Existem itens específicos, que são utilizadas em determinados locais de trabalho. Um exemplo, são as salas que fazem exames de raio-x.
Já parou para pensar quais são os equipamentos necessários, para constituir estas salas? Veremos a seguir quais são alguns deles e informações sobre suas finalidades.
Geralmente, salas que fazem exames radiológicos, possuem um determinado nível de radiação, no entanto, quando os aparelhos são retirados da tomada, o risco de adquirir algum nível a mais de radiação se diminui a zero.
Visto que, quando produzida pelos equipamentos ela se torna eletromagnética. Os equipamentos radiológicos, podem ser divididos em:
A diferença entre eles, é a forma, tamanho, capacidade de produção de raios X, dose de radiação que o paciente se expõe, entre outros fatores.
A função de um aparelho de raio X móvel, é se mover até o paciente que não pode ir até ele. A qualidade de suas imagens não são tão boas.
Isto, devido à falta das grades utilizadas para minimizar as radiações. É importante destacar que o exame só deve ser feito no leito.
Quando o paciente realmente não possui condições de ir até o local adequado, no qual está instalado o aparelho de raio x fixo, que, consequentemente, possui maiores e melhores condições de proteção.
Já um aparelho de raio X portátil, tem a possibilidade de ser utilizado em fazendas, por exemplo. Ele pode servir como um auxílio no momento de examinar animais.
Estes que tenham sofrido com traumatismo e problemas que afetam a saúde deles, como sinusite, infecções e demais anomalias.
Nos animais maiores, o equipamento é aplicado para radiografar regiões dos membros, cabeça e pescoço. Já nos menores, seu uso é mais comum na coluna, bacia e tórax.
Considerando estes aspectos, é correto afirmar que existem equipamentos específicos, que devem constituir uma sala de raio-x, visto que o nível de radiação é maior e existem cuidados adequados, que devem ser tomados.
Uma porta para sala de raio X, deve ser devidamente blindada, para que não haja o vazamento de radiação, além de controlar o acesso do público.
Se não for devidamente blindada pode trazer riscos, podendo contaminar o local ou ambientes próximos. As portas podem ser encontradas em diversos modelos, tais como:
A porta blindada para raio X, pode ser encontrada a venda pela internet, através de diversas empresas. Mas, um dos equipamentos utilizados em salas de raio X é o digitalizador de raio X.
Que serve para digitalizar as imagens obtidas através do exame. É um aparelho muito flexível quanto ao seu uso, podendo ser útil também em outros exames como: ortopedia, odontologia, pediatria e mamografia.
Ele está disponível em diferentes tamanhos e dimensões compactas. É considerado, não apenas um ótimo equipamento para clínicas de radiologia, quanto a qualidade que oferece.
Mas também, um ótima opção para áreas que possuem apenas kits móveis, como navios, vans ou outros modos de mobilidade.
Além de não ser radioativo, também não utiliza produtos químicos, o que o faz com que se torne um equipamento de tecnologia limpa.
Por conta deste aspecto, ele também é muito ágil e prático, considerando que reduz custos com material, tempo e pessoal.
Um equipamento de alta tecnologia que fornece muitos benefícios. A imagem obtida pelo digitalizador é altamente definida, além de possuir uma alta capacidade de software.
Para adquirir ou pesquisar sobre preços, basta procurar em sites de busca pelo termo: digitalizador raio X preço.
Sendo assim, é importante considerar todas as informações passadas, sobre alguns dos equipamentos necessários numa sala que executa exames de raio X.
É importante preservar a saúde dos pacientes e dos demais profissionais que atuam nesta área. A exposição à radiação a longo prazo, pode trazer diversos problemas à saúde.
E por isso, devemos estar atentos aos equipamentos específicos, que devem ser utilizados na atividade desta profissão de forma adequada.
Os exames de raio X, são muito eficientes para determinadas situações e por isso, devemos nos atentar aos aspectos de proteção.