A manga é certamente uma das frutas mais saborosas, além disso, para cada porção de uma xícara dessa fruta, existem 100 calorias. Ainda vale destacar que se trata de uma bela fonte de nutrientes, que são de suma importância para o funcionamento correto do corpo.
Entre eles, podemos citar: cálcio, cobre, carboidratos, fibras, potássio, ferro, magnésio, vitamina B9 (folato), vitamina A, vitamina B6, vitamina K e vitamina E. Contudo, muita gente tem dúvidas se a manga é bom para o intestino.
Também vale destacar que a manga é fonte de antioxidantes e também possui ligação com benefícios como a ajuda no controle da pressão arterial, a saúde do cérebro, saúde dos ossos, reduz os riscos de doenças no coração e muito mais.
Muitas dúvidas estão relacionadas a esta fruta, como se pode comer manga menstruada.
De acordo com os dados de uma pesquisa recente, realizada por uma equipe da Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, reunindo pessoas que enfrentam problemas e desejam testar os efeitos da fruta.
No estudo, foi comprovado que quando consumida 300 gramas do alimento ao dia, ou uma fruta média, observou-se um auxílio no combate à prisão de ventre.
A fruta foi responsável por aumentar o número de vezes que as pessoas iam ao banheiro, além disso, exames apontaram mais efeitos favoráveis ao intestino. Como exemplo, podemos citar o efeito anti-inflamatório.
Vale notar que esse potencial já tinha sido observado em outras pesquisas do mesmo grupo americano, incluindo resultados relevantes em pacientes da doença de Crohn, um distúrbio que consiste em inflamações no trato gastrointestinal.
Como podemos acompanhar, a manga não se trata apenas de uma simples fruta, ela pode oferecer uma série de benefícios, listamos a seguir alguns deles!
A fibra da manga ajuda no funcionamento do intestino e previne a constipação. Segundo as informações de um estudo, aqueles que consumiram cerca de 300 gramas de fruta, ou uma manga média por dia, apresentaram menos sintomas de constipação crônica.
Os pesquisadores acreditam que, além da fibra, os fitoquímicos presentes na polpa da manga também podem ajudar a aliviar esse desconforto.
Também vale notar que a hidratação possui um papel muito importante nesse processo, por isso, você deve beber mais água.
A manga contém vitaminas C e A, que ajudam no fortalecimento de nosso sistema imunológico e desempenham um papel na prevenção de doenças.
A vitamina A ajuda a manter a integridade da pele e das mucosas, evitando a entrada de patógenos com potencial para causar problemas de saúde. Por exemplo, sua deficiência reduz a resistência à infecção.
A vitamina C, por outro lado, previne danos às células do corpo e aumenta a imunidade. Vale ressaltar que não produzimos vitaminas C ou A, mas precisamos delas para a proteção do nosso organismo.
Portanto, é necessário o consumo regular de alimentos como a manga que possui esses nutrientes. Em uma porção de 100 gramas de manga, há uma média de 15,8 mg de vitamina C e 23 µg de vitamina A
A manga é uma fruta rica antioxidantes e fibras solúveis, que ajudam no bom funcionamento das artérias, oferecendo equilíbrio à frequência cardíaca e aos níveis de colesterol LDL.
É importante lembrar que o excesso desse colesterol pode causar entupimento em veias e artérias, aumentando o risco de ataque cardíaco.
Um estudo da Universidade da Califórnia com mulheres saudáveis na pós-menopausa mostrou que comer duas xícaras de manga por dia reduz a pressão arterial.
A fruta possui magnésio, potássio e polifenóis que contribuem para esse benefício. Lembre-se, a hipertensão arterial é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
É muito importante garantir que você consuma muita água ao longo do dia para combinar com a ingestão de alimentos que fornecem fibra em grande quantidade.
Isso porque a fibra requer que a água passe pelo sistema digestivo e forme as fezes, quando uma pessoa consome mais fibra, mas não consome água suficiente, a sonolência pode piorar e ela ainda pode ter dores abdominais.
Consumir fibras sem a presença de água pode levar ao ressecamento intestinal.
Para aqueles que não estão acostumados a ingerir grandes quantidades de fibras, recomenda-se começar gradualmente uma dieta que forneça mais nutrientes (de preferência com a ajuda de um nutricionista),
Além de aumentar a ingestão de líquidos para facilitar a absorção e a passagem. Em especial se suplementos à base de fibra também são agentes usados.
Durante a transição para uma dieta rica em fibras, também é recomendado beber aproximadamente 230 ml a 470 ml de água a cada duas horas e depois continuar bebendo água regularmente ao longo do dia.