Exercícios físicos são fundamentais para a saúde física de todos nós. Entretanto, as dores musculares surgem logo após os treinos para quem é sedentário ou está há muito tempo parado.
Devido a isso, as famosas dores pós-treino amedrontam muitas pessoas que querem retornar às atividades físicas. Vamos saber mais sobre massagens e outros métodos eficazes para amenizar esse desconforto?
As dores não podem servir de desculpa para não treinar. Caso não se lembre, se você desanimar e desistir, as dores voltam com o corpo parado. Então, se é para doer, que seja com motivação e bem-estar nos treinos, certo? Vamos juntos!
Após um treino pesado, com exercícios muito intensos, nada como uma boa massagem. Ela pode ser aplicada por um massagista ou fisioterapeuta profissional. Seu objetivo é aliviar a tensão dos músculos, deixando-os relaxados e aumentando o fluxo sanguíneo da região afetada.
Entretanto, se houver lesão nos músculos, ela não é indicada, pois pode piorar o quadro. Outra massagem bastante recomendada para o pós-treino é a relaxante, o que auxilia os músculos a descansarem e estarem prontos para o próximo dia de treinos intensos.
Outra ideia perfeita para recuperar os músculos no pós-treino é a crioterapia. Ela consiste em mergulhar o corpo em um local com água e gelo logo após o exercício. O gelo tem efeito analgésico e diminui as dores musculares.
No entanto, quem não tem acesso a esse tipo de terapia pode usar compressas geladas. Além de ajudar a diminuir o inchaço e o desconforto, o gelo também impede danos musculares mais graves e ajuda o corpo a se recuperar mais rápido.
Após um treino pesado, recupere os músculos com atividades mais leves e diferentes do que você está acostumado a praticar. Se, por exemplo, você joga futebol, pode recuperar o corpo com yoga, por exemplo.
Esse treino mais leve estimula a circulação sanguínea e a chegada de substâncias que irão combater a inflamação muscular. No entanto, é recomendado ter o acompanhamento de um profissional para não exagerar no pós-treino e piorar as lesões.
Pode ser feito com bastões, rolos de espuma ou bolinhas. A ideia aqui é reduzir pontos de tensão e liberar os nós musculares comuns em atividades de alta intensidade. Essa massagem também estimula o fluxo sanguíneo.
Ela pode ser feita antes dos exercícios, para aumentar a mobilidade e soltar a musculatura, ou depois, para aliviar as dores pós-treino. Com os acessórios corretos, todo mundo pode fazer essa massagem em casa. No entanto, sempre com acompanhamento profissional.
Descanse os músculos entre 24 a 48 horas. Isso é fundamental para o tecido muscular se recuperar e evitar lesões mais graves. Por isso, se exercitar os membros superiores um dia, treine os inferiores no outro.
Além disso, respeite os horários de sono. O descanso noturno é essencial para a recuperação dos músculos e dos níveis de energia. No entanto, deve ser um sono de qualidade, então evite dormir em pequenos cochilos e realmente durma durante a noite.
Além de se hidratar sempre, tenha uma alimentação balanceada para recuperar bem seus músculos. Evite fast foods, pois pioram a inflamação muscular. Dê preferência a alimentos naturais, principalmente os anti-inflamatórios.
Um bom exemplo é o açaí. Ele auxilia no bom desempenho, evita lesões e reduz bastante as dores musculares pós-treino. Outro exemplo é a cúrcuma ou açafrão-da-terra. Ele contém curcumina, um potente anti-inflamatório.
Feitos antes e após os treinos, auxiliam na recuperação muscular e garantem um bom desempenho, Além disso, são um forte combate ao sedentarismo, melhoram a circulação, evitam lesões futuras e proporcionam aumento na flexibilidade e na mobilidade.
Muitas vezes, durante um treino, as pessoas preferem se alongar antes ou depois dos exercícios físicos. Não tem problema: o importante é fazer o alongamento e prevenir futuras lesões e dores maiores pelo corpo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Gear SEO, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.