Saúde: Pode fazer sexo durante a menstruação?

Falar sobre sexo e menstruação ainda é um tabu. Em algumas culturas, a mulher é considerada impura durante esses dias. Muitas pessoas têm receio de fazer sexo nesse período, já que a menstruação ainda é vista como algo “sujo”. Contudo, essa ideia está equivocada.

A menstruação faz parte do processo natural do corpo feminino e o fluxo nada mais é do que sangue e tecido uterino. É comum trocar fluídos corporais durante o sexo: a lubrificação é um exemplo disso. Então, basta olhar para a menstruação da mesma forma. Além disso, é importante saber que transar no período menstrual pode contribuir para o bem-estar feminino.

Durante as relações sexuais, o corpo libera endorfina e serotonina. Essas substâncias estão diretamente ligadas ao prazer e bem-estar. Elas possuem ação analgésica, atenuando cólicas, dores de cabeça e melhorando o humor. Não à toa, muitas mulheres gostam de transar menstruadas.

Escolha pessoal

Pode fazer sexo durante a menstruação? Sim. Não há contra indicações médicas quando o assunto é relação sexual nos dias de fluxo. No entanto, isso não significa que todas as mulheres devam manter a vida sexual ativa no período.

A relação de cada mulher com o próprio período menstrual é diferente. Algumas ficam introspectivas e preferem seguir uma rotina mais leve. Por outro lado, algumas mulheres percebem um aumento na libido e gostam de fazer sexo nesse período. Portanto, não existe certo ou errado quando falamos sobre sexo durante a menstruação. É importante que as pessoas façam apenas o que as deixam confortáveis.

Risco de gravidez

Muitas mulheres acreditam que não há risco de gravidez para quem transa menstruada. No entanto, essa possibilidade existe, apesar de ser baixa. Isso porque os espermatozoides ficam armazenados durante alguns dias no organismo e têm chances de encontrar um óvulo que também esteja nesse trajeto.

Pessoas com ciclos irregulares ou curtos, com ovulações que acontecem em um período inferior a 14 dias, têm mais chances de engravidar durante relações sexuais no período menstrual. Então, lembre-se de usar preservativo.

Sexo pode encurtar período menstrual

Essa informação não é muito conhecida, mas transar menstruada pode encurtar os dias de fluxo. Isso acontece porque o orgasmo provoca contrações uterinas que facilitam a saída do sangue. Em alguns casos, o organismo libera um grande volume de sangue após o orgasmo. Então, a duração da menstruação pode acabar diminuindo, já que o sangue está sendo liberado mais rapidamente.

Dicas para ter uma experiência positiva

É normal ter certo receio ao pensar em transar menstruada. Afinal, existe uma grande preocupação com os lençóis e a possibilidade de manchá-los durante as relações. Entretanto, algumas dicas podem ajudar nesse sentido.

O chuveiro é um bom lugar para não correr o risco de manchar as roupas de cama. Outra opção prática — e muito utilizada — são as toalhas. Basta colocá-las por cima dos lençóis. Assim, caso aconteça algum escape, você pode lavar apenas a toalha, enquanto os outros itens seguem intactos.

Por fim, lembre-se de optar por posições confortáveis. Algumas mulheres ficam mais sensíveis nesse período do ciclo e mesmo as posições que não costumam incomodar podem gerar desconforto.

Preservativos são indispensáveis

Nos dias de fluxo, o colo do útero fica mais aberto e os vasos sanguíneos do endométrio dilatam. Isso significa que a área fica mais sensível aos micro-organismos, como fungos, bactérias e vírus. Portanto, os cuidados para não contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) devem ser redobrados.

A camisinha é o melhor método para proteger contra ISTs. Além de ser usada na penetração, ela é indicada para quem pratica sexo oral nos dias de fluxo. Afinal, precisamos lembrar que o sangue é um canal de transmissão de diversas doenças, então esse cuidado não deve ser negligenciado.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *