É de certo que o avanço da idade pode ocasionar a perda de algumas funções essenciais para o corpo humano.
Todavia, ainda assim, é possível precaver essa realidade. E profissionais da área da Educação Física, tem como suas principais recomendações a prática de exercícios físicos.
Através dessas atividades, acredita-se que é possível amenizar quase que totalmente os efeitos desse processo natural. Exercitar-se também tem um papel fundamental no meio psicológico para um idoso.
Pois o impulsiona a interagir e manter seu vínculo social firme e forte. Dentre as atividades para idosos mais recomendadas entre os especialistas estão:
Além de serem importantes no aspecto físico, é interessante apontar que idosos sedentários são mais suscetíveis também a problemas neurológicos.
Isso porque, durante a prática de se exercitar, ocorre à queima de toxinas por todo o corpo, isso inclui no cérebro.
As atividades também auxiliam na criação de substâncias, que regulam de maneira mais adequada todo o corpo.
Com isso tudo, ainda é possível diminuir os riscos de problemas cardíacos.
A hidroginástica é uma alternativa para aqueles com problemas nas articulações. A prática é feita dentro da água, com o auxílio de equipamentos específicos para isso.
Nesse âmbito, o idoso tem maior liberdade dos movimentos, sem sofrer com os impactos de como se estivesse em terra firme.
As articulações podem ser mais bem trabalhadas nesse ambiente também e permite com que o indivíduo reganhe aos poucos a elasticidade muscular.
Para os com problemas de obesidade, a hidroginástica é altamente recomendada, pois também auxilia na perda de peso.
Alongamentos podem ser realizados em qualquer local, contudo, é importante que o idoso esteja acompanhando de alguém responsável e também evite alongamentos demasiadamente demorados ou que exigiam muita força muscular.
Assim como a hidroginástica, alongar-se é importante para que os músculos ganhem sua elasticidade e as articulações, possam ser trabalhadas de maneira que não seja tão agressiva, como ocorreria.
O alongamento das extremidades do corpo, entra no âmbito da fisioterapia, podendo auxiliar na recuperação da movimentação. A prática da leitura e também o xadrez, são altamente utilizados na clinica para idosos com alzheimer.
Isso acontece, pois as duas atividades trabalham arduamente com a mente humana. A prática da leitura é considerada como técnica da terapia.
A parte do cérebro que está associada com a capacidade de leitura, tem conexão com a parte encarregada da memória.
Outras atividades que auxiliam no combate contra essa enfermidade, incluem exercícios de memória e aprender novas línguas, por exemplo.
Uma nova modalidade, que veio ganhando atenção pela população nos últimos tempos é o day care para idosos, ou creche para idosos.
Nesses locais, os idosos são colocados diante de uma rotina, onde interagem com outras pessoas e praticam exercícios, além de receberem alimentações adequadas e saudáveis.
Ao fim do dia, os idosos retornam aos seus lares. Ainda é possível realizar a contratação de um cuidador de idosos.
Estes profissionais são treinados, para terem conhecimento de rotinas que podem auxiliar e melhorar a condição de vida dos pacientes.
A dieta também um fator que influencia na qualidade de vida. O sistema digestivo do corpo humano não fica isento do avanço gradual de idade, tornando-se mais lento e mais eficiente.
Isso implica com o passar do tempo, é importante que o indivíduo adeque seu cardápio para evitar problemas futuros.
Nutricionistas recomendam que durante a terceira idade, seja importante que se evite o consumo de carnes vermelhas em demasia. Estas, apesar de ricas em proteínas, são de difícil digestão, além de serem ricas em colesterol.
O consumo de frutas é recomendado, mas é importante maneirar nas que são ácidas, como acontece com as laranjas.
Os laticínios são ricos em cálcio e altamente recomendados, assim como verduras e legumes; alguns alimentos dessa família auxiliam na flora intestinal.
Pois podem possuir lactobacilos, que regulam essa área do corpo, como acontece com os iogurtes. Idosos também são mais propensos a doenças como a hipertensão e diabetes.
Por essas questões, as frituras devem ser cortadas totalmente do cardápio mas, se não for possível fazê-lo, diminuir o consumo até porções mínimas.
Para açúcares, é recomendado diminuir o consumo e cortá-lo em caso de diabetes agudas. Mesmo com uma rotina recheada de exercícios físicos e uma dieta balanceada é importante também que acompanhamento hospitalar para idoso, seja feito regularmente.