Famílias olfativas: descubra o que são

Boas fragrâncias para o dia a dia e para as ocasiões especiais não podem faltar, não é mesmo? A escolha de um perfume que nos agrada é algo muito pessoal e às vezes até complexo, mas você sabia que conhecê-los melhor pode te ajudar a fazer boas escolhas?

Seja para você ou para presentear alguém, você nunca mais vai errar na escolha ou adquirir um perfume que não combina com você após ler este artigo.

O que são famílias olfativas

As famílias olfativas são as classes pelas quais os perfumes são separados na perfumaria. Elas dizem respeito à fragrância do perfume, caracterizado pelos ingredientes naturais dos quais é produzido e das notas aromáticas que possui. 

Algumas famílias olfativas para você conhecer 

Existem diversas famílias olfativas e, além delas, também há as subfamílias. Aqui, vamos nos ater às famílias. Conheça algumas delas a seguir.

Amadeirado

A família dos amadeirados diz respeito àqueles perfumes com aromas de madeira, normalmente contendo cedro, patchouli, sândalo, entre outras madeiras naturais. 

Eles podem agradar bastante os amantes de essências com cheiro de madeira e terra molhada, algo que lembre bastante a natureza. Alguns exemplos de perfumes de aroma amadeirado são: One Million e Lady Million, de Paco Rabanne.

Chipre

Da família olfativa chipre fazem parte perfumes com fragrâncias cítricas, mas de fundo amadeirado. Você normalmente encontrará neles notas de musgos de carvalho e frutas cítricas com adição de patchouli, o que confere o fundo amadeirado ao perfume.

Alguns exemplos de perfumes dessa família são os Signorina Eleganza de Salvatore Ferragamo e Polo Cologne Intense de Ralph Lauren. 

Cítrica

A família dos cítricos é conhecida por ter fragrâncias refrescantes e energizantes, oferecendo perfumes com composições cheias de frescor, com notas de frutas como laranja, bergamota, tangerina e limão. 

Alguns exemplos de perfumes dessa família, são os CK One Eau de Toilette.

Floral

Bastante conhecida por constituir um leque de perfumes femininos, a família dos florais abrange perfumes mais delicados e bem naturais, com notas de flores como rosas, gardênia e jasmim. Um exemplo de perfume clássico dessa família é o J’adore da marca Dior.

Frutal

É a família de perfumes com aromas mais marcantes de frutas, como banana, pêssego, amora, entre outros. Um bom exemplo dessa família é o Fantasy Festive Britney Spears, com seu aroma doce de ameixa, amora e cerejas, com toque de baunilha.

Fougère

A família fougère é a mais complexa, pois ela se apresenta com um pouco de cada uma das famílias. No entanto, também é conhecida por sua essência mais ousada, com uma mistura cítrica e amadeirada, mas também com notas de lavanda, especiarias como sálvia, noz-moscada e pimenta.

Alguns exemplos de perfumes dessa categoria são os Libre de Yves Saint Laurent e Eternity for men de Calvin Klein.

Oriental

A família oriental possui fragrâncias com notas mais doces, com misturas de ingredientes cítricos e florais, além de aromas de âmbar e a baunilha. Ela também possui notas de madeiras como o sândalo. 

Alguns bons exemplos de perfumes dessa família são o Olympéa de Paco Rabanne e La Vie Est Belle da Lacôme. 

Dicas para escolher a sua família olfativa favorita

É importante lembrar que por mais que a maior parte dos perfumes seja comercializada com divisões de gênero, existem vários perfumes unissex disponíveis no mercado.

Ainda assim, você não precisa seguir esses padrões para escolher a sua família olfativa ou perfume preferidos. Experimente, leia as composições de cada fragrância e escolha a que mais lhe agrada independentemente do gênero ao qual ele normalmente pertence. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Gear SEO, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *