Lembre-se de realizar os seus exames de rotina

Muitas pessoas vão ao médico somente quando algum problema aparece. Quando sentem dores, quando ficam acamadas, enfim, quando não há como evitar a visita ao hospital. Em outras palavras, pode-se dizer que este é um comportamento muito nocivo.

Identificar uma doença cedo aumenta muito as chances de cura ou de controle e melhora. Mais do que isso, com visitas regulares ao hospital é possível evitar que algumas doenças se desenvolvam. Para isso, existem alguns exames que precisam ser feitos periodicamente.

Cuidados com a pressão arterial

Mesmo que você não apresente nenhum sinal de problemas com a pressão arterial é necessário realizar a medição a cada 2 anos, apontam especialistas.

É importante observar, porém, que essa necessidade se torna anual quando se chega aos 50 anos. Os indivíduos com sobrepeso ou que já tenham problemas com pressão devem tomar ainda mais cuidado, medindo sua pressão trimestralmente.

Em busca de mais praticidade, muitas pessoas decidem medir a pressão arterial em suas casas.

Basta adquirir um aparelho certificado e receber as instruções de uso adequadas, sempre indo à um consultório médico quando houver irregularidades.

Não há riscos de pressão arterial alta quando o valor é igual ou menor a 120/80, pois a preocupação surge quando a pressão passa disso. Se você apresentar um valor entre 120/80 e 140/90, mude os seus hábitos diários.

O melhor é procurar por um médico para que uma dieta adequada seja estabelecida, dentre outros comportamentos. Acima de 140/90, há hipertensão arterial e o tratamento é necessário.

Algumas causas para a hipertensão são:

  • Consumo excessivo de sal;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Consumo de álcool;
  • Colesterol elevado;
  • Uso de anticoncepcionais orais.

Exames indispensáveis

É necessário realizar o exame de urina e fezes regularmente, pois eles têm potencial para revelar diversos problemas de saúde, desde diabetes até um turmo no intestino. A periodicidade pode variar, sendo decidida pelo médico. No entanto, é comum que esses exames sejam feitos anualmente, juntamente com um check-up geral.

Recipientes adequados são dados ao paciente e ele deve fazer suas necessidades em seu interior, o que pode se dar em suas casas ou no laboratório. As amostras devem ser levadas ao laboratório o mais rápido possível.

O exame de urina em específico possui algumas especificações para a coleta da amostra – é necessário que seja o primeiro jato de urina daquele dia, coletado logo pela manhã.

Os testes de resíduos avaliam a sua aparência, consistência e, sobretudo, sua composição. É uma verdadeira investigação, com o objetivo de encontrar alguma substância indevida, que aponte para algum problema de saúde.

Por exemplo, se houver excesso de glicose, de proteínas ou de corpos cetônicos, as chances de que o paciente esteja sofrendo de alguma doença nos rins ou de diabetes são altas.

Nas fezes, por sua vez, há um foco na busca por ovos e larvas, pois pode haver algum parasita no interior do paciente. Também existe um tipo específico de exame que busca por hemoglobinas, por sangue oculto nas fezes.

Esse tipo de exame pode ser feito por qualquer pessoa, mas é necessário tomar alguns cuidados logo antes de realizá-los.

Por exemplo, quem consome suplementos de vitamina C acaba não conseguindo um resultado confiável para o exame.

Com a vitamina C em excesso no organismo não é possível identificar a glicose na urina, ocultando possíveis diabetes.

Ainda pensando em identificar diabetes tanto tipo 1 ou tipo 2, outro exame muito comum e útil é o teste de glicemia que consegue identificar a concentração de glicose mais elevada no sangue, afim de analisar se o paciente tem hipoglicemia ou hiperglicemia.

Esse exame também corresponde para a manutenção da diabetes, por esse motivo é necessário se fazer exames periódicos.

Para a realização do exame é importante que o paciente esteja em jejum por no minio 8 horas, sendo permitida apenas a ingestão de água.

É necessário verificar qual o período de jejum se o paciente for uma criança, pois existem variações entre crianças pequenas e pré-adolescentes.

Caso o paciente tenha diabetes, o período de jejum não se faz necessário, basta apenas fazer a coleta antes da próxima dose de insulina.

Por fim, é importante manter todos os exames em dia. Verificar a glicose no sangue periodicamente também ajuda na prevenção de doenças graves, assim como medir a pressão e fazer um check-up que inclua exame de urina e fezes.