Gamificação no RH e ponto digital: como a estratégia está revolucionando o setor?

Gamificação no RH

Um dos principais pilares para uma empresa alcançar bons resultados é engajando times de sucesso. Afinal, manter os profissionais motivados implica em melhores entregas. Nesse contexto, surge a gamificação no RH. Isso nós vamos te explicar no artigo de hoje.

Se você chegou até aqui em busca de aprender como implantar um processo de gamificação em sua empresa ou apenas quer saber como essa estratégia vem revolucionando o RH, fique com a gente nesta leitura. 

Vamos lá?

Como certas práticas auxiliam a Gestão de Pessoas?

Sabemos que o setor de Recursos Humanos possui atribuições diversas dentro de uma corporação. São funções que vão desde o processo de recrutamento e seleção, passando pela definição de cargos e salários até o monitoramento de métricas e o asseguramento do bem-estar profissional.

Pela alta demanda de serviços prestados, o RH precisa contar com algumas práticas e tecnologias que auxiliem a gestão de pessoas. Exemplo disso são ferramentas de automatização de processos, como o ponto digital, que permite que o funcionário faça o registro de forma rápida. 

Outras práticas que podem tornar o RH mais eficiente são dinâmicas, treinamentos e programas de desenvolvimento capazes de integrar e evoluir os times em prol de uma melhor organização.

Isso porque, ao investir em capacitação e engajamento, os funcionários colaboram para um funcionamento mais orgânico da corporação e o time de Gente e Gestão pode se dedicar às tarefas estratégicas.  

Agora que sabemos da importância de práticas de engajamento para melhores resultados, é hora de entender do que se trata, de fato, a gamificação, e como colocá-la em prática. Confira!

O que é gamificação, afinal?

A gamificação é a tradução de “gamification”, uma estratégia usada para despertar a motivação dos funcionários e engajar os times. Em outras palavras, é uma forma não convencional de gerar interação e dinamismo às atividades do dia a dia. 

A gamificação é composta por jogos que visam propor desafios para os colaboradores. Como resultado, as empresas podem conhecer mais a fundo a personalidade dos profissionais que compõem a equipe. 

Além disso, é possível também que o RH conheça o potencial dos talentos, percebendo, por meio de padrões comportamentais, quais são suas principais características.  

Mas, como funciona a gamificação no RH e como ela aumenta o engajamento dos times? Veja a seguir!

Como implantar a gamificação no RH?

A gamificação traz diversos benefícios e pode ser aplicada em inúmeras áreas e com diferentes finalidades. Tudo depende da intenção para qual ela será utilizada e quais são os objetivos da prática para a corporação. 

Alguns exemplos de gamificação populares são:

  • Gincanas;
  • Testes de conhecimento;
  • Quizz interativo;
  • Case de desafio;
  • Jogos e dinâmicas online de lógica e habilidades cognitivas;
  • Skill lab.

Além dessas, outras dinâmicas e interações podem ser feitas, dependendo do objetivo da organização. Cabe levar em conta que para cada fim, há uma solução mais próxima do ideal. Isto é, vale a pena pesquisar sobre o que você busca e qual “gamification” pode te proporcionar melhores resultados. 

Agora, vamos ao passo a passo de como implantar uma gamificação no RH.

Defina as pontuações

O primeiro passo é definir um sistema de pontuação para os jogos e dinâmicas que serão realizadas. Afinal, é importante acompanhar o processo das atividades, e a forma mais simples de fazer isso é por meio de métricas.

Além da praticidade, pontuar o desenvolvimento faz com que os profissionais enxerguem os desafios como metas a serem cumpridas, o que pode proporcionar melhores resultados para a equipe.

Registre a evolução dos colaboradores

Após definir as pontuações, acompanhar esse desenvolvimento é essencial. 

Por meio dos registros, o RH consegue observar o desempenho dos colaboradores, analisando de forma estratégica quais são os pontos de destaque e como  pode auxiliar nos pontos que ficaram a desejar. 

Distribua as ações em fases 

Muitas vezes só conseguimos realizar uma tarefa se a dividirmos em partes, certo? Isso porque nos sentimos mais estimulados a vencer aquela etapa, por mais desafiadora que ela seja.

Ao dividir os jogos em fases, o mesmo acontece. E com o estímulo, vem o sentimento de competição, que é saudável até certo nível, promovendo a busca por bons resultados. 

Recompense seus jogadores

Ainda partindo do ponto de que é preciso um estímulo para a busca de resultados positivos, nada melhor que uma recompensa no final do jogo ou de cada fase. 

Aqui, o engajamento é trabalhado ao longo das atividades, seja por meio de brindes, premiações, vale-passeios, presentes, entre outros.  

Quais os principais benefícios da gamificação no RH?

Como vimos anteriormente, a gamificação no RH traz benefícios por meio do engajamento dos times. Mas onde podemos observar esses benefícios, na prática?

Além de promover motivação aos funcionários e, por consequência, levar a uma busca maior por resultados de qualidade, a empresa tende a reduzir o turnover. 

Ou seja, trabalhar a interação entre os colaboradores além de melhorar o desempenho da empresa de curto, médio e longo prazo, ainda possibilita uma maior atração e retenção de talentos, tendo em vista o relacionamento positivo dos membros com a corporação. 

No fim, um o que muitos enxergam como um “simples jogo”, pode trazer mais vantagens do que podemos imaginar. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar nosso site para mais dicas de saúde e bem estar. Até breve!