Por que os dentes escurecem? Conheça os diferentes tipos de clareamento

Os dentes naturais vão envelhecendo e, com o passar dos anos, tendem a escurecer. Seja pela retração da polpa ou nervo dentário ou mesmo devido ao desgaste do esmalte dentário. 

Ainda assim, há outros motivos que podem degradar as peças dentárias mais rapidamente, como maus hábitos de alimentação, higienização, entre outros. 

Manchas causadas por maus hábitos de alimentação

Ingestão de bebidas como o vinho tinto, chás, café, refrigerante de cola, alimentos de cores fortes, como a beterraba, ingestão de carne vermelha ou molhos como o ketchup e a mostarda. 

Consumo de tabaco

O cigarro é um dos principais inimigos dos dentes, assim como o álcool, as drogas e claro, a má higiene bucal. 

Alguns outros motivos que podem causar o escurecimento dos dentes

Além dos consumos já mencionados, algumas substâncias encontradas em medicamentos antibióticos, tetraciclina, e também o excesso de flúor são alguns dos fatores que podem escurecer antecipadamente os dentes. 

Além disso, fatores genéticos, acúmulo de tártaros por não haver higiene adequada e as ditas manchas internas ou intrínsecas também são algumas das razões que podem tornar os dentes mais escuros e afetam diretamente a estética e saúde bucal.

Bons hábitos de higiene, bons hábitos alimentares e visita periódica ao dentista fazem parte de uma rotina que evita o escurecimento dos dentes. Ainda assim, existem métodos odontológicos que podem solucionar este problema que é o clareamento dental

O que é clareamento dental? 

O clareamento dental é um tratamento estético e odontológico considerado conservador em relação ao dente natural, já que torna possível trocar o tom de cor dos dentes, obtendo uma cor mais “jovem”, e luminosa que os dentes mais envelhecidos, devolvendo o brilho e esmalte dentário. Desta maneira, é um dos métodos mais eficazes para obter dentes brancos e perfeitos. 

Clareamento dental caseiro 

Este método é realizado utilizando uma moldeira de silicone e um gel clareador. Inicialmente toma-se alguns registros da boca e, a moldeira de silicone com a forma adequada do contorno da boca.

Em seguida, encaixa-se o aparato com o produto deixando-o agir por aproximadamente uma hora. Este processo deve ser feito todos os dias, com o auxílio e acompanhamento do dentista. Dependendo do estado dos dentes, o tratamento pode levar de duas a três semanas. 

Branqueamento dental na clínica com luz de led

Aplica-se um gel mais concentrado em relação àquele utilizado em casa e se aplica uma luz que potencia o efeito branqueador do gel.

A grande vantagem deste método é que o tratamento será realizado tão somente em uma sessão de apenas uma hora de duração, obtendo, desta maneira, dentes mais brancos de forma confortável e mais rápida. 

Clareamento dentário misto 

Combinam-se os dois métodos de branqueamento anteriores. Este caso é mais recomendado quando os dentes estão com uma coloração muito escura e o objetivo é obter um grande efeito clareador. 

Clareamento interno

Método mais utilizado em casos de dentes que escurecem devido ao tratamento endodôntico.

Neste caso, aplica-se o gel no interior do dente, deixando-o agir até que a mancha causada pela endodontia seja eliminada. Normalmente, várias sessões são necessárias para se livrar desses tipos de manchas. 

Onde realizar clareamento dental?

É recomendado que o tratamento seja feito por uma rede completa de clínicas odontológicas, com o auxílio odontológico mais  atual e moderno, com todos os recursos necessários e equipe altamente capacitada, preservando qualidade, satisfação e bem estar

Além disso, procurar por especialistas em implantes dentários, clareamento dental  e referência em reabilitação oral que priorizam o atendimento humanizado é essencial.

Texto produzido originalmente pela equipe da Clínica odontológica Oral 360.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *