Como um bom software médico pode te ajudar no marketing da sua clínica

software médico

Os desafios de um profissional de saúde que investe em ter sua própria clínica ou consultório vão além de encontrar um bom local e contratar equipe. O fato é que sem pacientes sua atuação não tem propósito e aí é que mora os maiores desafios: atrair e reter pacientes.

Com a ajuda de um software médico aliada a uma ferramenta de marketing a atração e retenção de pacientes pode se tornar uma rotina menos trabalhosa.

Além das estratégias de redes sociais através do marketing digital, você pode contar ainda com:

  • Envios de newsletter;
  • Lembrete de consulta;
  • Campanhas de conscientização;
  • etc.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar como você pode utilizar um software médico para te ajudar no marketing da sua clínica. Fique aqui!

A jornada do paciente

Para que o cliente chegue até você e tenha suas expectativas atendidas, ele passa por um caminho, uma jornada: a jornada do paciente.

A jornada do paciente nada mais é que a sua conscientização, opção pelo seu atendimento, tratamento e pós-atendimento. E em todos estes pontos ele precisa ter suas expectativas atendidas e superadas.

Quando o paciente tem um problema, uma questão de saúde a ser resolvida, ele constrói uma percepção até se decidir por contratar seu serviço. Sendo assim, após a contratação ele espera receber um atendimento que traga a solução do problema. Suas expectativas serão superadas se ele receber um bom pós-atendimento.

Perceber e executar bem essa jornada tem o poder de fidelizar o paciente, fazendo com que ele sempre volte ao seu consultório e te recomende para outras pessoas.

Portanto, em todos os pontos da jornada do paciente um software com uma boa ferramenta de marketing é essencial.

Por que utilizar um software médico?

Os softwares médicos têm ocupado cada vez mais espaço na gestão dos consultórios e clínicas em todo o mundo. Esta solução pode automatizar os trabalhos a serem realizados, garantindo uma rotina mais produtiva e eficiente. 

Uma ferramenta completa conta com soluções que vão desde o agendamento até o marketing da sua clínica. Somente um software completo pensa no relacionamento que você estabeleceu com o seu paciente ao longo da jornada de atendimento.

Por isso, ao fazer sua escolha tenha isso em mente!

Mas lembre-se, optar por um software mais completo não significa que ele deve ser complicado. Muito pelo contrário! Na hora de escolher um software para sua clínica, verifique além do óbvio e entenda o que sua clínica precisa no momento.

O marketing e software médico

Agora que você já conhece a jornada do paciente e sabe da importância de se utilizar um software médico na gestão da sua clínica, vai entender tranquilamente onde a união do marketing com o software médico pode te levar!

Continua aqui com a gente para entender tudo!

O marketing médico vai muito além de postagens em redes sociais. Essa é só uma das estratégias para atração e retenção do seu potencial paciente.

Outras estratégias são muito bem vindas e tem o poder de aumentar o LTV (Lifetime Value) do seu paciente diante da sua prestação de serviços. Ou seja, quanto maior o relacionamento com seu paciente mais ele tende a gastar e ficar na sua base de clientes aumentando a lucratividade do seu negócio.

Conheça mais sobre as estratégias que você pode utilizar.

Newsletter

Uma newsletter é um boletim informativo regular enviado por e-mail para um público específico, geralmente com um interesse comum em um determinado assunto, como por exemplo, seus pacientes. Essas newsletters podem ser usadas para compartilhar notícias, atualizações, novos recursos e outras informações relevantes para os assinantes.

Em tempos de digitalização das informações e que as pessoas estão cada vez mais conectadas, utilizar as newsletter é um ponto diferencial para estar sempre lembrando os pacientes da sua presença.

Lembretes de Consulta

Um estudo na Espanha mostrou que quase 30% dos pacientes faltam às consultas por esquecimento. Neste sentido, os lembretes de consultas enviados por e-mail e SMS podem surtir uma diferença brutal no absenteísmo dos pacientes, tornando o seu consultório 30% mais lucrativo.

Veja como a falta dos pacientes pode impactar o seu fluxo de caixa: se o valor de uma consulta é de R$200,00 e ao dia é possível atender 10 pacientes, com a falta de 3 serão R$600,00 a menos no dia. Por semana este valor pode chegar a R$3.000,00. E ao mês R$12.000,00!

Muitas vezes um bom software de gestão para clínicas custa 1% desse valor ao mês. Por isso, faz todo sentido que você invista em um software para gestão com ferramenta de envio de lembretes de consulta!

Campanhas de conscientização

As campanhas de conscientização mensais são um ótimo gancho para lembrar seus pacientes das visitas regulares, minimizando os riscos à saúde e enfatizando a importância da prevenção. Além disso, as campanhas de conscientização têm um papel social fundamental na qualidade de vida das pessoas de modo geral. 

O profissional da saúde pode apoiar todo tipo de causa, mesmo que ela não seja diretamente ligada à sua área de atuação. Isso porque a intenção é conscientizar seus pacientes e alertá-los sobre uma causa real.

Concluindo, nestes momentos é que a ferramenta de marketing tem poder decisivo. A união dela com um software médico potencializará o seu atendimento e fará com que a sua marca seja sempre lembrada. Ser a primeira opção do seu paciente será imprescindível para lotar a sua agenda e gerar mais lucratividade para sua clínica.

O cuidado constante da sua comunicação com o seu paciente mostrará que você se preocupa com ele e o tratamento que foi proposto. A relação de confiança entre profissional e paciente estará mais fortalecida e o sucesso do tratamento está mais próximo.