Especialidades médicas que você precisa visitar

especialidades médicas

Quando falamos sobre saúde e qualidade de vida, é importante destacar a necessidade de procurar por especialidades médicas para a realização de exames de rotinas.

Existem alguns profissionais que costumam ser mais procurados, como é o caso do oftalmologista, médico responsável pelo cuidado com a visão.

Nesse local, o médico pode realizar diversos procedimentos, desde uma avaliação do grau do óculos do paciente, até uma cirurgia com lente catarata.

Mas, além da importância de ir até esse profissional anualmente, existem outras especialidades que também não podem ser esquecidas.

Visitas ao dentista

O dentista é o profissional responsável por cuidar da saúde dos dentes e da boca. Por isso, uma avaliação com esse profissional deve ser feita anualmente para realizar uma limpeza para remoção de tártaro, uma ação que previne infecções bucais, assim como o surgimento de cáries.

Além disso, esse profissional pode identificar outros procedimentos necessários, como o uso de um aparelho ortodôntico autoligado, que é uma versão moderna dos aparelhos odontológicos.

Esse equipamento de correção para os dentes é fixo, não sendo necessário utilizar as borrachinhas para segurar os fios do aparelho. O aparelho autoligado metalico é considerado moderno e tecnológico, encaixando de forma mais discreta os braquetes com os fios.

Os benefícios do pilates

Imagine um método que consegue fortalecer e tonificar a musculatura, controlar a respiração e ao mesmo tempo, promover um relaxamento e aumentar a resistência corporal.

O pilates é um tipo de exercício que não é focado na perda de peso, mas é fundamental para quem pratica esporte ou para quem deseja viver uma vida com menos ansiedade e estresse.

Entre os benefícios do pilates, podemos destacar:

  • Previne lesões como tendinite;
  • Pode auxiliar pessoas com problemas na coluna;
  • Proporciona maior alongamento do corpo;
  • Aumenta a flexibilidade corporal;
  • Contribui para o controle da respiração;
  • Melhora a concentração da pessoa;
  • Tonifica os músculos;
  • Pode ser realizado por pessoas de diferentes idades;
  • Auxilia na redução de dores nas costas;
  • Faz bem para a saúde mental.

Diante de tantos benefícios, a pessoa que tiver interesse nesses serviços pode buscar por uma aula de pilates classico com o objetivo de conhecer e verificar quais são os exercícios são mais recomendados para ela

Por isso, é fundamental que esse tipo de atividade seja feita por um profissional qualificado, para não causar lesões musculares. Esses profissionais podem ser fisioterapeutas ou educadores físicos com especialidade em fisioterapia.

Outras atividades de um fisioterapeuta

Procurar por um fisioterapeuta é fundamental, pois esse profissional contribui para a prevenção de lesões corporais. Essas lesões nem sempre são derivadas de um acidente, podendo ocorrer até mesmo por um esforço repetitivo no ambiente de trabalho.

Diante disso, é recomendado uma avaliação por esse profissional para identificar pontos de rigidez e inflamação muscular. A partir de cada avaliação, existem tratamentos diferentes.

Um exemplo é a utilização de aparelho de fisioterapia choque, que não é invasivo e tem como funcionalidade o tratamento de algumas inflamações e lesões.

Esse aparelho realiza o tratamento por meio do envio de ondas sonoras ao corpo. Com isso, é possível tratar as lesões superficiais, proporcioando o alívio dos sintomas para o paciente, contribuindo para a qualidade de vida.

Ou seja, é uma ação para reduzir inflamações, inchaços e até mesmo dores que o paciente possa sentir no local da lesão, estimulando uma produção e recuperação de vasos sanguíneos para uma melhora da oxigenação no local.

Além disso, esse procedimento consegue aumentar o colágeno no corpo, fazendo com que os músculos e tendões consigam ter uma recuperação ainda melhor.

Pacientes que ignoram dores corporais podem desenvolver problemas graves que podem ser tratados de forma simples e rápida por um fisioterapeuta.

Cuidados com a pele

O dermatologista é o profissional responsável por cuidar do maior órgão do corpo humano, que é a pele. Para o cuidado com a pele, é importante realizar a aplicação de produtos com recomendação médica, além de realizar exames periódicos.

Alguns procedimentos foram desenvolvidos também para auxiliar o paciente, como é o caso do peeling no rosto, que é um procedimento realizado para renovar as células através da descamação da pele.

Esse procedimento é controlado pelo profissional da saúde, não é invasivo e contribui para a remoção de manchas na pele, reduz as linhas de expressão, ajuda no controle da oleosidade e ainda melhora a elasticidade da pele. Como existem alguns tipos de peeling, é importante consultar o profissional para saber qual é o melhor tipo para a sua pele.

Portanto, os cuidados com a saúde são essenciais para a qualidade de vida e o bem estar das pessoas. Procurar por profissionais de confiança para realizar consultas periódicas é a maneira de manter a saúde em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *