Primeiros socorros em tempos de distanciamento, oque fazer?

O conhecimento de primeiros socorros é muito importante nesse momento de isolamento social devido a quantidade de contaminados. 

Por isso o governo estabeleceu medidas para controlar a multiplicação de enfermos.

Certamente muitas situações de socorros não precisam de atendimento médico, sendo assim podem ser realizadas em casa com medidas simples e adequadas.

Porém a falta de primeiros socorros podem levar algumas pessoas a risco de vida. 

Situação que poderia ajudar os 40% que faleceram de morte súbita por falta de primeiro atendimento.

Mas tudo isso pode ser resolvido com cursos online, para que assim você possa ter um bom conhecimento.

Primeiros socorros em tempos de distanciamento, o que fazer?

O distanciamento social se tornou um barreira para muita coisa, mas na situação de atender uma pessoa em estado de emergência  não é o caso, afinal, pode haver risco de morte.

Então é importante que as medidas aconteçam já em primeiro momento no local do ocorrido, mesmo que não seja um profissional da área de socorro, você pode tomar medidas que poderão evitar complicações até o atendimento.

Dessa forma você verá algumas maneiras de lidar com as pessoas oferecendo primeiros socorros.

Trauma na cabeça

Esse tipo de trauma acontece muito com crianças, devido a elas brincarem muito, subirem diversas vezes em locais altos e etc. 

Quando uma pessoa sofre algum trauma na cabeça, deve ser analisada como ela está no momento.

Logo depois deve haver um acompanhamento para notar como será a reação ao trauma durante 72h, no caso de criança é importante que ela seja bem observada durante todo esse tempo.

Nesse período pode ser apresentado algumas situações de vômito, sonolências, vertigens, que podem durar em um pouco espaço de tempo, então existe a chance de algum agravamento, caso esses sintomas persistam por mais tempo.

Então será necessário levar a criança ao médico ou qualquer outra pessoa que não pode ir sozinha, só assim poderá passar por exame apurado para descobrir o motivo de estar acontecendo.

Queimaduras e Ferimentos

Esse caso é muito comum, como estamos lidando com fogo diariamente, umas queimaduras podem acontecer caso haja algum acidente.

As ações são as seguintes: se a pessoa sofreu alguma queimadura de grau leve então as medidas de socorro podem ser tomadas em casa sem precisar ir ao médico.

Isso pode ser feito jogando água no local por um bom tempo para aliviar um pouco da dor, logo em seguida você pode envolver o braço numa gaze ou pano que esteja limpo.

Mas não use algodão para não ficar grudado no ferimento, depois disso mantenha os braços numa posição mais alta que o resto do corpo.

Não utilize métodos caseiros que poderão agravar o problema ou simplesmente não resolver nada. Mas use algo que algum especialista recomendou.

Se a gravidade envolve queimaduras de 3º Grau, então deve ser levado ao Hospital.

Fratura, luxação e entorse

As fraturas são algo que pode acontecer a qualquer momento numa brincadeira qualquer, em um jogo de bola, quedas de bicicletas e outras mais. 

Elas dificilmente podem ser resolvidas somente em casa.

Então as medidas que podem ser tomadas são as de imobilização, usar uma atadura dependendo do caso. Isso ajudará a amenizar a dor até a chegada no hospital.

No caso das entorses pode ser usado gelo para diminuir mais a dor e o inchaço. 

Mas não utilize compressas quentes de jeito nenhum para que não aconteça algum agravamento da situação. Se os sintomas continuarem é importante que vá a um hospital.

Engasgo

Existem dois procedimentos importantes nesse caso, um deles é com relação a adultos e o outro tem haver com as crianças.

No caso do adulto deve usar o método mais conhecido e eficaz contra asfixia que é a Manobra de Heimlich.

Veja como deve ser o procedimento:

  • Vá para trás da pessoa, coloque os seus braços em torno da cintura da pessoa com um dos punhos estando fechados, segure o punho com a outra mão na região do umbigo.
  • Agora com os membros superiores bem para trás, puxe para dentro e ao mesmo tempo para cima com uma boa compressão. Repita até a pessoa soltar o que provocou o engasgamento.

No  caso de uma criança o processo é diferente, para os que têm menos de um ano ou mais que isso.

  • Coloque o bebe de bruços sobre o seu antebraço ou alguma outra parte do corpo
  • Com o bebê com a cabeça mais baixa que o corpo e em seu braço, de uns tapinhas nas costas perto do ombro,mas mantendo ela com a boca aberta com a mesma mão que a segura.
  • Logo depois vire o bebê de frente para você e faça uma compressão com os dedos médios no peito dele. Faça isso até ele desengasgar.
  • Para crianças acima de um ano use a Manobra de Heimlich.

Ferimentos

Nesse caso deve saber o que causou o ferimento, se foi mordida de cachorro, ou algum corte com objeto. Independente do caso, o local deve ser limpo com água corrente e sabão. Se for uma criança coloque ela em algum lugar e busque tranquilizá-la.

Logo depois pode usar uma compressa  gelada no local mas sem o uso de gelo diretamente na pele.

Existem muitos outros tipos de ferimentos e eles devem ser tratados mais ou menos da mesma maneira, utilizando água e sabão. 

Além disso, você pode usar algumas medidas anti sépticas para evitar alguma infecção no local.

Pode ser colocada gaze ou band aid no lugar do ferimento, porque assim evitará invasão de algum microorganismo que pode deixar a situação com agravamento. 

Sendo assim, não é bom que a pele esteja exposta.

Se os ferimentos forem muito piores, como algum prego ou objeto que perfurou ou até rasgou a o local, então é importante que seja buscado um hospital para um maior atendimento.

Últimas considerações

Os primeiros socorros são muito importantes, por isso muitas pessoas perdem a vida por falta de atendimento devido. 

Nessa pandemia é necessário mais ainda saber lidar com essas situações, que podem inclusive ser aprendidas em um curso de primeiros socorros.

Cada um desses passos são alguns dentre muitos casos. Se eles ocorrerem no momento em que você estiver presente, poderá salvar vidas.

Então busque aprender mais sobre os primeiros socorros, e se tiver vontade invista na profissão.

No mais é isso, qualquer dúvida sobre o assunto estou à disposição, ok?

Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *