Medicina: 5 equipamentos ideais para cirurgia

A medicina é uma prática presente na humanidade desde os tempos mais antigos dos processos civilizacionais, podendo ser encontrada de diversas maneiras, dependendo da sociedade onde ela foi desenvolvida.

Tudo o que podemos encontrar hoje pode ser considerado como um resultado da convergência de culturas encontradas em todos os continentes do planeta e práticas medicinais cultivadas durante milênios.

Durante muito tempo, a medicina foi, essencialmente, natural e fitoterápica, não havendo maneiras de reverter algumas condições de saúde — até porque não havia o conhecimento do que poderia ser aquela doença, o que a causava e, muito menos, como fazer um tratamento adequado.

Já no Egito Antigo, por exemplo, existiam grandes técnicas medicinais. Todo o sistema de mumificação e embalsamamento de seus chefes de Estado envolvia altos conhecimentos químicos e biológicos.

Enquanto isso, as sociedades orientais desenvolviam algumas práticas medicinais que podem ser encontradas até hoje. A medicina ayurveda indiana se tornou uma enorme influência para os tratamentos naturais do corpo.

Já na Europa, na época do Iluminismo, muitos estudiosos e alquimistas começaram a se aventurar no entendimento do funcionamento interno do corpo.

Apesar das grandes polêmicas na época, muitos deles se dedicaram a fazer pesquisas com cadáveres, de modo que as pessoas começaram a trancar as sepulturas para evitar que eles fossem sujeitos a experimentos de laboratório.

De qualquer forma, todas essas práticas ajudaram para que hoje fosse possível executar métodos que antes eram impensáveis.

As cirurgias são um bom exemplo de como a medicina pode avançar ao ponto de poder interferir diretamente em um corpo e fazê-lo funcionar de maneira melhor e por mais tempo.

Para entender melhor como funcionam as cirurgias, conheça alguns dos instrumentos que são utilizados nesse procedimento!

1. Equipamentos de proteção

É essencial que o médico esteja usando alguns instrumentos de proteção para realizar qualquer procedimento cirúrgico, por menor que ele seja.

Isso serve para evitar que haja contaminação no paciente, o que poderia gerar infecções de bactérias ou vírus, agravando o quadro de recuperação e, inclusive, causando efeitos colaterais muito piores. É obrigatório o uso de:

  • Avental;

  • Luvas;

  • Touca;

  • Máscara de proteção no rosto.

 

2. Brocas cirúrgicas

Muito úteis nos procedimentos medicinais, as brocas cirúrgicas têm como principais funções fazer cortes, perfurar e desgastar ossos.

Em geral, elas são utilizadas na odontologia, na realização de implantes e cirurgias. Contudo, também podem ser úteis em processos relacionados à ortopedia.

Elas devem ser ligadas a equipamentos maiores e de alta performance para que haja um funcionamento apropriado. A peça de mão deverá ser conectada a uma espécie de motor elétrico, que permitirá que a perfuração seja possível.

O seu instrumento pode ser adaptável de acordo com a finalidade que ela será usada. No caso de perfurações, será usada uma lança pontuda, que facilitará no momento de fazer o buraco. Já no caso de cortes, será instalada uma lâmina afiada.

3. Extensor para cateter

Quando se trata de procedimentos cirúrgicos, não são apenas os instrumentos usados durante que são importantes. Existem alguns equipamentos que são essenciais para que haja uma boa recuperação e, um deles, é o extensor para cateter.

Sua principal função é fazer o transporte de oxigênio para o corpo, pois a situação pós-cirúrgica pode deixar o paciente bastante fragilizado, de forma que ele não consegue respirar por conta própria. O extensor para cateter nasal será adaptado diretamente nas narinas da pessoa, facilitando esse processo.

Esse utensílio pode ser facilmente encontrado através de buscas como extensor para equipo preço.

4. Lâminas

As lâminas cirúrgicas são as que irão, de fato, possibilitar o procedimento, pois elas são as responsáveis por cortar os tecidos da pele e cortá-los.

Elas vêm em vários tamanhos diferentes, de forma que cada uma delas deve ser usada para um tipo de operação distinto.

É possível saber mais sobre cada modalidade buscando lâmina de bisturi função.

5. Linha e agulha

Diferentes das usadas para a confecção, obviamente, mas elas são igualmente importantes na cirurgia. Afinal, se foi feito um corte, ele necessita ser fechado, não é mesmo?

A costura não é feita com as próprias mãos dos médicos, de forma que eles necessitam usar alicates para manusear as agulhas. Isso é um procedimento de segurança e de higiene, evitando ao máximo o contato do cirurgião com o corpo do paciente.