Dor na garganta ao engolir é uma sensação terrível, mas tem tratamento e pode se normalizar facilmente, a depender da causa e intensidade dos sintomas.
Acordou com aquele incômodo na garganta e está com medo de ser COVID-19? Calma, não é bem assim! Se você está com dor na garganta, saiba que existem várias doenças que podem causá-la.
O importante é ter calma! Separamos algumas dicas que vão te ajudar a passar por isso e entender o seu problema.
A dor na garganta é uma sensação de incômodo ou dor na região da garganta, que pode acometer alguém em uma variedade de situações, seja ao se alimentar, ingerir líquidos, engolir a saliva, rir, espirrar, tossir e até mesmo respirar. Tudo depende da severidade dos sintomas e da causa da dor.
É normal associarmos a dor na garganta à sensação de “dolorido” na região da garganta, mas existem várias situações que podem ser classificadas dessa forma, incluindo aquela sensação de garganta arranhada, estalos e outros.
Normalmente, a dor de garganta vem acompanhada de outros sintomas, que variam de acordo com a causa. Se é consequência de uma infecção, o paciente geralmente apresenta:
Se a infecção for bacteriana e você possuir amígdalas, pode sofrer com pus nas mesmas. Pacientes que operaram e removeram as amígdalas não precisam se preocupar com essa possibilidade!
Sim. Várias doenças podem apresentar a dor de garganta como um sintoma, especialmente infecções virais e bacterianas, além de inflamações na região da garganta. É preciso consultar um médico para entender o que está acontecendo.
Alguns pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars CoV-2), que desenvolvem COVID-19, podem se queixar de dor de garganta. Isso não é uma regra! Mas, se a dor de garganta estiver acompanhada de tosse seca ou qualquer outro sintoma de COVID-10, é preciso procurar atendimento médico imediato.
Quem tem sintomas de COVID-19 pode se preocupar bastante, mas a verdade é que os sintomas mais comuns da doença se assemelham a gripes e resfriados causados por outros vírus, como o Influenza e os Rinovírus.
A intensidade dos sintomas e sua variedade também depende do organismo da pessoa e de outras variáveis. Portanto, somente um teste para COVID-19 pode determinar se você tem ou não a doença.
Infecções virais como:
Além de infecções bacterianas, como:
Também podem causar dor de garganta as seguintes irritações e lesões, consequências de hábitos e condições como:
Doenças da infância também podem causar a dor de garganta, como coqueluche, catapora, sarampo e difteria. Felizmente existem vacinas para proteger nossas crianças!
Depende da idade do paciente. Se você é um adulto, precisa procurar assistência médica se a dor de garganta vier acompanhada dos seguintes sintomas:
Já as crianças devem ser levadas ao médico se apresentarem dificuldades para respirar ou engolir, se babarem em excesso (o que pode indicar dificuldade para engolir) e dor constante, mesmo após a ingestão de água depois de acordar.
O médico responsável por tratar a região da garganta é o Otorrinolaringologista, que também cuida do sistema respiratório e dos ouvidos. Esse especialista pode diagnosticar a doença que está causando a dor de garganta.
A dor de garganta por si só não costuma causar complicações. O que pode acontecer é o sintoma ser fruto de uma doença mais severa, que leva a outras ocorrências, como acúmulo de pus, infecção de ouvido, entre outras situações.
Depende muito da imunidade do paciente, da causa da dor de garganta e de outros fatores.
Se automedicar nunca é uma boa ideia. Se a dor de garganta está acompanhada de outros sintomas, você deve procurar assistência médica o mais rápido possível, especialmente se estiver dentro das situações já descritas.
Quaisquer clínicas e hospitais que contam com um otorrinolaringologista serão capazes de atender você, realizar exames e diagnosticar seu problema. Um médico especialista poderá te recomendar remédios sem que você realize testes clínicos, mas é seu direito solicitar a realização de exames para se certificar da severidade e causa do seu quadro.