Emergências ortodônticas em tempos do coronavírus

Vamos saber como resolver algumas emergências ortodônticas durante essas semanas que ficaremos em casa esperando o coronavírus nos deixar voltar para nossas vidas. Lembre-se que durante o confinamento só poderemos atender emergências que não possam ser adiadas, somos obrigados a adiar as visitas regulares até o fim da pandemia. É por isso que eu queria fazer um post sobre as possíveis emergências que podem acontecer com você enquanto está em casa e como resolvê-las se possível com este escrito.

Vou dividir a postagem em 5 seções.

  1. Emergências para pacientes que usam ortodôntica invisalign
  2.  Emergências para pacientes com aparelho ortodôntico
  3.  Emergências para crianças que usam dispositivos fixos no palato tipo disjuntor ou quad hélice ou distalizador
  4.  Emergências para crianças com aparelhos removíveis (removíveis)
  5. Emergências com dispositivos de retenção fixos e removíveis

Emergências para pacientes que usam ortodontia invisalign

É muito importante cuidar bem dos alinhadores durante o tempo que temos que ficar em casa, pois infelizmente ainda não sabemos quando poderemos nos ver e fazer a verificação mensal, então gostaria de explicar algumas dicas.

Se você não tiver mais alinhadores sobrando, use este último alinhador 10 horas por noite todos os dias para manter a posição de seus dentes até que nos vejamos. É importante saber que os dentes não vão ficar bagunçados nem o tratamento vai piorar, apenas que pára a tempo de algumas semanas como quando estamos na fase de refinamento.

Tente não remover o alinhador no mesmo lugar todas as vezes. Assim, evitaremos possíveis danos ou fraturas do alinhador.

Se você ainda tiver vários alinhadores em casa, aumente o tempo em dias para cada alinhador. Se a mudança for para 14 dias, faça a cada 20 dias, se a mudança costuma ser semanal, faça a cada 14 dias, e se a mudança for a cada 10 dias, faça a cada 15 dias. Isso ajudará a tornar o movimento dentário mais previsível e reduzir o tempo que você fica sem mais alinhadores.

Se um anexo cair, nada acontecerá. A primeira coisa que farei quando o vir é uma revisão exaustiva e coloco-o se tiver sido perdido ou danificado. Lembre-se de usar o chewie 5 min 2 vezes ao dia e se concentrar mais no dente que caiu do acessório.

Caso apareça uma bolha de ar entre o alinhador e o dente ou observe que não está encaixando bem, é aconselhável não passar para o próximo alinhador,

Se você usar elásticos e achar que eles podem acabar, tente estender a vida útil do elástico em 12 horas (normalmente peço que sejam trocados a cada 8 horas) e se necessário use por menos horas.

Muitos de vocês me perguntaram se você pode coletar ou enviar mais alinhadores e a resposta, para meu pesar, é melhor do que não. Por 2 razões que considero importantes:

A primeira, e mais importante, é que o uso de alinhadores sem a supervisão do ortodontista pode causar iatrogênese e efeitos indesejáveis. Às vezes é necessário alterar a sequência prevista no início, usar aparelhos auxiliares, etc. Tudo isso sem um controle regular poderia ser ignorado e ser a causa de um resultado final inadequado e até mesmo de danos aos dentes e gengivas.

A segunda razão é que, como cidadãos responsáveis ​​e solidários com o problema, devemos todos tentar quebrar o confinamento apenas por causas vitais. Para enviar os alinhadores, precisamos de várias pessoas (você, eu, mensageiros, …) para sair para a rua com a consequente exposição e risco que isso acarreta. É um estado de alarme que só pode acabar se todos fizermos a nossa parte e ficarmos em casa.

Emergências para pacientes que usam aparelho ortodôntico

O mais importante para que não haja emergências com aparelho ortodôntico é ter muito cuidado com a higiene bucal com escovação exaustiva 3 vezes ao dia, uso de fio dental ou irrigador e observar de perto os alimentos proibidos para evitar a perda de aparelho ortodôntico alimentos (nozes, pão amanhecido, pipoca, chocolate) ou fisgados (doces, chicletes)

No caso de um suporte se soltar ou se mover através do arco, se não incomodar ou danificar, você não sofrerá, quando nos encontrarmos o colocaremos novamente. Se incomoda, coloque a cera (que eu dei para você no estojo ortodôntico) no colchete. Se você não conseguir encontrar na farmácia, você pode encontrar como cera ortodôntica.

Outra necessidade muito comum é puncionar o arco na ponta do todo, pode colocar cera na ponta ou tentar mover o arco na direção oposta, ou seja, se clicar com a direita mova o arco para a esquerda por bisbilhotando com uma colher de café ou pegando o arco com uma pinça, como uma pinça, e movendo-o na direção oposta.

Se você tem um micro-parafuso que se move ligeiramente, não se preocupe, quando nos virmos apertaremos ou mudaremos a posição. Se a mobilidade está aumentando, escreva-me uma mensagem e nos encontraremos para removê-la para evitar que você engula.

Se você usar elásticos e achar que eles podem acabar, tente estender a vida útil do elástico em 12 horas (normalmente peço que sejam trocados a cada 8 horas) e se necessário use por menos horas.

É importante que se o braquete onde o elástico está preso cair, é importante que você me diga em qual dente o elástico deverá ser colocado ou se é necessário parar com o uso de elásticos.

Finalmente, se você está arrancando um dente que você incluiu, como uma presa, seja com uma vara de pescar ou uma corrente ou borracha, é importante que você me envie uma foto do dente para saber se já estourou o suficiente para ser capaz de retirar o dispositivo, pois se o dente passar muito tempo sem nos ver pode estourar mais do que o necessário e não seria benéfico para o tratamento.

Emergências para crianças com dispositivos fixos no palato tipo disjuntor ou quad-hélice ou distalizador

O mais importante para que não haja emergências por aparelhos caídos é ter muito cuidado com a higiene bucal com uma escovação exaustiva de 3 vezes ao dia e observar de perto os alimentos proibidos como alimentos duros ou pegajosos para evitar uma queda, lembre-se de leia a folha de instruções que dou no início do tratamento.

Se o aparelho cair completamente, ficaremos com ele até o próximo encontro, você deverá trazer para que possamos ligá-lo ou consertá-lo se necessário.

Se só se soltou de um lado ou se mexeu, escreva-me um e-mail ou ligue para nos ver um dia na clínica e resolver a emergência o mais rápido possível.

Caso você esteja contornando o disjuntor, quando o dia que marquei para você terminar as voltas chegar ao fim, não dê mais voltas, mesmo que tenham se passado semanas sem nos ver. Em caso de dúvida, pare imediatamente as voltas. Não se preocupe porque quando nos encontrarmos novamente se for necessário fazer mais 7 a 10 ou 15 voltas, nada acontecerá e nem a saúde bucal do seu filho será comprometida.

Emergências para crianças com aparelhos removíveis (removíveis)

É o momento ideal para usar os aparelhos 22 horas por dia e assim resolver a má oclusão dentária de forma mais eficaz e rápida.

Em caso de quebra do aparelho, se achar que é um gancho, mas pode continuar usando confortavelmente, vá em frente, e se incomodar ou impossibilitar pois a quebra é grande, guarde o aparelho na caixa e enviaremos para consertar quando nos encontrarmos.

Emergências com aparelhos de retenção fixos e removíveis

Se a retenção fixa for liberada e você usar um aparelho removível na mesma arcada à noite, use o aparelho removível por cerca de 15 horas por dia para evitar que qualquer dente se mova.

Se uma peça se soltou, tente colocar cera ou escondê-la para não incomodar.

Dessa forma você mantem sua sua saúde bucal em dia e seus dentes bonitos por muito mais tempo.

Conteúdo produzido por Antonio Alves