A prática de andar de bike não para de crescer e vem se tornando cada vez mais comum nas grandes cidades. O aumento da malha cicloviária também favorece para que os ciclistas se sintam mais confortáveis, seja para transitar pela cidade ou apenas para relaxar.
Utilizar a bicicleta como meio de transporte, seja para ir para o trabalho, escola ou curso, é uma excelente ideia. Dessa forma, nós podemos evitar o estresse do trânsito, economizar mais dinheiro e ao mesmo tempo praticar um exercício muito bom para o corpo e a mente.
Muitas pessoas ainda não descobriram os benefícios de fazer da bicicleta seu principal meio de transporte, por isso listamos no artigo abaixo alguns motivos para adotar essa prática e também algumas dicas essenciais.
Um dos principais gastos que todos temos é com deslocamento, e isso pode variar de acordo com o meio de transporte escolhido, que pode ser:
Como todos sabem, a bicicleta não gera custos, apenas quando alguma manutenção é necessária, e mesmo assim a manutenção tem o valor bem menor que a de um carro. Fora isso, a bicicleta não apresenta nenhum outro tipo de gasto.
Caso a rotina de trabalho não te permita praticar uma atividade física, por que não aproveita o tempo de deslocamento para praticar um exercício? Sim, ir de bike para o trabalho é excelente, pois trabalha inúmeros músculos do corpo e todo o sistema cardiovascular.
Pedalar previne doenças cardíacas, reduz obesidade, controla diabetes e traz muitos outros benefícios que nos faz ter uma vida mais longeva e saudável.
Ainda falando de saúde, as bikes poluem muito menos o ar, pois não utilizam nenhum combustível para sua locomoção. Dessa forma, além de você contribuir para o meio ambiente, também contribui para sua própria saúde ao não respirar ar poluído.
Muitas cidades grandes brasileiras sofrem com problemas no trânsito por conta da grande quantidade de veículos nas ruas, rodovias e estradas.
Em certos horários e também em dias de chuva, esse problema pode se agravar e alguns trajetos podem levar o dobro de tempo do que o normal devido a essas condições.
Ao escolher ir para o trabalho de bicicleta, você vai poder evitar o trânsito e também poderá escolher a rota que mais te apetece em cada ocasião.
O engarrafamento é um dos maiores causadores de estresse, afinal, ninguém é de ferro e aguenta ficar 10 minutos parado no mesmo lugar.
Caso você opte por trocar o carro ou o ônibus pela bicicleta, você vai evitar o estresse do engarrafamento e todas as outras coisas que acontecem no trânsito.
Além de evitar essa dor de cabeça, o ciclista também melhora o seu humor por conta do exercício. As endorfinas liberadas em atividades físicas auxiliam no relaxamento muscular e mental que consequentemente nos deixa bem-humorados.
Quando uma pessoa consegue economizar mais financeiramente, ter mais tempo para si, se estressar menos e praticar exercícios físicos, ela vê as mudanças em seu corpo, consequentemente vai ser mais produtiva no trabalho e em outras tarefas.
A produtividade que é um dos maiores desafios da geração atual pode ser alcançada pelo simples ato de praticar exercícios físicos.
A bicicleta é um item que possui um preço razoável. Claro que existem inúmeros modelos, alguns melhores e outros piores, e essa mudança na qualidade vai impactar diretamente no preço.
Dito isso, o que reservamos como primeira dica para você é: pesquise bem antes de comprar a sua bicicleta. Veja suas características, tamanho, se ela se adequa ao seu corpo e todos os equipamentos que acompanham a bike.
Caso você não pense em adquirir uma bicicleta em definitivo, existe a opção da Bike Itaú que está disponível em várias cidades do país. Com a Bike Itaú você pode assinar planos diários e até anuais. Assim, você pode analisar qual plano se adequa melhor a você.
Por fim, devemos lembrá-lo de respeitar as regras do trânsito. Assim como os motoristas e pedestres devem estar atentos, os ciclistas também devem estar ligados para evitar acidentes.
Não é perigoso andar de bicicleta, se for considerado o respeito mútuo, a segurança de todos é preservada.