Positividade tóxica: o otimismo tem limites?

Você já trabalhou ou trabalha com um colega que é demasiadamente positivo e que, constantemente, se utiliza de expressões como “olhe pelo lado positivo”, “tudo acontece por uma razão”, “poderia ser pior”?

Ainda que a positividade seja algo positivo e necessário, assim como tudo na vida, tudo tem os seus limites. E a positividade quando em excesso, sobretudo pensando no ambiente de trabalho, pode ter um efeito contrário ao esperado e tornar-se algo tóxico e prejudicial.

Parece contraditório, mas a positividade pode ser algo negativo e prejudicial à saúde física e mental de um indivíduo, já que suprimir emoções negativas ou rejeitar situações ruins não é saudável para o equilíbrio psicológico. 

Na cultura empresarial, a positividade em excesso tende a diminuir a confiança e afetar o engajamento e a produtividade no trabalho

Este é um assunto novo e até mesmo chocante para você? Não sabe como deve trabalhar a sua positividade no ambiente de trabalho de modo que ela seja verdadeiramente positiva? 

Fique tranquilo! Neste conteúdo desenvolvido pelos profissionais do IBND – Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento conversaremos mais sobre a positividade tóxica, em que situações ela se encontra e como trabalhar o seu otimismo na medida certa. 

Mas, afinal, o que é a positividade tóxica?

Em um resumo simples, a positividade tóxica é a crença de que não importa o quão terrível ou difícil seja uma situação, as pessoas devem manter uma mentalidade positiva.

Embora saibamos que ter uma visão positiva da vida é bom para o bem-estar mental, devemos entender e aceitar que nem sempre a vida e os acontecimentos dela serão positivos. 

Afinal, todos lidamos com emoções e situações ruins que precisam ser sentidas e tratadas de forma honesta e não minimizada a ponto de rejeitar as emoções ruins ou negar qualquer situação que não tenha sido agradável. 

Onde ela se encontra no dia a dia?

Existem diversos exemplos possíveis desse tipo de comportamento no nosso dia a dia, veja alguns deles:

  • “Consolar” alguém usando frases como “veja pelo lado positivo”, “poderia ser pior”;
  • Ouvir uma reclamação e dizer “vai dar tudo certo”, para encerrar a questão;
  • Reclamar quando alguém toca em um assunto triste ou difícil;
  • Dizer que é preciso “parar de reclamar”, “pensar positivo” e “ser grato” para alcançar os mais diferentes objetivos;
  • Justificar a infelicidade ou a falha de alguém por seu negativismo;
  • Defender que as pessoas deveriam aproveitar para serem produtivas também durante períodos difíceis, como foi o caso do isolamento pela pandemia. 

Aprenda a evitar a positividade tóxica em suas atitudes

Se você quer evitar a positividade tóxica, sobretudo no ambiente de trabalho, considere as orientações a seguir:

Ao invés de ignorar, valide

Sentimentos e situações desconfortáveis não devem ser ignorados, muito pelo contrário. É essencial termos consciência das dificuldades para aprender com elas e, dessa maneira, estimular a resiliência e a criatividade para solucionar problemas. 

Quando, por exemplo, uma pessoa perde o emprego por um erro cometido, ela pode enxergar a situação como uma oportunidade para mudar de carreira, mas também não deve negar o lado negativo e, dessa forma, aprender com ele para não acontecer mais. 

Pratique uma escuta ativa

Quando um colega de trabalho começar a falar sobre seus sentimentos e reclamar de uma determinada situação, apenas deixe-o desabafar e escute-o atentamente, sem julgamentos ou usar de frases clichês de positividade.

Tome cuidado com as suas palavras 

Existem algumas frases mais conscientes que substituem os clichês da positividade tóxica. Tais como:

  • “Seus sentimentos são plausíveis. Tem algo que eu possa fazer para ajudá-lo?”
  • “É normal de sentir cansaço. Escute os sinais do seu corpo”.
  • “Eu sei que as coisas nem sempre são fáceis. Lamento que esteja passando por isso”. 

Coaching X Positividade tóxica

Ainda que envolto em muitos preconceitos, o coaching não é uma espécie de positividade tóxica, visto que se trata de uma metodologia que vem sendo aprimorada a quase 100 anos e tem como objetivo o desenvolvimento humano, seja no âmbito profissional, de relacionamento, finanças, etc. 

Essa metodologia foi construída através da junção de diversas ciências como a administração, a programação neurolinguística, a psicologia, a antropologia, entre outras.

Apesar de usar muito da positividade, o coaching utiliza de ferramentas para promover o autoconhecimento, a autoconfiança, o foco e outras questões que podem ser interessantes ao cliente. 

Curtiu esse conteúdo? Então não deixe de conhecer o curso de coaching do IBND. Uma formação para que você desenvolva habilidades de gerenciamento e influência positiva.