O poder antioxidante das frutas cítricas e seus benefícios

Os antioxidantes são substâncias que estão presentes em vários alimentos e trazem inúmeros benefícios para a saúde. Tomar um suco de laranja, ingerir amoras e incluir vegetais na alimentação pode fazer toda a diferença na sua rotina. 

É muito comum ouvir falar sobre o poder antioxidante de alguns alimentos, especialmente das frutas cítricas e vegetais. Mas você sabe o que é uma função antioxidante e como ela age em nosso organismo?

O que são os antioxidantes?

Os antioxidantes são substâncias com a capacidade de agir contra a oxidação dos tecidos. 

O avanço da idade e os efeitos do processo fisiológico natural tendem a fazer com que as células do corpo se oxidem e com isso o aspecto físico da pele e a saúde vão sofrendo os efeitos do envelhecimento.

Neste contexto, os antioxidantes protegem as células e o material genético da oxidação, contribuindo para a manutenção das células.

Vale destacar que a idade é apenas um fator que favorece a oxidação das células, além dela, uma alimentação inadequada, uso de medicamentos, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e exposição solar são fatores que aceleram a oxidação.

Portanto, além de ingerir alimentos antioxidantes, é necessário mudar os hábitos, mantendo uma rotina mais saudável, ingerindo água, usando protetor solar e praticando atividades físicas.

Quais os benefícios dos antioxidantes?

Ingerir alimentos ricos em antioxidantes traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles, destacamos:

  • Neutralização dos radicais livres e prevenção do estresse oxidativo;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Poder anti-inflamatório;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas;
  • Combate a doenças como câncer, artrite reumatoide e Alzheimer.

Além desses aspectos, ajuda na saúde da pele, no rejuvenescimento e aspecto geral da derme. Outro ponto é a proteção da pele e combate aos danos causados pela exposição solar.

Como ingerir antioxidantes na alimentação?

Há uma grande variedade de alimentos que contêm antioxidantes em sua composição. As frutas cítricas, ricas em Vitamina C, são um exemplo disso. Desta forma, a laranja, goiaba, mexerica, acerola e limão são alimentos que podem ser incluídos em uma dieta antioxidante. 

As frutas, legumes, sementes, verduras e grãos são outras fontes naturais que podem fornecer uma boa quantidade de vitaminas e outras substâncias ricas em antioxidantes. Montamos uma lista com os alimentos mais comuns e de fácil acesso que contêm antioxidantes em boa quantidade na sua composição. Confira! 

  • Cenoura — rica em betacaroteno, melhora o aspecto da pele;
  • Azeite de oliva — dê preferência para produto extravirgem; 
  • Tomate — possui carotenóides, substância antioxidante que combate os radicais livres;
  • Ameixa-preta — fortalece o sistema imunológico, gastrointestinal e pele;
  • Aveia — possui grandes quantidades de silício, magnésio e fósforo;
  • Alho — ótimo anti-inflamatório e aliado no combate aos radicais livres;
  • Laranja — ricas em vitamina C tem altos percentuais de antioxidantes;
  • Maçã — quanto mais vermelha, maior a quantidade de antioxidantes;
  • Brócolis — possui várias substâncias benéficas para a saúde; 
  • Feijão-vermelho — rico em antioxidantes e tradicional na mesa do brasileiro. 

As frutas e vegetais devem ser consumidas preferencialmente in natura ou na forma de sucos e vitaminas. O consumo de vegetais crus pode potencializar a ação dos antioxidantes, porém, a ingestão na forma cozida também é saudável.

Se você tem necessidades nutricionais específicas, é interessante montar uma dieta personalizada. Neste caso, um nutricionista poderá auxiliar na escolha dos melhores produtos conforme os seus objetivos individuais.

Independentemente da dieta escolhida, incluir frutas, verduras, vegetais e grãos na dieta vai ajudar a manter a saúde, melhorar o aspecto da pele, unhas e cabelos, além de trazer bem-estar e energia para as tarefas do seu dia a dia.