Por que usar lingerie muito apertada faz mal para saúde?

Comprar calcinhas e sutiãs pode parecer uma tarefa trivial para algumas mulheres, mas saber escolher peças íntimas adequadas ao corpo é importante para garantir a saúde íntima. Isso porque as peças, especialmente as de baixo, podem causar incômodos, problemas circulatórios e até doenças.

Calcinhas apertadas ou confeccionadas em tecidos de baixa respirabilidade são inimigas da saúde íntima feminina. Por isso, o uso de lingerie confortável tem sido cada vez mais recomendado por ginecologistas e outros profissionais da área.

Ainda não se convenceu dos malefícios da lingerie apertada? Confira alguns dos problemas causados pelas peças e saiba como escolher a calcinha ideal para diferentes ocasiões.

Falta de ventilação

O primeiro problema relacionado ao uso de lingeries apertadas é a falta de ventilação. Peças justas são contra indicadas de modo geral, tanto na escolha de calcinhas quanto de sutiãs.

A região da vulva é naturalmente quente e úmida, por isso, é importante que as peças permitam a respiração do local. Peças justas, mesmo quando confeccionadas em tecidos naturais, fazem com que a região fique abafada, o que pode levar à proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, ao aparecimento de doenças íntimas.

O busto também deve ser ventilado. Por estarem próximos às axilas, um dos locais de maior transpiração do corpo humano, os seios devem ser protegidos por sutiãs que não apertem a região das costas e abaixo do busto. Caso contrário, pode haver o aparecimento de alergias, marcas e irritações na pele.

Incômodos na região íntima

Além de impedirem a transpiração do local, calcinhas muito justas podem irritar a região anal e da vulva. A pele em ambos os locais é mais sensível, devido à quantidade de terminações nervosas, e peças muito apertadas podem deixar a região dolorida, sensível ou até mesmo machucada.

Deformações e marcas na pele

Quando usados com frequência, calcinhas e sutiãs apertados criam vincos na pele. Junto ao atrito das movimentações, esses vergões podem criar manchas escuras na pele. Ainda, nos locais onde o elástico aperta o tecido cutâneo com mais força podem surgir deformações e marcas permanentes.

Circulação sanguínea

Tudo que aperta nossa pele com muita força pode dificultar a circulação sanguínea. É o caso de sapatos de numeração menor, meias, calças e, claro, peças íntimas. Sutiãs muito justos, por exemplo, podem atrapalhar a circulação sanguínea para os seios e até para a região dos ombros quando as alças estão apertadas.

Calcinhas justas, por sua vez, dificultam o retorno venoso, podendo deixar os vasos sanguíneos da região mais escuros, aumentar a celulite e favorecer o aparecimento de varizes. Ainda, o uso frequente de peças apertadas também faz com que a gordura do local se acumule nos mesmos pontos, dificultando processos como a drenagem linfática.

Pelos encravados

Para as mulheres adeptas da depilação íntima, o uso de calcinhas apertadas traz mais um prejuízo: o surgimento de pelos encravados. A lingerie apertada dificulta o crescimento dos fios, devido também à pouca circulação sanguínea no local, e faz com que muitos deles encravem.

Com isso, a região íntima não só fica marcada e machucada, com bolinhas e pontos mais escuros, mas também mais propensa à proliferação de doenças bacterianas e fúngicas. Com as pequenas aberturas dos pelos encravados, aumentam as chances de inflamação e irritação causadas por microorganismos diversos.

Como escolher o tamanho ideal de lingerie?

De forma geral, a numeração de calcinhas é feita de forma equivalente à das calças e outras peças de baixo: de 38 a 58. A classificação costuma ser:

  • 36/38: P
  • 40/42: M
  • 44/46: G
  • 48/50: GG
  • 52/54: EG
  • 56/58: XG

A numeração de sutiãs costuma ir de 36 a 46, subindo de dois em dois: 36 equivale a PP; 38 e 40 indicam P; 42 equivale a M; 44 significa G; e 46, por fim, indica peças GG. Além dessa classificação, as marcas costumam indicar também o tamanho em centímetros para o busto e o tórax, o que pode ajudar na escolha caso haja dúvida entre duas numerações.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *