A fisioterapia é uma ciência que utiliza agentes físicos, para aplicar o tratamento de lesões, analisa exames e laudos médicos, para entender o problema e observa os movimentos do paciente e identificar se há algum tipo de dificuldade motora ou dores.
A partir da análise dos exames, o médico fisioterapeuta indica tratamentos, como massagens, exercícios físicos específicos para cada lesões, tratamentos à base de temperaturas frias ou quentes, exercícios na água e outros.
Existem diversas subdivisões de áreas da fisioterapia como:
Um problema como a dor no joelho, pode e deve ser tratado com um fisioterapeuta. O processo para descobrir o que há de errado e poder melhorar é: fazer os exames, levá-los para que possam ser analisados pelo profissional e, em seguida, iniciar o tratamento com base nos problemas que estiverem incomodando o paciente.
A fisioterapia para joelho, é muito comum entre atletas que utilizam muito deste membro para praticarem esportes e outras atividades, como basquete, futebol, danças e outros.
Geralmente, exercícios usando bolas, elásticos, panos e outros objetos ajudam a melhorar gradativamente a situação do paciente.
A melhora é percebida com base na repetição dos exercícios, podendo aumentar ou diminuir o nível de intensidade e repetições, de acordo com a situação do indivíduo que estiver passando pelo tratamento.
Muitas pessoas também sofrem com dor no pescoço e torcicolo, por dormir em posições desconfortáveis ou pela tensão no pescoço devido ao estresse.
Esta dor, é causada quando os músculos do pescoço se contraem involuntariamente. Um dia cansativo de trabalho ou o fato de dormir em uma posição desconfortável, podem condicionar as dores, podendo causar incômodos maiores, que devem ser tratados pelo fisioterapeuta.
As dores causadas pelo torcicolo são fortes e podem durar de três a quatro dias ou mais e, caso aconteça, é altamente indicado que se procure um médico fisioterapeuta.
Sendo assim, o tratamento para torcicolo pode ser iniciado em casa. Um tipo de exercício indicado pelos médicos, é forçar a mão e a cabeça em lados opostos ou apertar o polegar no meio e acima do músculo que está dolorido por trinta segundos cada um.
Outro tipo de exercício de alongamento, que também pode ser feito em casa, é inclinar o corpo para frente de modo que a cabeça fique “pendurada”.
As pernas devem ficar levemente afastadas, para que o próprio peso da cabeça para baixo alongue o músculo que está contraído causando o torcicolo.
Dores são muito comuns em pessoas de maior idade. Idosos possuem uma tendência maior a sofrer com dores musculares ou nas articulações, devido ao desgaste ósseo ou articular.
A mais comum entre elas é a dor nas costas. Esta dor pode ser causada por problemas na coluna ou até mesmo por doenças, como pneumonia e pedra nos rins.
Para diferenciar e encontrar a causa, é necessário que se façam exames e análises das características das dores na região das costas para que se identifique o problema.
Na maioria das vezes, a sua origem é muscular e surge em razão de cansaço, levantamento de pesos elevados ou má postura ao sentar ou ficar em pé.
Ela pode ser resolvida através de tratamentos simples com o uso de compressas quentes nas áreas em que há dores e outros alongamentos.
Possivelmente, esta dor pode provocar uma pressão na coluna e vir a causar uma inflamação no nervo ciático.
O motivo da dor se deve por conta da inflamação deste nervo. Ele é o maior do corpo humano e se estende desde a parte posterior do quadril, desce por trás da coxa e dos joelhos, chegando até o dedão do pé.
Sendo assim, é importante saber sobre os diferentes tipos de dores e procurar um médico fisioterapeuta para auxiliar no tratamento.
Moradores da região metropolitana de São Paulo, podem buscar por fisioterapia na Vila Mariana, caso morem por perto para tratar suas dores e não sofrer com possíveis complicações.