Você já ouviu falar de nootrópicos?
O cérebro é um órgão com um grande potencial e temos a certeza de que com ajuda de algumas substâncias, você poderá ter resultados surpreendentes.
Se alguém te apresentasse uma pílula que oferecesse algum superpoder mental, você tomaria?
Pois bem, os Nootrópicos são substâncias com ação diretamente no cérebro, sendo capaz de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio.
Conhecidos também como pílulas inteligentes, eles são aprimoradores cognitivos que têm a capacidade de melhorar a motivação e criatividade.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas se os nootrópicos realmente funcionam e são seguros.
De uns anos pra cá, a popularidade dos nootrópicos teve um grande aumento, principalmente entre estudantes universitários, graduados e até mesmo empresários executivos que trabalham muito com a mente.
Você teria coragem de experimentar uma pílula que estimula o cérebro?
Essas substâncias são muito famosas entre os estudantes e empresários do ramo de bolsa de valores estão cada vez mais adeptos a esses suplementos e poder assim ter um destaque das outras pessoas.
Os nootrópicos são considerados drogas que não viciam ou substâncias que ajudam o cérebro a trabalhar com mais eficiência.
O termo nootrópicos engloba vários tipos de drogas, ervas e suplementos que estimulam o cérebro, e alguns estudos afirmam ter efeitos cognitivos.
Quando se trata de encontrar o melhor nootrópico, é importante ter em mente qual o motivo que você está usando esses suplementos nootrópicos, seus objetivos, histórico médico e os riscos envolvidos.
Os nootrópicos são plantas naturais colhidas e combinadas suas sequências de vitaminas, e algumas floriculturas de fora do Brasil já estão aderindo a venda desses produtos naturais.
Hoje, podemos encontrar uma variedade de produtos no mercado denominados como nootrópicos, considerando que a definição de um nootrópico ainda está em estudo, pois o termo não é totalmente regulamentado.
O que torna as coisas um pouco mais complicadas é que os nootrópicos são fabricados com substâncias que incluem muitos ingredientes que agem de maneiras diferentes.
É difícil descrever exatamente como os nootrópicos funcionam, porque cada um é único e possui seus próprios mecanismos de ação.
Considerando que muitos suplementos cerebrais são diferentes e se enquadram na categoria de nootrópicos, já existem estudos que comprovam sobre como os nootrópicos melhoraram a função cognitiva.
As drogas inteligentes têm em comum o poder de alterar os níveis dos neurotransmissores, enzimas ou hormônios no cérebro, como por exemplo, a acetilcolina, adrenalina, dopamina e a serotonina.
Muitos aumentam a energia, como é o caso da cafeína, que promove o fluxo sanguíneo e auxilia a proteger o cérebro do estresse.
Algumas faculdades de medicina no Brasil já estão se aderindo a estudos de nootrópicos para ajudar a melhorar sua inteligência.
Atuam no desempenho dando suporte a memória, armazenamento e aprendizado.
Influenciam no foco e estimulam a produtividade
Auxiliam no controle do humor, confiança, motivação,podem melhorar a função cognitiva e ajudam no relaxamento.
Promovem a sensação de relaxamento que conduz a exploração do cérebro que conduz a criatividade.
Influenciam na nutrição esportiva devido à sua capacidade de melhorar a motivação, resistência ao estresse, têm benefícios anti-estresse bem documentados podem melhorar o desempenho de todos, desde profissionais de multitarefa até atletas competitivos.
O que diferencia os nootrópicos da maioria dos estimulantes que alteram o humor é que eles são considerados não-tóxicos e não viciantes.
Muitos são extraídos de plantas ou aminoácidos encontrados em alimentos comuns ricos em proteínas.
Esses nootrópicos que foram estudados demonstraram oferecer benefícios à saúde mental:
Os cogumelos medicinais incluem espécies como reishi, cordyceps e crina de leão.
Esses fungos demonstraram em estudos ajudar e apoiar a função cognitiva
As ervas adaptógenas incluem fungos como ginseng, manjericão sagrado ashwagandha, raiz de astrágalo, raiz de alcaçuz, rhodiola rosea e cordyceps.
Este medicamento herbal tem sido usado na medicina tradicional ayurvédica que começou na Índia há muitos anos. É usado para ajudar a cura de vários problemas de saúde, memória, ansiedade, sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Os ácidos graxos ômega-3, como DHA e EPA, são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e podem proteger contra danos às células cerebrais.
Eles também podem ajudar a memória e a reduzir a inflamação.
O ginseng é um adaptógeno conhecido que demonstrou reduzir o estresse e alguns aspectos do desempenho da memória de trabalho em adultos jovens e saudáveis.
Estudos garantem que o ginseng possui propriedades anti-estresse significativas e pode ser usado para o tratamento de distúrbios causados pelo estresse, incluindo ansiedade, falta de foco e fadiga.
O ginkgo é uma das ervas mais ingeridas para a saúde do cérebro,tendo sido muito estudado e comprovado seus efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e estimulantes da circulação.
Os benefícios do ginkgo biloba incluem melhora na função cognitiva, humor e aumento de energia.