Anti inflamatório e antibacteriano, diz-se que o óleo de melaleuca ajuda a combater manchas na pele, como acne, cravos e espinhas, e também tem efeito sobre verrugas, fungos nas unhas ou herpes.
Na verdade, o óleo está contido em muitos produtos de cuidados, ao mesmo tempo que muitas lojas também o vendem em sua forma pura. Mas é exatamente aí que está o problema.
O funcionamento do óleo depende do seu grau de pureza e da dosagem utilizada no momento da sua utilização. Os ingredientes podem aliviar a irritação da pele, mas também causar novas irritações ao mesmo tempo.
Portanto, se você quiser usá-lo puro, deve aplicá-lo com moderação e seletividade. Dermatologistas e alergologistas até alertam que o uso extensivo de óleo puro de melaleuca pode estressar severamente e irritar a pele. O resultado pode ser espinhas, pústulas e erupções cutâneas que coçam.
Use apenas o oleo de melaleuca certificado. Muitas pessoas pedem algum tipo de óleo online sem uma origem certa. Você obtém rapidamente um produto de qualidade inferior. Não é aconselhável a mistura com outros óleos, pois pode causar o risco de alergias. Erros de dosagem podem surgir facilmente sem conhecimento prévio.
A irritação da pele com o óleo de melaleuca pode ser comum. Você deve parar de usar o óleo imediatamente e consultar um dermatologista. A única coisa que pode ajudar é um creme anti inflamatório com receita médica. Em geral, você pode usar o óleo com cautela, mas não deve esperar milagres. Não é um impulsionador da beleza como muitas vezes é retratado.
Use apenas óleo de melaleuca fresco, que é melhor armazenado hermeticamente em uma pequena garrafa em um local escuro, como outros óleos, o óleo estraga rapidamente com muita luz solar e calor.
Como resultado, são formados resíduos que podem danificar a pele. Cuidado! Sob nenhuma circunstância o óleo concentrado deve ser espalhado em uma grande área, pois o óleo é muito agressivo em altas doses. No entanto, se você quiser tratar apenas uma única espinha ou tratar uma pequena área, passe um cotonete no óleo e aplique-o com cuidado.
Os óleos essenciais não são adequados apenas para manter os mosquitos afastados devido ao seu cheiro intenso, mas também para tratar picadas de insetos existentes.
Além do óleo de alfazema, cravo ou eucalipto, o óleo de melaleuca também é ideal para aliviar a coceira. Simplesmente aplique o óleo diluído na picada várias vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.
Para limpar o rosto, misture algumas gotas do óleo com água e aplique suavemente o líquido com um algodão ou esponja. Evite a área dos olhos!
Qualquer pessoa que sofre de coceira no couro cabeludo ou caspa pode simplesmente adicionar algumas gotas de óleo de melaleuca ao shampoo. Depois de vários usos, a mistura deve trazer alívio ao couro cabeludo estressado.
O óleo também pode ajudar no mau hálito, porque é aqui que as bactérias – da inflamação das gengivas, por exemplo – são responsáveis pelo odor desagradável. Mas o óleo de melaleuca promete um remédio: basta diluir algumas gotas em água e depois enxaguar a boca com ela, puxando suavemente a água para a frente e para trás. Se você tiver dor de garganta, pode gargarejar com enxaguatório bucal – os ingredientes do óleo combatem as bactérias na boca e na garganta.
Para um escalda-pés, coloque cinco gotas do óleo em uma tigela com água morna e mergulhe os pés nela por pelo menos dez minutos. O efeito antibacteriano do óleo pode reduzir o chulé e fazer com que os pés cansados fiquem na ponta dos pés.
Graças às suas propriedades antibacterianas e anti inflamatórias, o óleo de melaleuca é particularmente eficaz contra manchas na pele – o que o torna ideal para uma máscara facial.
Mas aqui também se aplica o seguinte: cuidado com a dosagem! Para a máscara, misture duas gotas do óleo com duas colheres de sopa de terra curativa e água para formar uma pasta. Em seguida, aplique-o cuidadosamente no rosto e na zona T e deixe por dez a 20 minutos. Em seguida, enxágue com água morna.
Dica: Em vez de terra de cura, sementes de linhaça moídas também podem ser usadas. A máscara só deve ser aplicada uma vez por semana, caso contrário os princípios ativos do óleo podem atacar e ressecar a pele.
O óleo de melaleuca puro tem um aroma intenso entre o frescor e o picante azedo, o que não é para todos. No entanto, alguns o associam a um efeito curativo, como uma pomada para tosse.
Essa pode ser a razão pela qual a recomendação é repetidamente feita na Internet para inalar o óleo de melaleuca para asma. Mas cuidado! Isso é exatamente o que pode desencadear os ataques mais graves, portanto, os asmáticos nunca devem inalar o óleo.
O preço depende de onde vem o óleo e da qualidade dele. Se você quiser comprar óleo de melaleuca, deve prestar atenção ao certificado e quanto tempo é o prazo de validade.
O óleo de melaleuca orgânico também é um critério. Em geral, o óleo puro e certificado da Austrália é de boa qualidade. Ele está disponível em farmácias, lojas de produtos naturais ou drogarias bem abastecidas.