A importância de mudar a forma de perceber riscos no trabalho

No ambiente de trabalho, estamos todos propensos aos riscos. Nesse sentido, os gestores e responsáveis pela saúde do trabalhador tem investido recursos para a percepção de riscos presentes nas atividades laborais.

Ao utilizar maquinas e equipamentos, é quase impossível dizer que o risco desse manuseio é zero. Contudo, trabalhando as percepções dos funcionários, é possível reduzir os riscos de forma a evitar os acidentes de trabalho, garantindo a saúde e segurança do colaborador.

Sabemos a percepção de risco muda de pessoa para pessoa. Cada um pode enxergar de uma forma, visto que individualmente temos capacidades diferentes de observação. Por isso, o treinamento dos funcionários deve ser realizado, para que a percepção de riscos no ambiente possa acontecer de maneira natural.

Com o treinamento adequado, é possível melhorar a saúde e segurança no local de trabalho, além de aumentar o desempenho da equipe. Esse tipo de treinamento atua na causa dos acontecimentos e nas consequências, por isso é de suma importância para reduzir os riscos de acidentes.

Os trabalhadores atentos e capacitados são os mais propícios a evitar os descuidados no ambiente de trabalho. Isso porque a percepção de risco é consolidada na rotina de trabalho, onde é possível analisar e conhecer as possíveis ameaças.

Leia o artigo e descubra mais informações sobre a percepção de riscos no trabalho.

O que é risco?

Risco diz respeito à probabilidade de ocorrência de um acidente e a intensidade dos danos ou perdas causados por essa ocorrência.

Quando nos referimos a percepção de risco, esse é o ato de tomar consciência, por meio dos sentidos como olfato, paladar, visão, audição e tato de algum perigo eminente, e assim, o trabalhador pode tomar uma decisão adequada para evitar um possível acidente.

Mesmo com todas as campanhas de prevenção e recomendações dos gestores, ao longo dos anos as condições de trabalho mudam, os equipamentos, máquinas e ferramentas são alteradas e isso pode gerar situações adversas. Nesse sentido, é muito importante que todos os envolvidos nas atividades estejam atentos e treinados para perceber os riscos.

A empresa precisa ter o domínio sobre os potenciais situações de risco também, para que se possa tomar todas as medidas necessárias, afim de evitar acidentes de trabalho.

Comportamento que ofertam riscos no trabalho

Além dos riscos inerentes ao local de trabalho, é preciso estar atentos aos fatores que podem prejudicar o estado de atenção do trabalhador.

Abaixo, estão listados pela Siembra Automação alguns comportamentos dos colaboradores que podem ser de risco:

  • Fazer as coisas no “modo automático”;
  • Falta de atenção;
  • Ritmo acelerado de trabalho;
  • Atitudes muito confiantes (sentimento de segurança em tudo o que se faz, devido à rotina);
  • Desrespeito aos procedimentos e normas de segurança;
  • Uso inadequado de ferramentas ou máquinas;
  • Utilização de ferramentas ou materiais estragados;
  • Uso de equipamentos sem manutenção;
  • Operar equipamento sem treinamento adequado;
  • Tentar realizar manutenção em um equipamento sem treinamento adequado;
  • Falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e coletiva (EPCs);
  • Comportamentos inadequados no ambiente de trabalho, como brincadeiras que coloquem em risco a vida de outros trabalhadores.

A importância do desenvolvimento de pessoas

A empresa tem o papel de sanar ao máximo os riscos envolvidos com as atividades laborais. Contudo, investir somente na infraestrutura e no maquinário mais seguro não é o suficiente.

Nesse sentido, é necessário mudar o comportamento dos funcionários por meio da cultura de segurança, com planos de controle dos riscos e mudança na percepção dos mesmos.

Portanto, para isso ocorrer, é importante o desenvolvimento de pessoas. Isto é, os treinamentos voltados a essa área tem como objetivo mudar a forma como os colaboradores enxergam o ambiente de trabalho.

Dessa forma, é possível compreender quais são os processos da percepção dos riscos e mudar a forma como eles são vistos. Agora você entende como é importante mudar a forma de perceber os riscos no trabalho?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Realizarte, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre segurança do trabalho, saúde do trabalhador e motivação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *