Os laboratório fazem uso de diversos equipamentos que vão desde termômetro de laboratório até o uso de muitos tipos de vidrarias e materiais, tudo para que as análises e as substâncias possam ser manipuladas de forma correta e com grande precisão.
Além dos equipamentos para manipulação dos insumos químicos ou biológicos os laboratórios usam equipamentos de proteção individual e coletiva para a realização dos procedimentos.
No decorrer desse artigo iremos falar sobre alguns equipamentos e vidrarias que são encontrados dentro de um laboratório.
Para que um laboratório funcione de forma adequada é importante o uso de diversos equipamentos e não somente isso, mas a manutenção adequada como a calibração de equipamentos laboratoriais assegura que os procedimentos ocorram de forma adequada.
Abaixo falaremos de alguns equipamentos presentes no laboratório.
São barras magnéticas em diferentes formatos e tamanhos e são chamadas de “peixinho”.
Essas barras magnéticas são colocadas no recipiente que contém a solução que será agitada por meio de um agitador magnético.
O agitador magnético é um equipamentos bastante presente no laboratorio de calibração de instrumentos e químicos, e tem como objetivo agitar as soluções por meio do uso de uma barra magnética conhecida como “peixinho”.
O magnetismo do agitador fixa a barra no fundo do recipiente e o equipamento permitem que a solução se agite e se uniforme.
Alguns equipamentos de agitador magnético possuem uma placa de aquecimento, de modo a aquecer e misturar a solução ao mesmo tempo.
São vidrarias utilizadas no laboratório. Possuem um formato cilíndrico com um fundo mais chato e tem muitas alturas e diâmetros.
São feitos em vidro ou então com plástico (polipropileno). Os mais usados são os de vidro que podem ser aquecidos.
A proveta ou proveta graduada é um recipiente volumétrico que ajuda na medição de líquidos e para transferência de soluções para outros recipientes como um béquer por exemplo.
Falaremos com mais detalhes sobre alguns dos tipos de equipamentos de laboratório disponíveis no mercado.
O bico de bunsen emite uma chama com elevada intensidade, e é usada para aquecer as soluções (sejam elas com barita mineral, água ou outro componente) em laboratório e ajuda também na criação de ambientes estéreis.
A cabine de fluxo laminar permite a realização de procedimentos químicos e biológicos de forma segura pois dentro dela há um direcionamento de fluxo de ar dentro da cabine, de modo que não haja contaminação com o meio externo.
A capela é um tipo de cabine usado para dissipação de gases nocivos frutos de alguma reação ou de algum componente químico.
Com o uso da capela fazem-se manipulações de voláteis, ácidos fortes e outros.
Um equipamento que realiza as análises cromatográficas que tem o objetivo a separação e purificação das misturas por meio da metodologia de detecção de massas por afinidade com a coluna cromatográfica utilizada.
O dessecador tem como função manter as substâncias higroscópicas que passam pelo processo de secagem ou de desumidificação em um ambiente com pouco ou nenhuma umidade.
O interior do dessecador é colocado sílica gel que funciona como um absorvente de umidade garantindo o espaço correto do dessecador.
O equipamento também é mantido com uma pressão positiva por meio do vácuo onde a tampa é vedada hermeticamente de modo que o ar externo não penetre o interior do equipamento.
É um instrumento de análise que permite a medição de radiação de determinados materiais por meio de um comprimento de onda do espectro visível de uma determinada substância (amostra ou espécime).
São usados em análises tanto químicas como biológicas e são encontrados em dois tipos o de feixe simples e de duplo feixe.
Existem outros equipamentos dentro do laboratório como:
Em alguns laboratórios, principalmente, os biológicos é possível encontrar um esqueleto humano completo, para identificação e estudo de determinadas situações.
Todos esses equipamentos precisam de manutenção e calibração periódicas para que suas medições e análises não sofram com resultados adulterados comprometendo todo o laboratório e a reputação de quem realizou a manipulação.
A escolha dos equipamentos é imprescindível para o sucesso de um laboratório.