Os laboratórios são espaços muito importantes para a construção de conhecimento, produção de informação e criação de novas técnicas e produtos. Por conta disso, podem estar em diversos setores e se relacionar com a maior parte dos segmentos.
Para que todos esses objetivos sejam alcançados, tais espaços devem usar equipamentos para laboratório que auxiliam em todo o processo.
Os laboratórios possuem diversas metodologias e equipamentos a fim de obter resultados em estudos e desenvolvimentos.
Assim, algumas dessas ferramentas são usadas apenas para análises, enquanto outras são para laboratórios de experiências para os mais diversos setores, desde os mais conhecidos como os químicos, até os menos conhecidos como os laboratórios de engenharia e arquitetura – que possuem em seu complexo ferramentas como a máquina de policorte e furadeiras.
Neste artigo abordaremos os principais tipos de laboratórios e os equipamentos e ferramentas que podem ser encontrados nestes locais, isto é fundamental para entender a importância destes espaços na indústria, no comércio e também em nosso cotidiano.
Os laboratórios são ambientes preparados para os mais diversos fins, como:
Por conta dessa variedade de resultados, possuem atuação em muitos segmentos e, por conta disso, os materiais de laboratorio, ferramentas e produtos são diversos.
Abaixo, conheceremos alguns modelos de laboratório:
Esses laboratórios são os mais conhecidos por conta de estarem no cotidiano das pessoas. Eles são responsáveis pela coleta e análise de materiais biológicos de um indivíduo como sangue, urina, fezes, suor e outros componentes.
Os profissionais que estão nesses laboratórios podem ser variados, indo desde médicos, biólogos, bioquímicos, biomédicos e farmacólogos.
Os resultados das análises ajudam os médicos a identificarem as patologias que acontecem as pessoas e indicam qual o médico que ele deverá ser encaminhado.
Esses laboratórios, além de comportar vidrarias quimica, são compostos por refrigerados, balanças, microscópios e estufas.
Este tipo de laboratório está atrelado a pesquisa científica em diversas áreas.
Cada área terá um laboratório diferenciado, existindo os laboratórios químicos, de fisiologia, de biologia celular ou animal e virologia, por exemplo.
Cada laboratório estuda uma área específica, sendo compostos de produtos, ferramentas e máquinas que atendem a necessidade de cada um.
Um exemplo são os materiais para laboratório de biologia, além de terem componentes biológicos como células, alimentos e outros processos, precisam de microscópios de luz e eletrônicos para realizar os processos com mais precisão.
Enquanto isso, um laboratório de física experimental precisará de máquinas de laser e até mesmo estruturas inteiras para realizar seus fluxos, como o acelerador de partículas.
Os laboratórios industriais estão presentes em alguns setores da indústria, principalmente aqueles que trabalham com materiais químicos ou alimentícios. Eles se dedicam a análise e controle da qualidade do que está dentro da produção, para que o produto tenha mais qualidade.
Esses ambientes são compostos por instrumentos de medição precisos, como balanças e as vidrarias de laboratorio diversos.
Agora que já conhecemos alguns dos laboratórios, iremos abordar as vidrarias de laboratório e outros equipamentos que são encontrados nesses espaços.
A maioria dos laboratórios utilizam as vidrarias, sendo que o segmento que mais utiliza trabalha com análises biológicas e realização de experiências químicas, afinal, eles ajudam na produção de misturas, reações e testes.
As vidrarias podem ter forma, capacidades e funções diferentes, podendo ser encontradas em vidro comum, vidro pirex, vidro temperado e quartzo fundido.
O primeiro desses representantes é o balão de fundo chato, usado para armazenar soluções e em seu preparo. Na prática, esse item ajuda em experimentos com reações que expelem gases ou em aquecimentos brandos de líquidos e soluções.
O balão de fundo redondo suporta temperaturas mais altas e são usados para processos de destilação, sistemas de evaporação a vácuo e refluxo.
Já o balão volumétrico ajuda na preparação de soluções que precisam de medidas muito precisas. Vale destacar que esses balões possuem um volume fixo.
O béquer é usado para medição de volumes e para a transferência de líquidos, já que possui um bico. Não tem grande precisão, sendo usado de forma geral.
Além dessas vidrarias, temos equipamentos como o aquecedor, as centrífugas e refrigeradoras, que auxiliam no processo geral do estabelecimento.
Deste modo, os laboratórios dependem do objetivo de seus espaços e de ferramentas adequadas como as vidrarias para funcionarem adequadamente.