Dor no lado direito do peito: O que pode ser?

Na maioria dos casos, a dor no lado direito do tórax é um sintoma que pode passar rápido, e ocorre principalmente devido a situações menores, como estresse excessivo, tensão muscular ou refluxo gastroesofágico.

No entanto, a dor no peito, seja do lado direito ou esquerdo, pode ter várias causas, incluindo problemas no sistema digestivo, nos pulmões e até no coração, que precisam ser identificados e tratados.

Quando a dor no peito vem com frequência, é muito intensa, piora com o tempo ou vem acompanhada de outros sintomas mais graves.

Sintomas como formigamento que irradia para o braço ou rosto, dificuldade para respirar ou desmaio, é muito importante ir ao hospital ou ligar para ajuda médica, pois pode ser um sinal de um problema com risco de vida.

Diversas pessoas sem conhecimento adequado, não sabem a gravidade de uma depressão, tomam anabolizantes sem prescrição medica, porem isso não é recomendado para ninguém.
Procure sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.

imóvel
imóvel

O que pode ser a dor no peito?

Para descobrir a possível causa da dor no peito, responda às seguintes perguntas:

A seguir estão as causas mais comuns de dor no lado direito do peito e o que fazer em cada situação:

  • Estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade excessivos são duas condições que podem resultar em um ataque de pânico e causar sintomas muito semelhantes a um ataque cardíaco, incluindo dor súbita no peito. Essa dor é mais comum no meio do peito, mas muitas vezes pode acabar irradiando para o lado direito.

Junto com a dor no peito, outros sintomas como falta de ar, falta de ar, formigamento nas mãos ou pés e sudorese são comuns. Ao contrário de um ataque cardíaco, um ataque de pânico é mais comum após uma situação muito estressante, e a dor no peito tende a melhorar em poucos minutos.

O que fazer: A melhor maneira de aliviar o desconforto causado por um ataque de pânico é tentar se acalmar, manter a respiração regular e os músculos menos tensos. 

Uma boa alternativa pode ser retirar-se para um lugar tranquilo e beber um chá calmante, como valeriana ou camomila. 

No entanto, se a dor for muito forte ou se houver suspeita de que pode ser um ataque cardíaco, é importante ir ao hospital ou chamar ajuda médica.

  • Tensão muscular

A distensão muscular é outra das causas mais comuns de dor na região do tórax e ocorre de 1 a 2 dias após um tipo de atividade que utiliza os músculos da região do tórax com maior intensidade.

Esse aumento de intensidade muscular na região pode ser intencional, como fazer exercícios na academia, mas também pode ser involuntário, como pintar o teto ou ter que cortar algo duro, por exemplo.

Além disso, golpes fortes na região do tórax também podem danificar as fibras musculares, que podem não causar dor nos momentos imediatos, mas ficar doloridas após alguns dias. 

Nesses casos, outros sintomas comuns são aumento da dor ao tocar o músculo, leve inchaço e dificuldade para movimentar os braços.

O que fazer: geralmente a dor pode ser aliviada aplicando gelo no local por 15 a 20 minutos, 3 a 4 vezes ao dia, e uma leve massagem no local, que pode ser feita com uma pomada anti-inflamatória, por exemplo . 

Se a dor não melhorar em 3 dias, é aconselhável consultar um médico de família ou fisioterapeuta, pois podem ser necessários tratamentos mais específicos.

Conheça outro lugar para você comprar medicamentos, como Emagrecedores e muito mais. No site chamado premiummed.net, possui diversos medicamentos de farmácia.

  • Refluxo gastroesofágico

O refluxo é uma condição comum que afeta muitas pessoas e ocorre quando o ácido estomacal se acumula no esôfago e causa uma sensação de azia e queimação, especialmente depois de comer. 

Esse desconforto muitas vezes também pode ser sentido na forma de dor que eventualmente irradia para o peito e pode afetar o lado direito.

O refluxo gastroesofágico costuma vir acompanhado também de outros sintomas como vontade de arrotar com mais frequência, gosto amargo na boca, nó na garganta e tosse seca, por exemplo.

O que fazer: Dependendo da gravidade, os sintomas do refluxo podem ser aliviados com simples mudanças na dieta, como evitar comer muito de uma vez e evitar comer alimentos muito gordurosos e condimentados. Mas em outros casos também pode ser necessário usar remédios para bloquear a acidez no estômago. 

Portanto, se o desconforto não melhorar com as mudanças na dieta, é recomendável consultar um gastroenterologista para iniciar o tratamento mais adequado.

  • Costocondrite

A costocondrite é um problema menos comum, mas pode causar dor intensa na região do tórax, geralmente localizada no meio do tórax, mas que pode irradiar para o lado direito ou esquerdo.

Esta condição ocorre quando a cartilagem que liga o esterno as costelas fica inflamada após, por exemplo, forte pressão no peito, períodos de tosse muito intensa ou devido à má postura. 

A costocondrite causa sensibilidade no meio da área do peito e dor que piora quando você respira profundamente ou tosse, por exemplo.