O esqualano possui alto potencial de hidratação, sendo muito utilizado nos cosméticos para a pele e o cabelo
Cada vez mais os cosméticos desenvolvidos com ingredientes limpos e naturais têm atraído a atenção dos consumidores por oferecerem uma ação eficaz nos cuidados com o corpo, sem prejudicar o bem-estar dos usuários e do meio-ambiente no seu processo de fabricação.
Por esse motivo, o esqualano se tornou um dos principais ativos queridinhos do público, estando presente atualmente na fórmula dos mais variados cosméticos, de hidratantes faciais até às máscaras para o cabelo.
Mas, se você nunca ouviu falar sobre os produtos com esqualano, essa é a sua oportunidade de conhecer mais sobre eles! No conteúdo a seguir, trouxemos todas as características e benefícios dessa substância para que você entenda porque vale a pena inserir esse ativo na sua rotina de beleza. Continue a leitura e descubra!
O esqualano é uma molécula produzida pelas glândulas sebáceas do corpo humano. Ela é muito importante para a manutenção das funções vitais das células, como a retenção da umidade, a hidratação e a renovação da pele.
Contudo, a partir dos 30 anos, a produção natural dessa substância pelo organismo passa por um declínio, sendo fabricada em menores quantidades. Isso ocasiona o aparecimento de linhas de expressão, rugas, falta de elasticidade e outros sinais na pele.
Para contornar essa redução foram elaboradas substâncias sintéticas, nomeadas de esqualano, com propriedades semelhantes à dessa molécula natural para atender às necessidades do organismo. A princípio, o óleo de fígado de tubarão era a principal fonte utilizada para a fabricação desse componente.
Entretanto, a extração desse emoliente gerava sérios impactos ambientais e, aos poucos, ela foi sendo substituída pela de ingredientes naturais obtidos por métodos sustentáveis. Por exemplo, o esqualano da Biossance é desenvolvido de forma 100% vegetal, derivado da cana-de-açúcar brasileira renovável.
Por vezes, é comum que as pessoas confundam o conceito de esqualano com o de esqualeno, já que ambos os ativos servem para a manutenção da pele. Contudo, já deu para perceber que existe uma diferença bem sutil entre esses dois componentes.
Enquanto o esqualeno é um lipídio produzido diretamente pelas glândulas sebáceas do corpo, o esqualano é desenvolvido em laboratórios por meio do processo de hidrogenação, tornando esse ativo mais estável e eficaz para a proteção da pele.
Os benefícios proporcionados pelo esqualano fizeram com que ele se tornasse tão popular na indústria da beleza. Por ser um ativo “biocompatível”, ele é absorvido instantaneamente pelo corpo, deixando a pele mais macia e saudável. Por essa razão, essa substância é apontada como o hidratante mais potente da Biologia.
Além disso, o esqualano é capaz de reter a umidade do corpo, equilibrando a oleosidade, sem bloquear os poros. Por último, vale destacar que ele ainda é um ótimo aliado para reduzir sinais que, com o passar do tempo, aparecem na pele como vermelhidões, rugas e linhas de expressão.
Atualmente, é possível encontrar o esqualano na composição de diferentes cosméticos, sejam eles cremes para o cabelo, itens de maquiagem ou óleos para o corpo. Isso acontece principalmente por causa do modo eficaz como esse ativo atua no corpo.
Na fórmula dos produtos para a pele, ele sempre é inserido por ser absorvido rapidamente pelo organismo, não deixando assim uma sensação pegajosa ou de oleosidade após o uso, como ocorre na aplicação de cosméticos tradicionais.
No caso dos cosméticos para o cabelo, o esqualano é escolhido por contribuir diretamente no fortalecimento dos fios, sendo capaz de reduzir o aparecimento de pontas duplas, prevenir contra a quebra e intensificar o brilho natural.
Como é um produto livre de elementos tóxicos, não existem restrições quanto ao uso do esqualano, ou seja, ele é indicado para todos os consumidores, independente da faixa etária do público.
Entretanto, pessoas de pele seca ou oleosa podem se beneficiar mais das propriedades desse ativo, visto que ele consegue aumentar a barreira de proteção desses indivíduos, diminuindo a probabilidade de danos na superfície cutânea.
O óleo de esqualano é um item muito versátil, podendo ser adicionado em diferentes etapas da rotina de beleza. Durante o skincare, ele pode ser inserido por meio de “cleansing oils” para retirar todos resíduos da pele, promovendo assim uma limpeza profunda na superfície cutânea.
Ou então, ainda existe a possibilidade de usar o óleo de esqualano como hidratante para o corpo. Nesses casos, basta aplicar algumas gotas do líquido diretamente na área desejada em movimentos circulares e ascendentes.