Por estarem localizadas no rosto, as olheiras estão entre as principais queixas dos pacientes que procuram os consultórios dermatológicos. Na maioria das vezes, os pacientes já testaram diversos procedimentos e não conseguiram resultados satisfatório. A boa notícia é que o preenchimento de olheiras é um procedimento de baixo risco e que está atingindo um alto grau de satisfação.
Mas como funciona este procedimento? Qual a sua finalidade e quais as vantagens que ele oferece? Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o processo de preenchimento, assim como os benefícios que ele pode trazer para os pacientes que optam por ele.
O que é o preenchimento de olheiras?
O preenchimento de olheiras é uma técnica utilizada por dermatologistas com o objetivo de eliminar o suavizar as marcas e bolsas que se formam ao redor do olho. Basicamente, o profissional aplica um gel de ácido hialurônico no local, método mais utilizado, fazendo o preenchimento e devolvendo a hidratação da região.
O gel de ácido hialurônico irá penetrar nas camadas mais profundas da pele, causando uma reação que promove a melhora da textura, suavizando ou eliminando a olheira. De modo geral, o procedimento é indicado para homens e mulheres que apresentam olheiras profundas, causadas pelo cansaço e para as “falsas”, que são aquelas que têm uma cor próxima do castanho.
Em todos os casos, o ácido atuará na reparação da textura e no rejuvenescimento da pele da região aplicada. O tempo de aplicação é de aproximadamente 20 minutos e os resultados já começam a aparecer logo após o procedimento.
Para que serve o preenchimento de olheiras?
O tratamento serve para que o paciente consiga se livrar dessas marcas indesejadas e possa restaurar a sua autoestima. Saiba que muitas mulheres acabam ficando refém de maquiagens para que as olheiras não fiquem expostas. O procedimento, quando realizado por uma clínica especializada, é restaurador e as pacientes não precisarão ficar dependentes de produtos que promovem a eliminação temporária do problema.
É bom ressaltar que a genética tem influência direta no aparecimento de olheiras. Muitas pessoas apresentam uma alta vascularização na região que faz com que o local fique ainda mais escuro. Para esses casos, o tratamento com ácido hialurônico é bastante eficaz, pois ele consegue minimizar o problema mesmo que ele tenha um componente genético.
Como é o processo de preenchimento?
Por ser um processo considerado simples, é possível que tudo seja feito no consultório, sem a necessidade de internações ou algum cuidado médico rigoroso e especial. Porém, é importante que os pacientes sigam as orientações médicas para que o resultado seja satisfatório.
Em primeiro lugar, o profissional fará a higienização do local. Feito isso, é aplicada uma anestesia na região para diminuir as possíveis dores que podem ser sentidas durante a aplicação. Com o rosto limpo e anestesiado, o médico injetará o ácido hialurônico com uma seringa que apresenta uma agulha bem fina.
Vale lembrar que a quantidade de ácido será definida pelo profissional e ela pode variar de acordo com cada caso. O local de aplicação é no sulco nasojugal, ou seja, entre as pálpebras inferiores e a maçã do rosto.
Quando realizar o preenchimento de olheiras?
O procedimento é indicado a partir do momento que o paciente percebe que a olheira está trazendo incômodos estéticos e atrapalhando a vida pessoal. Muitas pessoas acabam evitando o convívio social por não se sentirem seguras, pois, em alguns casos, a olheira é extrema e pode atrair olhares que danificam a autoestima.
Em todo caso, os médicos acabam solicitando e indicando o tratamento para quem tem olheiras mais profundas e aparentes, mas nada impede que pessoas com que apresentem o problema de forma sutil também o façam.
O processo é bastante simples, como falado, e por isso é indicado para todas as pessoas. Mas é sempre importante que o médico avalie o caso e caso haja necessidade, alguns exames prévios podem ser solicitados para eliminar qualquer chance de complicações.
Quais as principais vantagens?
Os benefícios são múltiplos e as pacientes só tendem a ganhar com o preenchimento de olheiras. Abaixo estão os principais pontos positivos relatados por aqueles que já fizeram o procedimento:
Percebe-se que os pacientes terão benefícios que vão desde a melhora estética até a restauração da vida social. Por isso, o tratamento é indicado para todas as idades.
É possível que haja complicações após o procedimento?
Assim como todo procedimento médico, o preenchimento de olheiras também pode causar algumas pequenas complicações. Entre elas, pode-se citar o inchaço da região, vermelhidão e até inflamação. Os riscos desses problemas aparecerem são baixos e se o processo for feito por um profissional especializado, eles passam a ser quase inexistentes.
É possível também que o procedimento necessite de repetições, mas cada caso é um caso e quem determinará a possibilidade de novas aplicações é o médico. Porém, caso seja necessário, saiba que tudo será feito seguindo todas as exigências de segurança.
O recomendado, como já falado algumas vezes, é que os interessados procurem clínicas que apresentem profissionais qualificados e com um histórico de resultados favoráveis. Antes de aceitar realizar o tratamento, faça uma pesquisa e verifique relatos de outros pacientes que fizeram o procedimento no local escolhido. Não se deve esquecer também de seguir todas as recomendações médicas após a aplicação.
Por mais que o foco tenha sido a utilização do ácido hialurônico, saiba que existem outros tipos de preenchimentos que também são eficazes. No geral, o preenchimento é simples, rápido, indolor e apresenta uma recuperação bem rápida.