenta biquinho, tempere e misture bem para espalhar o tempero e é só deliciar!

Independente da estação, precisamos cuidar do nosso corpo e do nosso organismo, ter esses cuidados além de fortalecer a imunidade e de nos deixar longe das doenças respiratórias nos proporcionarão uma vida muito mais saudável!

*O conteúdo fornecido neste artigo é fornecido apenas para fins informativos e não substitui o conselho e a consulta com profissionais especializados, incluindo o conselho e a consulta médica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *