Entenda como camisas de ciclismo podem contribuir para a performance do atleta

É comum ver, em provas de ciclismo, os competidores usarem o mesmo tipo de roupa, uma camiseta e bermudas coladas ao corpo. Assim como em qualquer outro esporte, a roupa não apenas tem a função estética, como uniforme de futebol, mas também influencia muito no desempenho do atleta durante a prova, já que precisa ter a mobilidade necessária para cumprir seu objetivo e realizar determinados movimentos.

A roupa

As roupas adequadas e os equipamentos de segurança devem ser próprios para o ciclismo, e são obrigatórios não apenas em competições, mas também durante os treinos.

Além do tecido, as cores também têm grande impacto nesse aspecto, o preto por exemplo, absorve os raios solares com mais intensidade fazendo com que o atleta perca o fôlego mais rapidamente, já que acaba superaquecendo o corpo do atleta.

O tecido da roupa, é um fator que pode influenciar totalmente o desempenho do ciclista. Poliéster e lycra são os mais comuns, pois ajudam a diminuir o atrito no momento da prova. Veja alguns itens indispensáveis para um ciclista:

  • camisa de ciclismo personalizada com o nome;
  • Bermuda;
  • Sapatilhas;
  • Capacete;
  • Luvas;
  • Óculos.

Todos esses itens são indispensáveis para o atleta mesmo durante os treinos, pois são feitos exatamente para dar mais movimento e auxiliar no melhoramento do ciclista.

A maioria das camisas de bike tem faixas refletivas nas costas e  brilham com o farol dos veículos, possuindo também, em grande parte das vezes, 3 bolsos traseiros fundos, algumas até com zíper e são super úteis para guardar documentos, ferramentas, barras de cereal e outros itens.

Outro detalhe muito importante é o zíper frontal. Alguns são pequenos e outros maiores, do mesmo comprimento que a camiseta, esse acessório controla a entrada de vento no corpo do atleta, assim fica a critério, se resfriar ou não .

O tecido além de precisar ser filtro UV também é necessário ter tratamento antibactericida, já que o organismo produz toxinas, inclusive o cheiro. As camisas bike são acessíveis e consistem em ótimos investimentos.

camisa para ciclismo manga longa por exemplo, apesar de ser manga longa, devido ao tecido, conseguem ainda assim proteger e permitir o resfriamento do corpo para não superaquecer, pois são feitas dos chamados “tecidos tecnológicos” que não atrapalham o atleta e também dão sensação de conforto durante as provas. Porém, não são muito usadas pois o próprio movimento do atleta já aquece o corpo.

A camisa ciclismo feminina possui a mesma tecnologia que, afinal, no caso das mulheres precisam ser bem estruturadas para não apertar e nem incomodar, pois isso atrapalha o desempenho, além de poder deixar os seios de maneira confortável e segura.

Outro item bastante usado pelos ciclistas é a segunda pele, além de ficar bem afixada ao corpo, elas geram muito mais conforto e menos atrito com o vento e são mais leves que a maioria das outras roupas comumente utilizadas nesse esporte e também é possível adquirir uma peça para cada clima, assim em qualquer situação a atleta ficará confortável com tecnologia muito semelhante a camisa personalizada futebol.

Uniforme é obrigatório

Assim como nos uniformes de futebol, bermuda é outro item indispensável, são muito confortáveis mesmo sendo tão justas, porque foram desenvolvidas para melhorar performance e, por incrível que pareça, conseguem absorver o impacto dos glúteos no banco da bike.

Existem inúmeras marcas e modelos de roupas e acessórios de ciclismo, o ideal é experimentar para ver qual marca e corte se ajusta melhor ao corpo.

As sapatinhas tem papel importante também, pois além de serem muito leves, mais leves que tênis, possuem encaixes na sola que facilitam a colocação do pé no pedal, tendo maior firmeza na pedalada evitando que o atleta escorregue no pedal, além de ser obrigatório no esporte, o preço médio de uma sapatilha é acessível, variando de acordo com as especificações.

O capacete e luvas protegem as mãos do atleta e assim como a dão mais firmeza, evitando ao atrito das mãos no guidão da bicicleta, não permitindo assim a formação de calos e bolhas.

Os óculos protegem a visão dos atletas de não só de raios UV, como de qualquer tipo de pequeno objeto que possa atrapalhar a visão do ciclista como chuva, poeira, terra, entre outros, dando mais segurança e visibilidade durante o percurso todo.