Mandamentos para o amor-próprio: é hora de se valorizar!

Nunca tivemos tantos problemas com ansiedade e depressão como temos atualmente. As redes sociais trouxeram, com todas as novas facilidades tecnológicas, uma pressão muito grande em cima da nossa auto-estima, bem como amor-próprio

São milhares de conteúdos mostrando o que devemos comer, o que devemos vestir e como devemos viver. Fotos com filtros mostrando corpos impossíveis e belezas praticamente digitais.

Mas você já parou para pensar que é possível ter uma vida plena sem essas pressões? Você pode ter uma alimentação balanceada sem precisar passar fome ou estar bem-vestido, com roupas confortáveis.

Como melhorar o seu amor-próprio?

O amor-próprio é extremamente necessário, principalmente para encarar todas as dificuldades que a vida e a rotina acabam colocando no nosso caminho. Dessa forma, separamos algumas dicas para ajudar nesse processo:

Pare de se comparar

Em um mundo cheio de comparações e com a competitividade sendo incentivada em todos os momentos, é natural que muitas pessoas se sintam frustradas.

Lembre-se de que você tem a sua própria história de vida, com seus lados positivos e negativos, com as delícias e as dores tão particulares quanto a sua digital. Por isso, cada conquista também é única e deve ser comemorada!

Perdoe-se

Nossos erros não definem o que somos, mas podem nos ajudar a nos tornar pessoas melhores. Aprenda com seus erros e siga em frente! Não se culpe demais por seus erros, e se você fez mal para alguém, saiba perdoar e ser perdoado. Nunca é tarde para seguir!

Viva o hoje

Uma das melhores dicas para você ter uma vida mais feliz é saber viver o presente. Muitas pessoas vivem demais no passado, remoendo problemas, velhas histórias e erros que já aconteceram. 

Outras pessoas vivem no futuro. Pensando o que precisam fazer daqui a pouco, amanhã ou daqui a dez anos.

Se você se preocupa com o passado e com o futuro, lembre-se de que a única maneira de conseguir corrigir o que passou e se planejar para o futuro é vivendo o presente.

Você é o seu melhor amigo

É claro que precisamos de boas pessoas ao nosso lado, como bons amigos e familiares em que podemos confiar de olhos fechados, mas não podemos nunca depositar todas as nossas fichas em outras pessoas.

Você é o seu melhor amigo, o seu melhor parceiro. Cuide-se, ame-se e você estará pronto para cuidar dos outros e amar outra pessoa de verdade, sem a sensação de dependência. Priorize-se nas escolhas que precisa fazer. Coloque-se em primeiro lugar!

Conheça você mesmo

O processo de autoconhecimento é mais difícil do que imaginamos. Conseguir se conhecer é também encarar seus defeitos e seus medos, mas só assim podemos saber até onde podemos ir de maneira saudável.

Comemore as pequenas vitórias

Agradecer e comemorar pequenas vitórias é essencial para termos a noção de que as coisas boas acontecem na nossa vida. 

Normalmente damos um peso maior para os problemas, já que a sensação de tristeza pode acabar nos incomodando demais, seja por um momento ruim ou por algo que deu errado.

Comemorar pequenas conquistas do dia a dia nos ajuda a perceber que os bons momentos estão lá, diariamente. Aos poucos, você perceberá que eles são até maiores do que os maus momentos.

Em movimento, sempre!

Você deve conhecer a expressão que diz que o nosso corpo é o nosso templo, né? E isso é verdade. 

Cuidar do nosso corpo não é só uma questão de imagem, que, na verdade, é uma das últimas preocupações que devemos ter quando praticamos exercícios, mas também estamos mantendo todas as engrenagens do nosso corpo em pleno funcionamento.

Atividades físicas liberam hormônios que aumentam e ajudam em diversas frentes, por exemplo:

  • A nossa autoestima;
  • A nossa felicidade;
  • A sensação de bem-estar;
  • Entre outros fatores.

Os primeiros passos podem ser difíceis, mas comece gradualmente e sinta como o seu corpo e a sua mente responderão de forma positiva.

Procure ajuda profissional

Caso precise, não tenha vergonha de pedir ajuda. Procure um profissional que possa te ajudar nesta caminhada de autoconhecimento! Terapias são um ótimo caminho para você encarar seus medos e fazer mudanças que vão te deixar viver mais plenamente.

Conclusão

Manter o amor-próprio em dia deve ser uma prioridade, principalmente para que a alegria e o bem-estar sejam constantes.